Quais músculos são exercitados no futebol?

1 de fevereiro de 2020
O futebol é um dos esportes mais praticados em todo o mundo. É um esporte muito físico, que envolve o trabalho dos músculos de todo o corpo. Quais são os mais exigidos nessa atividade?

O futebol é um dos esportes mais exigentes que você pode praticar. De fato, essa atividade exercita principalmente os músculos da parte inferior do corpo, embora os braços e o abdômen também sejam bastante utilizados. Neste artigo, saberemos quais músculos são exercitados no futebol. Descubra abaixo!

Os jogadores de futebol são conhecidos por terem uma condição física muito boa. Isso porque os melhores jogadores de futebol precisam de uma combinação de velocidade, agilidade e resistência para, entre outras coisas, superar seus adversários em campo e chutar a bola.

Não há dúvida de que, para jogar futebol, você deve ter um excelente condicionamento cardiovascular. De fato, no futebol, os jogadores estão em constante movimento, alternando entre cardio estável e velocidade máxima.

Além disso, a força e a resistência também são necessárias para ter sucesso nessa disciplina, independentemente da posição em que você jogar. De acordo com tudo isso, encontrar equilíbrio nos treinos é a melhor maneira de se tornar um jogador versátil. O trabalho de força é a base desse processo.

Realizar exercícios de força ajudará você a manter seu corpo forte e permitirá aumentar a sua velocidade, agilidade e resistência, além de adicionar alguma força adicional à corrida. O lado positivo é que a construção muscular para o futebol não requer equipamentos sofisticados.

Quais músculos são exercitados no futebol?

Abaixo, você encontrará a lista de quais músculos são exercitados no futebol. Com essas informações, você poderá saber os exercícios nos quais você deve focar nos seus treinos. Tome nota!

1. Músculos das pernas

Os músculos das pernas são os mais usados nesse esporte. Portanto, os músculos da parte inferior do corpo são ativados para correr, chutar a bola e executar saltos. Mais precisamente, os isquiotibiais e os quadríceps são dois dos grupos musculares mais usados.

Quais músculos são exercitados no futebol?

Além disso, no futebol, poucos movimentos são realizados com os dois pés no chão. De fato, os movimentos laterais e verticais sempre deixam como base apenas um dos pés. Isso torna o treinamento com uma perna de vital importância.

Além disso, se você deseja exercitar os músculos das pernas, também pode executar trabalhos simples, como corrida de longa distância ou agachamento.

2. Glúteos e músculos do quadril

Ter força explosiva para derrotar outros jogadores no futebol exige mais do que apenas a ação dos músculos das pernas. Os glúteos e músculos do quadril também são essenciais.

Leve em consideração que, ao chutar a bola, há uma relação entre a velocidade do seu pé e a velocidade da bola. A velocidade do seu pé combina vários fatores que incluem, entre outros, a rotação do quadril ou a força dos glúteos.

3. Braços, pescoço e ombros, outros músculos exercitados no futebol

Não é suficiente treinar a parte inferior do corpo e fazer exercícios cardiovasculares. Você também deve treinar a parte superior para ser um bom jogador de futebol.

A capacidade de colidir com os defensores e afastá-los da bola também é muito importante. Nesse caso, ter força nos braços e ombros também permitirá que você faça melhores lançamentos.

Além disso, manter o equilíbrio e a postura para proteger a bola ou pegá-la requer uma parte superior do corpo forte. A musculatura do braço é uma parte importante da força geral de um jogador de futebol.

Finalmente, ter bíceps, tríceps e ombros desenvolvidos também ajudará a proteger a bola. Esses músculos agem para equilibrar um jogador enquanto ele pula ou corre com a bola.

Braços, pescoço e ombros, outros músculos exercitados no futebol

4. Abdominais

Embora seja difícil de acreditar, os abdominais são um dos músculos mais utilizados nesse esporte. De fato, todos os movimentos no futebol exigem o comprometimento dos músculos abdominais, oblíquos e até lombares.

Seja para brigar contra um jogador para pegar a bola, realizar um movimento explosivo para chutar ou driblar um adversário na área ou bater na bola com toda a sua força, os abdominais desempenham um papel fundamental nesse esporte.

Em resumo, a natureza do futebol exige um alto comprometimento de grupos musculares específicos. Se os músculos não estiverem aquecidos, exercitados e alongados adequadamente, as consequências podem ser graves. Concentre-se em condicionar cada um deles para se tornar um jogador de futebol melhor!

  • Ekstrand, J., Hägglund, M., & Waldén, M. (2011). Epidemiology of muscle injuries in professional football (soccer). American Journal of Sports Medicine, 39(6), 1226–1232. https://doi.org/10.1177/0363546510395879
  • Hides, J. A., Brown, C. T., Penfold, L., & Stanton, W. R. (2011). Screening the Lumbopelvic Muscles for a Relationship to Injury of the Quadriceps, Hamstrings, and Adductor Muscles Among Elite Australian Football League Players. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, 41(10), 767–775. https://doi.org/10.2519/jospt.2011.3755
  • Donnelly, C. J., Elliott, B. C., Doyle, T. L. A., Finch, C. F., Dempsey, A. R., & Lloyd, D. G. (2015). Changes in muscle activation following balance and technique training and a season of Australian football. Journal of Science and Medicine in Sport, 18(3), 348–352. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2014.04.012
  • Escamilla, R. F., & Andrews, J. R. (2009). Shoulder muscle recruitment patterns and related biomechanics during upper extremity sports. Sports Medicine. https://doi.org/10.2165/00007256-200939070-00004