O esporte na adolescência: um excelente aliado

11 de agosto de 2019
É importante que, na adolescência, o esporte seja praticado com moderação, uma vez que os excessos podem esgotar os jovens e, no pior dos casos, causar lesões graves e afetar o seu crescimento.

Fazer exercício é algo altamente recomendado para os seres humanos. Não apenas para ter uma boa saúde física, mas também mental. Por isso, não é nenhuma surpresa que o esporte na adolescência seja um grande aliado para ajudar a enfrentar as mudanças características dessa fase e promover uma maior autoconfiança.

Em outras palavras, praticar esportes na adolescência contribui para o desenvolvimento físico e emocional das pessoas. E embora seja algo geralmente percebido como mais uma obrigação, na verdade é um momento de diversão que vale a pena aproveitar.

O esporte na adolescência sempre deve estar em perfeito equilíbrio com duas variáveis: moderação e perseverança. Assim, será possível aproveitá-lo muito mais e ganhar em saúde. Da mesma forma, é necessário lembrar que é importante não exceder a intensidade das sessões, já que podem ocorrer várias dores e lesões.

O que a ciência diz sobre o assunto?

De acordo com várias pesquisas realizadas ao longo dos anos, foi possível comprovar que a atividade física diária favorece as habilidades cognitivas e também a concentração. Ao mesmo tempo, a tensão emocional acumulada também é liberada.

A atividade física diária favorece as habilidades cognitivas

Na adolescência, o esporte é uma ótima maneira de promover o desenvolvimento de uma boa autoestima nos jovens. Além disso, vai ajudá-los a controlar melhor as emoções e os pensamentos no dia a dia. De fato, estudos confirmam que existem diferenças notáveis ​​entre os adolescentes que não praticam nenhum esporte e aqueles que praticam.

Os adolescentes que não praticam nenhum esporte geralmente somatizam doenças mais facilmente, têm uma imagem corporal nem sempre positiva e, em alguns casos, uma maior tendência a cair no consumo de substâncias nocivas à saúde. Não significa que isso seja uma regra, embora seja possível falar de uma tendência.

Benefícios do esporte na adolescência

Benefícios do esporte na adolescência

Conforme mencionado, do ponto de vista físico a prática de esportes envolve vários benefícios, tais como: manutenção de um peso corporal adequado, tonificação muscular, fortalecimento do sistema cardiovascular, liberação de tensões e também um melhor descanso e qualidade do sono. Além disso, ajuda a prevenir o aparecimento de muitas doenças.

Evidentemente, não devemos deixar de mencionar que a atividade física ajuda a liberar endorfinas e, por consequência, a manter uma atitude muito mais positiva. Sem dúvida, algo muito necessário em uma fase cheia de mudanças.

Há quem considere que o esporte faça parte de uma boa educação do ponto de vista psicológico, emocional e social. Em relação a esse último aspecto, porque ele ensina a gerenciar melhor as dinâmicas de grupo e a nos integrarmos a elas adequadamente, entre outras questões.

Como isso deve ser feito?

O esporte na adolescência tem múltiplos benefícios

O esporte na adolescência não deve ser imposto pelos pais. Portanto, os adolescentes não podem ser forçados a praticar esportes se não quiserem e sempre devem ser consultados antes de serem inscritos em qualquer atividade. O melhor a fazer é motivá-los a se exercitar de outras maneiras e até mesmo dar o exemplo.

Uma vez que estejam interessados em um esporte, o apoio dos pais será essencial para manter a sua motivação. Por outro lado, é necessário ensinar outros valores, tais como paciência, honestidade, perseverança, tolerância e senso de trabalho em equipe (se aplicável).

Também é necessário ensinar a respeitar e a estabelecer limites realistas para que possam manter uma prática saudável. Também vale a pena ensinar a apreciar o caminho, mais do que o objetivo.

Obviamente, o esporte na adolescência tem múltiplos benefícios. E não basta mencioná-los ou conhecê-los, é necessário que eles sejam vivenciados para alcançar uma melhor qualidade de vida.