Como escolher uma boa mochila de montanhismo

4 de abril de 2019
Sem dúvidas uma trilha com paisagens extraordinárias é um luxo que quem decide fazer montanhismo sabe valorizar, mas uma coisa a ter em mente para não estragar a experiência é escolher a mochila certa

O montanhismo está na moda há muitos anos e é um esporte ideal para quem gosta da natureza. É a maneira ideal de fazer um exercício revigorante ao mesmo tempo que aproveitamos o ar livre. Você quer fazer parte dessa aventura? Então aprenda primeiro como escolher uma boa mochila para montanhismo.

Escolher uma mochila de montanhismo não é difícil

É claro que a mochila perfeita não existe, ou seja, precisamos priorizar algumas necessidades que identificamos de acordo com o tipo de montanhismo que vamos praticar. Não há uma mochila multifuncional que você possa usar tanto para correr como para acampar por alguns dias.

Mas tendo em mente cada tipo de atividade, vamos falar sobre qual seria a mais adequada. Alguns aspectos que você deve levar em conta são:

O tamanho

Obviamente o tamanho é importante. Por quê? Porque não será a mesma coisa sair para caminhar pelo seu bairro e se aventurar por um dia inteiro na montanha. O que você terá que levar com você será diferente em cada caso. No segundo, por exemplo, você precisará de uma mochila com mais volume.

Antes de tudo, escolher uma mochila de montanhismo não é difícil

Por isso o recomendado para uma mochila de montanhismo é geralmente 25-35 litros de capacidade. É o suficiente para você levar tudo o que precisa.

O gênero

Sim, mesmo que você não acredite, mochilas têm diferença de gênero: existem opções para meninos e para meninas. Isso é importante porque as alças e travas se adaptam à anatomia de cada um dos gêneros, a fim de torná-la mais confortável e anatômica.

Se não estiver especificado na etiqueta, você pode falar com um vendedor para saber mais. Em grandes lojas especializadas em esportes normalmente elas ficam separadas, as de homens na seção masculina e as de mulheres na feminina.

O conforto

Quando você vai em busca de uma mochila, vê que existem algumas mais baratas e outras muito mais caras, e isso não acontece só por causa do design. Normalmente, esta mudança no custo tem a ver com os materiais empregados na fabricação da mochila, o que entre outras coisas influencia grandemente no conforto.

Este aspecto pode parecer de pouca relevância em um primeiro momento, mas a verdade é que quando você fica várias horas com uma mochila pendurada nas costas você irá agradecer se ela for bem anatômica e se as partes que ficam em contato com seu corpo forem bem macias.

O conforto é importante em mochilas de montanhismo

Sem dúvidas, proteger-nos adequadamente dos raios do sol é uma das questões mais importantes quando se trata de praticar este e outros esportes.

Os materiais

Você deve garantir que a mochila de montanhismo que você escolha seja resistente e suporte o peso de tudo que você precisa carregar; mas você também pode levar em conta outros fatores.

Por exemplo, se você tem o hábito de caminhar em áreas onde a chuva é parte do clima diário, então aconselhamos escolher uma mochila que seja impermeável.

Na verdade, mesmo que isso não aconteça, é sempre aconselhável optar por esse tipo de mochila; porque você pode ter que passar por rios ou cachoeiras, ou mesmo poças de lama.

O tamanho

Embora existam fábricas que padronizam o tamanho da mochila, nem todas fazem isso. Fora que, mesmo que queiramos colocar mil coisas na mochila, não poderemos carregá-la se ela for maior que nós.

Em outras palavras, nossa altura é o que determinará o tamanho da mochila de montanhismo. Por isso deixaremos uma tabela para que você tenha uma ideia:

Mulher 150-160 centímetros Tamanho mochila: 40 cm
Mulher 160-170 centímetros Tamanho mochila: 42 cm
Homem 175-190 centímetros Tamanho mochila: 50 cm
Homem 180-195 centímetros Tamanho mochila: 55 cm

As alças

Por último, uma boa mochila de montanhismo deve ter boas alças ou um bom cinto que te permitirá prendê-la ao corpo e assim tornar sua carga mais suportável. Ademais, também servirá para te deixar mais confortável, porque dessa forma ela não sairá do lugar.

Em linhas gerais, estas foram nossas recomendações para escolher uma mochila de montanhismo que combine com você, seus gostos e necessidades.

Em suma, se você é alguém que pratica muitas atividades, não economize no investimento; a longo prazo será mais barato comprar uma boa mochila do que ter que comprar duas ou três de má qualidade em pouco tempo.