7 esportes que foram inventados na Inglaterra

30 de setembro de 2019
Existem certos esportes que foram inventados na Inglaterra mas que deram a volta ao mundo e, atualmente, são populares em outros lugares. Quais são os primeiros que vêm à sua mente?

No artigo a seguir, vamos falar sobre os esportes que foram inventados na Inglaterra e que atualmente são praticados no mundo todo. Muitos deles são hoje uma versão do que foi visto originalmente, mas não se pode negar que as pessoas são bastante criativas naquele país.

Quais são os esportes que foram inventados na Inglaterra?

Símbolo cultural, social e até mesmo econômico, o esporte sempre foi muito importante no Reino Unido, mas ganhou maior destaque no início do século XX. Estes são os esportes que foram inventados na Inglaterra:

1. Futebol

O football não é uma invenção 100% inglesa, mas a forma como ele é jogado atualmente é. De fato, na Grécia antiga e em algumas civilizações americanas já existiam jogos com objetos redondos há muito tempo.

O futebol moderno começa quando os códigos e regras para jogá-lo foram escritos. No início, era um esporte muito violento.

Diz-se que o nascimento do futebol atual aconteceu em 1863, quando a Associação de Futebol se reuniu pela primeira vez e 14 regras básicas foram escritas. O primeiro torneio oficial foi disputado na Inglaterra em 1871.

2. Rugby, tradicional entre os esportes inventados na Inglaterra

Este esporte, nascido em terras inglesas no século XIX, surgiu a partir das regras do futebol e é uma adaptação dos jogos violentos de carnaval. Desde então, diz-se que o rugby é o alter ego do futebol.

Há um ditado que diz que “O futebol é um jogo de cavalheiros jogado por vilões e o rugby é um jogo de vilões jogado por cavalheiros“. O criador do rugby foi um estudante de teologia inglês chamado William Webb Ellis. O troféu da Copa do Mundo de Rugby carrega o seu nome.

Rugby, tradicional entre os esportes inventados na Inglaterra

3. Tênis

Embora as primeiras referências ao tênis sejam francesas (era conhecido como Jeu de paume ou ‘ jogo de palmas’ e é o antecessor da pelota basca), o fato é que a sua invenção foi atribuída à Inglaterra a partir do momento da inclusão das raquetes.

Originalmente, era jogado apenas em quadras de grama natural — continua a ser assim no tradicional torneio de Wimbledon — e era um esporte para pessoas ricas em países de língua inglesa. Atualmente, é jogado quase no mundo todo e é um esporte olímpico desde a primeira edição dos Jogos, em 1896.

4. Cricket

Em português, é conhecido como ‘críquete’ e é um esporte composto por uma bola e um taco (plano, diferente do que é usado no beisebol), no qual duas equipes de onze jogadores se enfrentam. O críquete é jogado em um campo de grama com formato oval, cujo centro tem um terreno retangular vazio conhecido como pitch.

É um dos esportes que foram inventados na Inglaterra, mas que também é popular nos países da Comunidade Britânica. É até mesmo um esporte de massa no subcontinente indiano.

Acredita-se que ele foi inventado por crianças nas regiões de Sussex e Kent durante a Idade Média e que era praticado pelo Príncipe Edward de Nawenden.

5. Golfe

Este esporte de precisão foi jogado pela primeira vez na Holanda, em 1297. No entanto, ele foi desenvolvido no Reino Unido. Na Catedral de Gloucester, na Inglaterra, há um vitral mostrando um golfista, em homenagem a um combatente inglês que era fã do esporte.

A primeira associação de jogadores de golfe foi fundada na Escócia em 1744, e um ano mais tarde na Grã-Bretanha, onde as primeiras regras foram redigidas. Além disso, o golfe foi olímpico nas edições de 1900, 1904 e 2016.

O Golfe

6. Hóquei sobre a grama

Embora existam relevos e vestígios que afirmam que o hóquei sobre a grama já era jogado no Egito e na Irlanda, mais uma vez a sua invenção é atribuída aos ingleses. Pelo menos na sua versão moderna, em 1886.

O primeiro clube do esporte data de 1861 em Londres. Mas, no começo, era só para homens. Em 1880, as mulheres também começaram a praticá-lo. A Associação Internacional de Hóquei foi fundada em 1886 e os primeiros jogos internacionais foram disputados em 1890. Foi incluído nos Jogos Olímpicos em 1908.

7. Tênis de mesa, um dos mais modernos esportes inventados na Inglaterra

O último dos esportes que foram inventados na Inglaterra é uma derivação do tênis daquele país. Devido ao clima adverso da ilha, os tenistas tiveram que encontrar uma opção indoor. Assim, eles criaram uma mesa que simula a quadra original e também reduziram o tamanho da bola e da raquete.

Em 1885, ocorreram os primeiros jogos em universidades inglesas e por volta de 1890 a mesa foi patenteada. De fato,  no início do século XX, o tênis de mesa já era jogado em toda a Europa e na Índia, por exemplo. Finalmente, ele chegou aos países asiáticos nos anos 30.

  • Blanco Azofra, R. Actividad física y deporte a lo largo de la historia: orígenes, evolución, causas y motivaciones y relación con el ámbito deportivo. Universidad de La Rioja. https://biblioteca.unirioja.es/tfe_e/TFE001673.pdf