Conheça os maiores estádios da Espanha

1 de novembro de 2019
Os maiores estádios da Espanha têm capacidade superior a 50 mil espectadores e já receberam muitos jogos importantes da liga espanhola e de competições internacionais.

Com capacidade de mais de 50 mil espectadores e uma enorme história por trás de cada um, neste artigo mostraremos quais são os maiores estádios da Espanha e alguns fatos interessantes sobre eles.

Quais são os maiores estádios da Espanha?

Além dos famosos Camp Nou e Santiago Bernabéu, existem outros estádios espanhóis que merecem destaque devido à sua grande capacidade e dimensão. A seguir, listamos os estádios com as maiores capacidades:

1. Camp Nou

A casa do FC Barcelona — localizado no distrito de Les Corts, Ciudad Condalfoi inaugurado em setembro de 1957 e atualmente tem capacidade para 99.354 espectadores. É o maior da Europa e o terceiro do mundo.

Sua capacidade total mudou com o tempo: no início, permitia 90 mil torcedores, mas, para a Copa do Mundo da Espanha em 1982, esse número aumentou para 120 mil espectadores após a construção da terceira arquibancada. No entanto, a última reforma de 1994 reduziu a capacidade ao eliminar as localidades sem assentos.

2. Santiago Bernabéu

O estádio do Real Madrid é o segundo maior da Espanha, com capacidade para 81.044 espectadores. Localizado no Paseo de la Castellana, na capital do país, foi inaugurado em dezembro de 1947. Leva esse nome em homenagem a quem presidiu o clube por mais tempo: nada menos que 35 anos consecutivos.

No início, o Santiago Bernabéu tinha capacidade para 75.145 pessoas. Nos anos 50, foi ampliado para atingir uma capacidade de 125 mil espectadores. Tornou-se o segundo maior, atrás do Estádio de Wembley.

Quais são os maiores estádios da Espanha?

Na década de 90, uma nova reforma expandiu o número de torcedores. No entanto, devido à disposição da UEFA que exigia espectadores sentados, foi reduzido ao número de assentos mantidos atualmente.

3. Wanda Metropolitano

É um dos maiores estádios da Espanha e também um dos mais modernos, já que foi inaugurado em 1994. Desde 2008, é propriedade do Atlético de Madrid, e está localizado no bairro de Rosas.

Com uma arquibancada de três níveis que formam três anéis contínuos, o Wanda Metropolitano tem capacidade para 67.829 espectadores.

O estádio original, apelidado de ‘La Peineta’, era usado como cidade esportiva de Madri e só tinha capacidade para 20 mil pessoas. Após sua aquisição pelo ‘Aleti’, foram realizadas várias obras, incluindo a construção de arquibancadas onde se encontrava a pista de atletismo.

O estádio Wanda Metropolitano é um dos maiores estádios da Espanha e também um dos mais modernos

4. Benito Villamarín

Está localizado em Sevilha e é a casa do Real Betis Balompié. Foi inaugurado em 1929 e tem capacidade para 60.721 espectadores. Leva esse nome em homenagem a um industrial galego, que foi presidente do clube entre 1955 e 1965.

O estádio do Betis teve várias reformas importantes, como a de 1958, quando as arquibancadas norte e sul foram ampliadas — depois removidas. Antes do regulamento da UEFA que obrigava todos os estádios da Europa a oferecer assentos para os espectadores, o Benito Villamarín tinha capacidade para 47.500 pessoas.

O estádio Benito Villamarin está localizado em Sevilha e é a casa do Real Betis Balompié
Imagem: realbetisbalompie.es

5. Mestalla

É o estádio do Valência e está localizado na cidade de mesmo nome. Foi inaugurado em 1923 e deve seu nome ao canal de Mestalla, que passava ao longo da arquibancada sul.

Atualmente, tem capacidade para 55 mil espectadores, mas no início abrigava apenas 17 mil em dez arquibancadas de madeira, cinco fileiras de assentos e cinco áreas preferenciais.

As primeiras reformas aumentaram a capacidade para 25.000, mas a mais importante foi em 1957, quando o estádio passou a ter 45.500 assentos.

Mestalla é o estádio do Valência e está localizado na cidade de mesmo nome

6. San Mamés

O último da lista dos maiores estádios da Espanha tem capacidade para 53.289 pessoas e é bastante moderno, já que foi inaugurado em 2013. Localizado no País Basco, mais precisamente em Bilbao, é a casa do Athletic Bilbao e sucessor do antigo San Mamés.

No futuro, e de acordo com o projeto do arquiteto responsável, a capacidade do estádio poderá ser aumentada em mais dois mil assentos.

O San Mamés tem capacidade para 53.289 pessoas e é bastante moderno, já que foi inaugurado em 2013

Seguindo em ordem de capacidade, os maiores estádios da Espanha (com menos de 50 mil espectadores) são o Ramón Sánchez Pizjuán (de Sevilha, 43 mil); o RCDE Stadium (do RCD Espanyol, 40.500); o Martínez Valero (do Elche, 33.732); e o La Romareda (do Real Zaragoza, 33.608).

  • NÚMERO DE ESPECTADORES 18/19. La Liga. Transfer Markt. https://www.transfermarkt.es/laliga/besucherzahlen/wettbewerb/ES1/saison_id/2018
  • El origen de los nombres de los estadios de la Liga. ABC. 15 de noviembre de 2018. https://www.abc.es/deportes/futbol/abci-origen-nombres-estadios-liga-201811150256_noticia.html
  • Impacto económico, fiscal y social del fútbol profesional en España. 2018. La Liga. https://files.laliga.es/201902/28181426impacto-econ–mico–fiscal-y-social-del-f–tbol-pr.pdf