Quais são os benefícios de praticar esportes para o corpo e para a mente?

· 30 de julho de 2018
São inúmeros os benefícios de praticar esportes. Desde o seu impacto positivo na saúde do corpo até suas propriedades contra o estresse, há tantas vantagens que resta apenas você escolher qual delas vai te trazer para esse mundo!

Um dos componentes essenciais para uma boa saúde é a prática de atividades físicas. Corpo e mente em equilíbrio são um dos benefícios de praticar esportes dentro inúmeros outros.

Está cientificamente comprovado que as pessoas sedentárias são mais propensas a desenvolver centenas de doenças e existem cada vez mais homens e mulheres em todo o mundo que se tornam conscientes dos benefícios de praticar esportes.

Diferentes profissionais da saúde recomendam a seus pacientes que comecem a praticar algum esporte. A qualidade de vida das pessoas melhora quando o hábito é construído; e é possível prevenir muitas doenças físicas e mentais.

Benefícios de praticar esportes para a mente humana

  • Alivia tensões

O estresse ao qual o ser humano é submetido em sua atividade diária pelos problemas cotidianos é aliviado com o exercício. Ao entrar em atividade, são liberadas endorfinas que produzem uma sensação de bem-estar.

  • Melhora a autoestima

Alguns psicólogos asseguram que o esporte é um remédio para fortalecer a confiança da pessoa em si mesma. A produção de serotonina favorece o humor e a pessoa começa a se ver como um todo saudável e começa a aceitar seu corpo com outro olhar mais positivo.

Adolescente em uma partida de volei

  • Diminui a sensação de cansaço constante

Uma atividade moderada gera a reação de neurotransmissores que colocam todo o organismo em ação. O resultado é uma energia maior e a redução da fadiga em uma alta porcentagem.

  • Aumenta a capacidade da memória

Dentre os benefícios de praticar esportes, os relacionados às habilidades cognitivas têm um alto impacto. Há uma maior formação de células do hipocampo que são responsáveis ​​pelo aprendizado e pela memória quando somos ativos. Tanto crianças quanto adultos são favorecidos na aquisição e retenção de informações quando realizam exercícios regularmente.

  • Ajuda a combater vícios

As pessoas que dedicam tempo a uma atividade esportiva têm menos probabilidade de adquirirem diferentes vícios. Além disso, aqueles que sofrem de tabagismo ou alcoolismo, por exemplo, conseguem controlá-lo mais facilmente com uma rotina de exercícios. A insônia gerada por certos vícios é combatida quando o relógio biológico é reiniciado.

Benefícios de praticar esportes para o sistema biológico

  • Contribui para o cuidado das articulações

Manter uma rotina esportiva previne doenças como o reumatismo. Todos os membros do sistema locomotor se mantêm ativos; por essa razão, as condições relacionadas ao estilo de vida sedentário são evitadas.

  • Diminuição ou controle do peso

As calorias consumidas diariamente são queimadas. O mais recomendável é conjugar uma dieta saudável com caminhadas de 40 minutos; existem também treinos aeróbicos ou esportes com os quais se perde peso mais rapidamente.

Homem praticando ciclismo

  • Previne doenças cardiovasculares

A oxigenação aumenta e a frequência cardíaca em repouso diminui. Quando o corpo realiza um esforço, o fluxo sanguíneo é expelido e isso resulta em menos esforço para o coração. Todo o sistema circulatório é favorecido.

  • Fortalecimento muscular

Além da eliminação de gorduras, há também um aumento na massa muscular. O fortalecimento desses músculos ajuda a cuidar de todo o corpo e de outras doenças ou desconfortos dolorosos.

Benefícios de praticar esportes para a interação social

  • São criadas relações humanas saudáveis

Como consequência de todos os aspectos positivos mencionados acima, as pessoas mudam sua maneira de se relacionar. Realizar exercícios melhora o humor, diminui os estados de ansiedade e a agressividade; tudo isso resulta em interações mais agradáveis ​​e duradouras.

  • Novos espaços de socialização

A prática de certos esportes em grupo aumenta os círculos em que a pessoa se socializa. Seja fazendo parte de um clube, de uma equipe ou simplesmente compartilhando certos gostos.

  • Promove a integração social

Durante as atividades esportivas, pessoas muito diferentes umas das outras se unem com um mesmo objetivo. Esquecem suas diferenças sociais, culturais e econômicas e se tornam simplesmente indivíduos que podem interagir.

A prática de um esporte é recomendada para crianças tímidas que acham difícil fazer amigos. Há também centros ou instituições que utilizam a prática de um esporte para incluir refugiados na sociedade.

São muitos os benefícios dos esportes. E o que é ainda melhor, são milhões de pessoas que podem se beneficiar. Além de melhorar a aparência física e a saúde em geral, o esporte alcança a união desinteressada das pessoas.