Novos esportes olímpicos em Tóquio 2020 e Paris 2024

1 de dezembro de 2019
Conheça os novos esportes olímpicos para os Jogos de Tóquio 2020 e Paris 2024 a seguir.

Com o passar do tempo, os Jogos Olímpicos modificaram seu cronograma e programação de acordo com a evolução do esporte para aceitar novas modalidades no evento. Para os Jogos de Paris 2024, haverá novos esportes olímpicos, que terão inclusive uma primeira experiência em Tóquio 2020. Quais são eles?

Como são selecionados os novos esportes olímpicos?

O Comitê Olímpico Internacional estipula certas regras que os esportes devem seguir para serem considerados olímpicos. Em primeiro lugar, são salientadas duas questões essenciais:

  • Que sejam regulados por uma federação nacional: a entidade deve ditar as regras e supervisionar as competições.
  • Que os atletas estejam sujeitos ao código antidoping: essa norma faz parte da Carta Olímpica, que estabelece os princípios do olimpismo.

Para além desses dois requisitos essenciais, é também necessário que a modalidade em questão seja praticada num certo número de países.

No caso, o número de países é 75 para homens e 40 para mulheres e em quatro e três continentes, respectivamente. Em outras palavras, deve ser um esporte popular tanto para homens quanto para mulheres.

Em consequência da inobservância de uma ou mais dessas normas, determinados esportes de massa, como automobilismo, rúgbi, futebol americano, beisebol e softball, não foram incluídos.

Paris 2024: novos esportes olímpicos para o grande evento

O COI aprovou a inclusão provisória — a ser ratificada até o final de 2020 — de quatro novos esportes no maior evento esportivo do mundo. Três deles farão sua estreia no próximo evento, Tóquio 2020, enquanto os demais serão adicionados até 2024.

A ideia é consolidar a evolução desses esportes a partir de uma primeira experiência em terras asiáticas. Foram selecionados os seguintes esportes:

Skatismo

De acordo com os responsáveis pela decisão, a inclusão destes novos esportes tem como objetivo incluir o público jovem no evento, apelando para modalidades mais “urbanas”. Sem dúvida, o skate é um dos melhores esportes para conseguir isso.

O esporte será incluído a partir de Tóquio 2020. A competição será realizada no Centro de Esportes Urbanos de Aomi. Um dos objetivos da definição será superar as diferenças entre as associações que procuram assumir a organização de competições ao nível internacional.

É uma modalidade muito atraente para os espectadores, já que o objetivo dos competidores é conseguir realizar piruetas e truques muito complicados, a maioria dos quais são realizados em pleno ar. Um júri determina, então, o vencedor de cada prova.

Surfe

Outra modalidade que será olímpica a partir da próxima edição dos Jogos Olímpicos. No entanto, como cada cidade organizadora pode decidir quais esportes incluir, ainda será necessária a aprovação para Paris 2024.

O surfe é um esporte moderno e em pleno auge. Como todos sabem é uma modalidade aquática. O objetivo dos participantes é realizar acrobacias nas ondas, que serão então avaliadas pelos juízes. Entre os melhores atletas estão os australianos, americanos e brasileiros.

Novos esportes olímpicos: surfe

Escalada

A escalada esportiva já fez parte da agenda dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018.

O fato é que esse esporte atrai muita atenção dos jovens. Afinal, ele consiste em subir através de paredes especialmente armadas para cada evento, com um caminho marcado com alças para os braços e pés. Quem chegar ao topo em menos tempo nas diferentes fases é consagrado como vencedor.

Breakdance

Esta modalidade, que, ao contrário das anteriores, é executada em grupos, envolve a execução de coreografias ao ritmo do hip-hop e do rap. A dança exige uma grande destreza física, pois giros, piruetas no ar e movimentos muito ágeis devem ser realizados com precisão para se destacar dos demais competidores.

Break dance
Imagem: BBC.

Naturalmente, é também essencial ter um bom senso de ritmo e uma excelente coordenação. Pode até ser preciso improvisar, pois a memória pode falhar e é necessário seguir a coreografia como se nada tivesse acontecido!

Em suma, esses novos esportes olímpicos abrem a porta para uma nova etapa dos Jogos Olímpicos. A ideia é modernizá-los e aproximá-los dos gostos do público atual. Assim como, é claro, agregar mais atletas à competição. Qual esporte você está mais interessado em ver no evento esportivo mais importante do mundo?

  • EFE. 26 de junio de 2019. Breakdance, skate, escalada y surf, incluidos en el programa de París 2024. Marca. http://ar.marca.com/claro/juegos-olimpicos/2019/06/26/5d1377a7e2704e392c8b45e7.html
  • EFE. 5 de mayo de 2016. Cinco nuevos deportes para Tokio’2020. Mundo Deportivo. https://www.mundodeportivo.com/juegos-olimpicos/20160803/403673543183/jjoo-rejuvenecen-con-5-nuevos-deportes-pero-persisten-dudas-sobre-beisbol.html
  • Escalada | Finales | Juegos Olímpicos de la Juventud Buenos Aires 2018. YouTube Marca Claro. https://www.youtube.com/watch?v=hT0aAnACEhM
  • Breaking Dance | Finales | Juegos Olímpicos de la Juventud Buenos Aires 2018. YouTube Marca Claro. https://www.youtube.com/watch?v=qdgu0USVvc8