Conheça os benefícios dos esportes coletivos

23 de maio de 2019
Os esportes coletivos são muito populares entre os jovens e adultos, por isso é essencial saber quais são os seus benefícios.

Os esportes coletivos podem contribuir muito para as nossas vidas, tanto em termos de forma física quanto de interação humana. No entanto, a ideia de praticar esportes coletivos é descartada por muitas pessoas. Por isso, neste artigo, vamos rever os benefícios dos esportes coletivos. Descubra-os a seguir!

Há uma grande variedade de esportes coletivos disponíveis, por isso sempre é aconselhável experimentar alguns para encontrar qual é o mais conveniente para você. Esta é uma maneira divertida de se exercitar em grupo, ao invés de fazer isso sozinho. Entre os mais populares, destacam-se o futebol, o basquete ou o handebol.

Para os mais jovens, os esportes coletivos não só promovem o respeito e o trabalho em equipe, como também são excelentes para melhorar a confiança, fazer amizades e melhorar o desempenho acadêmico.

Além dessas virtudes, os outros benefícios das atividades coletivas são consideráveis e devem fazer com que você se sinta mais forte tanto fisicamente quanto mentalmente. Em suma, eles fornecem recursos para lidar com a vida fora de campo também.

Os esportes coletivos levam todos os benefícios do exercício físico a outro nível. Estes são apenas alguns dos muitos benefícios que eles proporcionam!

Quais são os benefícios dos esportes coletivos?

1. Desconexão

A atividade esportiva é um dos passatempos favoritos para muitas pessoas ao redor do mundo, principalmente porque ela proporciona prazer e também relaxa a mente. A atividade física estimula a produção de certas substâncias químicas no cérebro que ajudam as pessoas a se sentirem mais felizes e relaxadas.

Estar fisicamente ativo fazendo esportes nos proporciona uma distração dos estressores diários e dos padrões de pensamento negativos. Ao mesmo tempo, o exercício reduz os níveis de cortisol e adrenalina no corpo e também estimula a produção de endorfinas para que você se sinta mais feliz e menos ansioso.

Quais são os benefícios dos esportes coletivos

2. Motivação

Muitas pessoas têm dificuldade para treinar, muitas vezes devido à falta de tempo ou de motivação. Com os esportes coletivos, há muitas outras pessoas para te motivar a treinar, praticar e jogar. Assim, é mais fácil permanecer fiel ao treinamento porque os seus colegas de equipe dependem diretamente de você.

3. Habilidades de comunicação

O trabalho em equipe pode ajudar a desenvolver melhores habilidades de comunicação; ele também ensina a trabalhar em conjunto com os outros. Cada integrante deve avançar na mesma direção para concluir o projeto com sucesso.

As vantagens adicionais do trabalho em equipe incluem, entre outras coisas, aprender a lidar com conflitos e também se expor à troca de ideias dentro de um grupo.

Uma das melhores qualidades dos esportes coletivos é que eles promovem o convívio social. Relacionamentos são formados através desses esportes como em nenhum outro lugar. Esta pode ser uma parte fundamental do desenvolvimento de um atleta, que terá efeitos duradouros e positivos.

4. Exercícios de forma regular

Quando as pessoas participam de esportes coletivos, elas podem nem perceber o bom hábito que adquiriram e como isso é saudável é para o corpo. A maioria destas modalidades permite estimular a resistência cardiovascular de tal forma que o coração se torna mais saudável.

Por outro lado, muitos dos esportes coletivos também envolvem a atividade de grande parte dos músculos do corpo. Isso fortalece e promove a boa saúde.

Efetivamente, você não só obtém um bom exercício cardiovascular, como também tanto o treinamento quanto o jogo competitivo podem promover o crescimento muscular. Em geral, você se sentirá mais em forma graças aos esportes coletivos.

O exercício diário é fantástico

5. Variedade de esportes coletivos disponíveis

Um dos maiores benefícios dos esportes coletivos é que eles são muito versáteis em termos das diversas opções oferecidas. Uma vez que cada atleta é único e que nem todos têm os mesmos interesses, os esportes coletivos são excelentes devido à grande variedade existente.

Você pode preferir jogar futebol, ou então você pode gostar mais de basquete ou nado sincronizado. Seja qual for o seu esporte coletivo favorito, a monotonia nunca será um problema!

Antes de terminar, é necessário lembrar que o exercício diário é fantástico e também é uma das melhores maneiras de se manter em forma. Como já comentamos anteriormente, os esportes coletivos são excelentes para isso. Então, vá em frente e se junte à modalidade que você mais gosta!

  • Alarcón, F., Cárdenas, D., Miranda, M. T., Ureña, N., & Piñar, M. I. (2010). La metodología de enseñanza en los deportes de equipo. Revista de Investigación En Educación, (7), 91–103. Retrieved from http://webs.uvigo.es/reined/
  • Barbero Álvarez, J. C. (2007). Monitorización del entrenamiento en deportes de equipo. Revista Digital Www.Efdeportes.Com, 2010(Noviembre), 4–6.