Conheça as maiores rivalidades no futebol

Todos conhecemos algumas rivalidades no futebol. Mas sabemos por que elas ocorreram ou quem contribuiu para torná-las ainda maiores?
Conheça as maiores rivalidades no futebol

Última atualização: 02 abril, 2020

Trata-se de um esporte apaixonante e muitas pessoas encaram os resultados dos jogos como algo de vida ou morte. Por essa razão, não é estranho que haja tantas rivalidades no futebol. Neste artigo, falaremos sobre os maiores clássicos entre times e o porquê de cada inimizade.

Quais são as maiores rivalidades no futebol?

Sem dúvida você vai conhecer as equipes envolvidas, porque elas estão entre as mais importantes do mundo. Mas queremos falar sobre a razão das relações hostis. Estes são os exemplos que mais se destacam entre as rivalidades no futebol:

1. Real Madrid e Barcelona (Espanha)

São os times mais importantes do país, os que já ganharam mais títulos nacionais e internacionais e, além disso, estão estabelecidos nas duas maiores e mais povoadas cidades.

O Real e o Barça se enfrentaram em mais de 200 ocasiões. A primeira partida foi em março de 1916. As estatísticas indicam que cada um ganhou 95 vezes, houve 51 empates.

No início, não existia uma rivalidade tão marcada. Mas, em meados do século passado, já alguns começaram a chamar as partidas entre eles de “o clássico espanhol”.

2. Boca Juniors e River Plate (Argentina)

Dizem que nenhum fã de futebol pode deixar de presenciar, pelo menos uma vez na vida, um jogo entre esses dois times, os mais importantes da Argentina.

O encontro é conhecido como “superclássico” e a rivalidade começou no início do século passado, quando as duas entidades tinham o seu estádio no mesmo bairro (La Boca). Posteriormente, o River se mudou, mas a rivalidade continuou e, inclusive, se intensificou nos últimos tempos.

As maiores rivalidades no futebol

Imagem: Yahoo Sports.

A primeira partida que o Boca e o River jogaram foi em agosto de 1913. Até o momento, eles já disputaram 251 encontros, dos quais a equipe azul e amarela ganhou 89, a branca e vermelha ganhou 83 e 79 foram empates.

3. Manchester United e Liverpool (Inglaterra)

O North West Derby – partida do noroeste – é o encontro mais esperado da temporada para os ingleses fãs de futebol. Nele se enfrentam as duas maiores equipes do país: o Manchester e o Liverpool, ambos do condado de Lanchashire.

A primeira vez que os Red Devils – Manchester – e os Reds se enfrentaram foi em abril de 1894, quando o Manchester tinha outro nome: Newton Heath. De acordo com as estatísticas, eles jogaram 203 partidas, com 80 conquistas pelo Manchester, 66 pelo Liverpool e, por fim, 57 empates.

4. Milan e Inter de Milão (Itália)

Uma das rivalidades do futebol mais famosas tem a particularidade de que as equipes não apenas compartilham a cidade, mas também o estádio! O conhecido Giuseppe Meazza ou San Siro. Quando ambos se enfrentam, Milão inteira para.

O derby della Madonnina – de Milão –, considerado o clássico mais importante da Itália, foi disputado pela primeira vez em outubro de 1908, em caráter amistoso. As partidas oficiais entre o Milan e o Inter são 224, das quais o segundo ganhou 81 e o primeiro 76. Além disso, eles empataram 67 vezes.

5. Celtic e Rangers (Escócia)

Aqui, além de haver uma rivalidade futebolística, também existe uma oposição religiosa. Tanto é assim que os Rangers são a equipe protestante e o Celtic a equipe católica de Glasgow, uma das cidades mais importantes da Escócia.

As maiores rivalidades no futebol

Imagem: BBC.

A origem dessa rivalidade remonta ao século XVII, fora do âmbito esportivo. A primeira vez que o Celtic e os Rangers ficaram cara a cara foi em maio de 1888. Desde então, já disputaram mais de 400 partidas!

É um clássico muito equilibrado em relação às estatísticas, já que os de vestimenta azul ganharam 161 vezes e os de verde listrado 158 (finalmente, empataram as 99 partidas restantes). Atualmente, quando essas equipes se enfrentam, o evento se chama Old Firm.

6. Corinthians e Palmeiras (Brasil)

O Brasil tem muitos clássicos de acordo com o estado onde estão as equipes, mas, sem dúvida, aquele protagonizado por esses paulistas é o mais famoso. O derby paulista tem esse nome graças a um jornalista esportivo que o batizou comparando-o com o Derby de Epsom, uma das corridas hípicas mais importantes do mundo.

A primeira vez que o Corinthians e o Palmeiras se enfrentaram foi em maio de 1917. De acordo com as estatísticas, eles jogaram 361 partidas. O histórico indica que eles estão empatados, com 127 partidas vencidas por equipe, e, por fim, que não houve diferença de placar nas 107 restantes.

Para finalizar, cabe enumerar outras rivalidades do futebol: Olympiacos e Panathanaikos (Grécia), Betis e Sevilla (Espanha), Lazio e Roma (Itália), e América e Guadalajara (México). Então, qual de todos esses você acha o clássico mais empolgante?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.