Um treino novo é uma ótima maneira de animar uma velha rotina

15 de dezembro de 2019
Com que frequência você faz alterações no seu treino? Conheça as razões pelas quais às vezes é aconselhável experimentar treinos novos.

Qualquer que seja a modalidade esportiva praticada, é sempre recomendável variar os exercícios e os treinos para evitar a estagnação. Por isso, neste artigo, queremos explicar a importância de experimentar um treino novo.

Assim, você não só vai alcançar melhores resultados, como também terá a motivação necessária para continuar evoluindo!

Para maximizar os benefícios associados à atividade física, é necessário variar os treinos, uma vez que o corpo se adapta ao estresse gerado pelo esforço repetido.

Portanto, conforme você se acostuma, o exercício se torna cada vez menos difícil. Dessa forma, ele também se torna menos eficaz. Lembre-se sempre de que músculos bem treinados vão se adaptar mais rapidamente a qualquer tipo de esforço ou exercício.

Se você sente que os seus resultados estão estagnados, talvez seja a hora de mudar o seu treino para ativar os seus músculos novamente. Por exemplo, você pode alterar o volume do seu treino, a duração, a intensidade, os períodos de descanso, o tipo de exercício ou o número de séries ou repetições.

É sempre recomendável dar prioridade aos músculos que você tem mais dificuldade de desenvolver. Além disso, você não deve cometer o erro de trocar os programas de treinamento rápido demais se eles estiverem de acordo com o seu nível de condicionamento físico.

Tanto se você treina em casa quanto na academia, a ideia é modificar um parâmetro para que os músculos sejam exigidos de uma maneira diferente. A seguir, vamos mostrar as vantagens de experimentar um treino novo.

Experimentar um treino novo

Incentivar a motivação e a evolução

A vida é rotineira, mas às vezes é necessário movimentar as coisas para progredir. Em geral, é aconselhável modificar o treino esportivo se você quiser evoluir constantemente.

Apesar desse conselho, muitas pessoas permanecem com o mesmo treino durante vários meses, com o mesmo ritmo e as mesmas cargas de trabalho. Isso geralmente tem como resultado uma estagnação no plano físico e, por consequência, a perda da motivação.

No entanto, existem infinitos exercícios e múltiplas possibilidades para trabalhar o mesmo músculo. Você não deve seguir sempre o mesmo treino, porque, como dissemos, o corpo se acostuma muito rapidamente.

Isso não significa que você deva mudar de treino diariamente, mas sim incluir alguns exercícios que permitam que a sua motivação se mantenha intacta, bem como o seu progresso em direção ao seu objetivo.

Seguir um treino que exercite todos os grupos musculares é a melhor maneira de se exercitar. Da mesma forma, a perseverança é outra chave para o crescimento muscular ou para o emagrecimento.

Qualquer que seja seu objetivo, você deve incluir algumas alterações, tais como cargas, tempo de descanso, número de séries ou exercícios. Essa é a única maneira de progredir, aprender e alcançar os resultados buscados por todos os atletas.

Experimentar um treino novo ajuda a progredir

Nas academias, talvez você possa ver atletas que sempre fazem os mesmos exercícios. No entanto, quebrar a rotina esportiva é a melhor maneira de progredir, aprender e alcançar resultados. Você tem a opção de integrar e eliminar determinados exercícios do seu treino para obter novos resultados e melhores sensações.

Experimentar um treino novo é uma ótima maneira de animar uma velha rotina

Quando você mudar completamente para um treino novo, certifique-se de saber como fazê-lo corretamente ou então busque uma assessoria. O conselho de um profissional vai permitir que você aprenda novos exercícios, que por sua vez vão se traduzir em progresso, experiência e resultados.

Antes de terminar, devemos enfatizar que mudar o treino vai permitir que você trabalhe outros músculos ou desenvolva outras qualidades. Outra sábia sugestão para modificar um pouco o treino e sair da estagnação é não se limitar a um único esporte.

Se os resultados esperados não aparecerem, há outro parâmetro que também deve ser verificado: nada menos do que a alimentação. Comer de tudo e se alimentar de forma saudável vai ajudar a atingir os seus objetivos mais rapidamente.

Como você pode ver, experimentar um treino novo é uma ótima maneira de nos aproximarmos dos objetivos que estamos perseguindo. Além disso, também é algo útil para não ficarmos entediados, um inconveniente comum para quem não é exatamente um amante do exercício físico.

  • Fallis, A. . (2013). Entrenamiento Total. Journal of Chemical Information and Modeling (Vol. 53, pp. 1689–1699). https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
  • Cristina Olivos, O., Ada Cuevas, M., Verónica Álvarez, V., & Carlos Jorquera, A. (2015). Nutrición Para el Entrenamiento y la Competición. Revista Médica Clínica Las Condes, 23(3), 253–261. https://doi.org/10.1016/s0716-8640(12)70308-5
  • Cuadrado, G., De Benito, A. M., Sedano, S., Izquierdo, J. M., Redondo, J. C., & Granado, J. C. (2009). Entrenamiento de la fuerza. European Journal of Human Movement, 22, 47–64. Retrieved from http://books.google.com/books?id=gfwLEJAaD_wC&pgis=1