As melhores estações de esqui do mundo
Você gosta de esquiar ou gostaria de aprender? Então, você pode aproveitar o início da temporada de inverno no Hemisfério Norte para descobrir qualquer uma das melhores estações de esqui. E também falaremos sobre algumas do Hemisfério Sul!
Quais são as melhores estações de esqui do mundo?
Localizadas principalmente no Hemisfério Norte, todas elas competem pelo posto de ‘a melhor estação de esqui do mundo’. A seguir, vamos mostrar quais são elas.
1. Aspen Snowmass, Estados Unidos
Sem dúvida, é uma das mais conhecidas do mundo e também uma das melhores. A pista de Aspen está localizada no Parque Nacional das Montanhas Rochosas, no Colorado.
Conta com quatro estações de entrada única. As mais famosas são Aspen Mountain (76 pistas, nenhuma para iniciantes) e Aspen Highlands (com até 48% de inclinação).
A localização desta estação é maravilhosa, sendo cercada por álamos, uma vila vitoriana e hotéis de luxo com spas incluídos.
2. Val-d’isère, França
Está localizada nos belos Alpes, a 30 quilômetros da cidade de Maurice (para chegar lá, podemos pegar um trem). Val-d’isère, juntamente com Tignes, forma o que se conhece como a área de esqui mais bonita do mundo.
Picos de 4.000 metros, pistas simples para amadores, percursos fora da pista para profissionais e a pista de Belleverde com a sua descida mítica – você recebe um diploma após a sua conclusão – são apenas algumas das coisas que esperam por você aqui.
3. Chamonix, França
A capital europeia do alpinismo, ‘Cham’, para os visitantes regulares, tem pistas para todos os níveis nas proximidades do famoso Mont Blanc. Recomenda-se também o acompanhamento de um guia especializado, tanto nas pistas vermelhas quanto nas pretas, incluindo a complicada descida do Vallée Blanche, com 22 quilômetros de rota glaciar.
Uma boa ideia se formos a Chamonix – imagem principal do artigo – é adquirir o passe Unlimite para poder esquiar do outro lado do Mont Blanc, nas estações dos Alpes italianos ou suíços.
4. Mont Tremblant, Canadá
Está localizado na região de Quebec, mais precisamente nas montanhas Laurentian, a poucas horas de carro de Montreal. Possui 95 pistas de todos os níveis, em uma área de 600 hectares. Além de esquiar, também é possível praticar snowboard.
O ambiente de Mont Tremblant é cercado por florestas, trilhas, lagos… perfeito para um passeio de trenó puxado por cachorros ou para um café na cidade mais próxima.
5. Niseko, Japão
É uma das estações de esqui preferidas dos especialistas. Nas suas pistas de neve em pó com 15 metros de espessura, podemos desfrutar do belo pôr do sol rosado. As pistas com mais de 50 quilômetros de extensão são Hirafu, Annupuri, Moiwa, Higashiyama, Hanazono e Weiss.
Muito perto de Niseko, também podemos fazer parte de um espetáculo natural único: o das águas termais de Jigokudani, onde vivem enormes famílias de macacos de rosto rosado.
6. Sierra Nevada, Espanha
Granada é a capital do esqui espanhol, mais precisamente na sua famosa Sierra Nevada. As 79 pistas estão dentro de um parque nacional, entre as quais se destacam El Águila, Borreguiles e Laguna de las Yeguas.
O ambiente da serra é impressionante, com a sua montanha El Mulhacén que tem 3.481 metros de altura, ou o hotel mais alto da Europa, com acesso às pistas… e teleférico na porta!
7. Cerro Catedral, Argentina
É hora de falar sobre as estações de esqui do Hemisfério Sul que, embora não sejam muitas, oferecem excelentes pistas. O Cerro Catedral está localizado a 19 quilômetros da cidade de Bariloche, no coração da Patagônia, e possui 600 quilômetros esquiáveis, entre florestas e encostas.
O melhor de tudo é que esta estação abre exatamente quando as do Hemisfério Norte fecham… Ideal para esquiar o ano inteiro!
8. El Colorado, Chile
E se você quiser continuar a esquiar no hemisfério sul, recomendamos que você visite esta estação chilena, com 70 pistas, a apenas 39 quilômetros da capital do país, Santiago do Chile. É perfeita para esquiar em família.
Imagem: chileanski.com
Finalmente, outras estações de esqui que você não pode perder são: Baqueira-Beret (Espanha), Megéve (França), Zermatt (Suíça), Lech (Áustria), Alta Badia (Itália), Jackson Hole (Estados Unidos), Whistler Blackcomb (Canadá), Narvikfjellet (Noruega) e Levi (Finlândia).
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Torrelles O. 2019. 20 estaciones de Europa donde esquiar este mes de octubre. Lugares de nieve. https://www.lugaresdenieve.com/?q=es/noticia/veinte-estaciones-europa-donde-esquiar-este-mes-octubre
- As Acción. 2019. Ruka vuelve a ser la primera estación de esquí del hemisferio norte en abrir sus pistas. https://as.com/deportes_accion/2019/10/07/snow/1570440497_306849.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.