Conheça 7 esportes olímpicos coletivos
Quando falamos de esportes olímpicos coletivos, estamos nos referindo àqueles nos quais participam pelo menos três atletas de cada lado durante todo o curso da competição. Vamos falar sobre eles no artigo a seguir.
Quais esportes olímpicos coletivos existem?
A seguir, vamos nos aprofundar sobre os esportes olímpicos coletivos. Muitos deles, como o basquete ou o futebol, por exemplo, são ainda mais populares fora das competições que ocorrem a cada quatro anos:
1. Basquete
O basquetebol ou simplesmente basquete é um esporte no qual duas equipes de cinco jogadores se enfrentam com o objetivo de marcar pontos inserindo uma bola em uma cesta – daí o seu nome.
É um esporte olímpico desde a edição de 1936, embora tenha sido criado em 1891 nos Estados Unidos e tenha sido esporte de exibição nos Jogos de Amsterdã em 1928.
2. Handebol
Trata-se de um esporte no qual duas equipes de sete jogadores cada se enfrentam. Assim como o próprio nome indica, a bola é jogada com as mãos com o objetivo de introduzi-la no gol oposto para marcar gols.
Embora o handebol tenha surgido em Berlim em 1936, ele se tornou oficial em Munique 1972 para os homens e em Montreal 1976 para mulheres.
3. Futebol
É o esporte mais popular do mundo, embora nos Jogos Olímpicos ele geralmente não seja o de maior destaque. O futebol é jogado com duas equipes de 11 jogadores cada – 10 de campo e um goleiro – em um campo retangular de 100 metros de comprimento.
A bola pode ser jogada com os pés ou com a cabeça, mas o uso das mãos não é permitido. Quanto à sua história olímpica, o futebol estreou nas primeiras edições. Enquanto isso, o futebol feminino chegou aos jogos em Atlanta 1996.
4. Hóquei sobre a grama
Esse esporte, muito conhecido internacionalmente, consiste em duas equipes de 11 jogadores cada – 10 de campo e um goleiro – e o jogo tem como objetivo introduzir a bola no gol adversário. Tacos ou sticks são usados para mover a bola através do campo, e todos os jogadores usam protetores bucais.
Além disso, o goleiro usa uma roupa especial que protege o corpo todo. O hóquei sobre a grama moderno é de origem inglesa e foi adicionado à grade dos Jogos Olímpicos em 1908 para os homens e em 1980 para as mulheres.
5. Nado sincronizado
O nado sincronizado ou natação artística é uma modalidade que também combina ginástica e dança. Os nadadores devem fazer movimentos elaborados ao ritmo da música, tanto dentro quanto fora da água.
Embora exista nado sincronizado individual, a maioria das competições é para equipes de 8 a 10 participantes. É um esporte olímpico desde 1984, apenas para mulheres.
6. Vôlei
O voleibol é outro esporte olímpico coletivo que vale a pena destacar. É jogado com duas equipes de seis jogadores cada, em uma quadra retangular, separada no centro através de uma rede de 2,43 metros para homens e 2,24 para mulheres.
O objetivo é passar a bola para o outro lado da rede após um máximo de três toques entre os jogadores do mesmo time. Embora o voleibol tenha marcado presença nas Olimpíadas de Paris de 1924 como esporte de exibição, ele teve que esperar 40 anos para ser oficializado – a partir de Tóquio 1964.
7. Polo aquático
O último dos esportes olímpicos coletivos da lista é praticado em uma piscina na qual se enfrentam duas equipes de sete jogadores cada – seis de campo e um goleiro. A bola é jogada com as mãos e o objetivo é marcar gols no gol oposto.
Os jogadores não podem pisar no fundo da piscina, de tal forma que eles devem permanecer flutuando durante o jogo inteiro. Cada partida de polo aquático consiste em quatro períodos de sete minutos efetivos cada.
Por fim, podemos destacar algumas provas nas quais participam equipes, tais como a corrida de revezamento no atletismo ou a natação 4×100. Dentro do remo também se destacam algumas modalidades que são praticadas em equipe.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Grant, M. E., Steffen, K., Glasgow, P., Phillips, N., Booth, L., & Galligan, M. (2014). The role of sports physiotherapy at the London 2012 Olympic Games. British Journal of Sports Medicine. https://doi.org/10.1136/bjsports-2013-093169
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.