Quais são as ligas de futebol mais fortes do mundo

4 de junho de 2020
De acordo com um sistema de classificação específico, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol define a cada ano quais são as ligas de futebol mais fortes. Conheça-as aqui!

Todos os anos, a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol – cuja sigla é IFFHS – determina quais são as ligas de futebol mais fortes do mundo. Neste artigo, vamos falar sobre aquelas que historicamente estiveram entre as principais do ranking.

A primeira vez que a IFFHS fez um ranking anual com as ligas de futebol mais fortes foi em 1991. Em que ela se baseia para fazer esse ranking? Principalmente no número de equipes participantes, nas competições internacionais em que estão presentes e nos pontos que esses clubes somam.

As ligas de futebol mais fortes

Se olharmos para as classificações ano após ano, vamos perceber que quase sempre são as mesmas ligas que estão nas primeiras posições. Elas apenas trocam de posição e, às vezes, aparece alguma nova. Quanto à classificação histórica, as ligas de futebol mais fortes são:

1. Liga da Espanha

Ficou em primeiro lugar no ranking da IFFHS 13 vezes e ficou em segundo lugar 10 vezes (até 2019, sempre apareceu no top 10).

A Primeira Divisão Espanhola é disputada desde a temporada de 1928-1929 (com interrupções em 1936 e 1939, por causa da Guerra Civil) e atualmente participam 20 equipes. Há 380 jogos durante a temporada (10 por 38 rodadas).

O maior vencedor da Liga Espanhola é o Real Madrid que, com 33 títulos e juntamente com o F.C. Barcelona e o Athletic Club, faz parte do grupo que participou de todas as edições. Este torneio permite a classificação para a Liga dos Campeões e para a Liga Europeia ou Europa League.

2. Série A da Itália

Muitas pessoas chamam de ‘Calcio’ essa liga que é disputada desde 1929 – interrompida entre 1943 e 1945 por causa da Segunda Guerra Mundial – e que é uma das mais poderosas do mundo. Ficou em primeiro lugar no ranking da IFFHS nove vezes, além de cinco vezes em segundo lugar e sete vezes em terceiro.

as ligas de futebol mais fortes do mundo

Há 20 equipes que participam da Série A italiana e a temporada é composta por 342 jogos. O clube de maior sucesso é a Juventus, com 33 títulos, e o que participou mais vezes é a Inter de Milão (em 88 edições). O Calcio classifica para a Liga dos Campeões e para a Liga Europeia.

3. Premier League da Inglaterra

Uma das ligas de futebol mais fortes e populares do mundo ficou em primeiro lugar no ranking da IFFHS durante cinco anos (além de nove anos em segundo lugar e quatro em terceiro).

Seu nome oficial é The Premiership desde a temporada 1992-1993, embora o Campeonato da Primeira Divisão Inglesa tenha mais de 100 anos de história, desde 1888.

Na versão ‘antiga’ do torneio, o maior vencedor foi o Liverpool. Na ‘moderna’, é o Manchester United. Atualmente, são disputados 760 jogos e participam 20 equipes. A Premier League é classificatória para a UEFA Champions League e para a UEFA Europa League.

4. Bundesliga da Alemanha

Ficou em primeiro lugar no ranking apenas uma vez – e cinco vezes em terceiro lugar – mas ninguém pode negar que a liga alemã é uma das ligas de futebol mais fortes do mundo. Assim como ocorreu na liga inglesa, o seu sistema de jogo e o seu nome mudaram ao longo do tempo.

O primeiro campeonato alemão foi disputado entre 1948 e 1963 sob o nome de DFB Oberliga. O segundo foi disputado de 1949 a 1991 – após a unificação das duas Alemanhas – e era chamado de DDR Oberliga. A partir de 1963, passou a ser chamado de Bundesliga.

as ligas de futebol mais fortes do mundo

O maior campeão é o Bayern de Munique, com 28 títulos, e o que teve mais participações é o Werder Bremen, com 56.

5. Campeonato Brasileiro

O único no top 5 que não é da Europa e que, curiosamente, nunca ficou em primeiro lugar no ranking (tem três segundos lugares e três terceiros). O Brasileirão – como é popularmente conhecido – é a mais alta categoria do futebol brasileiro e foi fundado em 1959, com 62 edições até o momento.

O time que mais venceu é o Palmeiras, com 10 títulos. Os clubes podem se classificar para a Copa Libertadores, para a Copa Sul-americana e para a Supercopa do Brasil.

Para fechar o top 10 das ligas de futebol mais fortes, estão a Ligue 1 da França, a Primeira Liga de Portugal, a Primera A da Colômbia, a Primera Divisão da Argentina e a Eredivisie da Holanda. Qual delas é a sua favorita?

  • Fox Sports. Para la IFFHS, la Premier es la mejor liga del mundo; Argentina, abajo de Brasil y Colombia. Enero 2020. https://www.foxsports.com.ar/news/441171-para-la-iffhs-la-premier-es-la-mejor-liga-del-mundo
  • MARCA. Los 25 mejores equipos del mundo, según la IFFHS: Liverpool el #1, el Real Madrid fuera del Top 20 y detrás de equipos de Paraguay y Túnez. Enero 2020. https://us.marca.com/claro/futbol/album/2020/01/22/5e287fe546163f19088b4586.html