Os mascotes da Copa do Mundo de futebol
Todo mundo quer saber quais são os mascotes da Copa do Mundo, até mesmo antes da realização do maior evento do futebol internacional. A primeira vez que um personagem apareceu nos estádios foi na Inglaterra, em 1966, e desde então eles nunca mais desapareceram. Vamos falar sobre eles no artigo a seguir.
Quais foram os mascotes da Copa do Mundo de futebol?
Alguns são animais, outros são personagens típicos do país organizador, mas a verdade é que, de um jeito ou de outro, eles representam o local onde a Copa do Mundo será realizada. Entre os mascotes mais famosos das Copas do Mundo, encontramos:
1. World Cup Willie
Também chamado apenas de Willie, ficou na memória de todos os fãs do futebol desde que surgiu na Inglaterra, em 1966. Tratava-se de um leão com a camisa do Reino Unido, e o seu nome também foi usado para o tema oficial da competição, interpretado por Lonnie Donegan.
Imagem: Mundiario.
2. Naranjito
Muitos espanhóis se lembram desse mascote da Copa, com a sua cor laranja e a sua camiseta da seleção da Espanha, que levava uma bola debaixo do braço esquerdo. Talvez nem todos saibam que este mascote foi escolhido em homenagem às frutas típicas que crescem na área de Valência e Múrcia.
Imagem: Twitter@_Agencia6
A escolha de Naranjito teve mais comentários negativos do que positivos, mas pouco a pouco ele se tornou mais popular e querido no seu país.
3. Ciao
Durante a Copa do Mundo da Itália, em 1990, pudemos ver esse mascote um pouco estranho, formado por cubos com as cores da bandeira italiana – vermelho, branco e verde – e com uma bola na cabeça.
Imagem: Pinterest.
Sem dúvida, foi um dos mascotes da Copa mais criticados, porque era um objeto inanimado.
4. Striker
Criado pelos estúdios da Warner Bros., foi o mascote da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Striker era um cachorro humanizado, que usava uma camiseta branca com mangas vermelhas e um calção azul (as cores da bandeira americana). Além disso, ele ia para todos os lugares com uma bola.
Imagem: teinteresa.es
5. Footix
Os franceses usaram o seu símbolo nacional, o galo, como mascote da Copa do Mundo que organizaram em 1998. Footix foi desenhado após um concurso e o criador foi Fabrice Pialot. O nome foi escolhido por voto popular (as outras opções eram Zimbo, Houpi, Gallik e Raffy).
Imagem: dribbble.com
De acordo com os seus criadores, Footix tinha uma personalidade ousada, esportiva e forte, irradiando alegria e, ao mesmo tempo, confiança. O galo estava vestido completamente de azul e tinha a inscrição ‘France 1998’ no peito.
6. Zakumi
Outro dos mascotes favoritos das Copas do Mundo. Trata-se de um leopardo africano antropomórfico com cabelos verdes que foi escolhido para a África do Sul em 2010, criado por um designer da Cidade do Cabo.
O nome Zakumi deriva de ZA – o código ISO da África do Sul – e ‘Kumi‘, que em idiomas africanos significa ‘dez’ ou ‘venha aqui’. As cores do mascote lembram as que representam as seleções sul-africanas, como a de rúgbi ou a de futebol. Em vez de usar a camisa do país, foi escolhida uma camiseta totalmente branca.
7. Fuleco
No Brasil, em 2014, também pudemos ver um mascote relacionado à fauna típica do país organizador. Nesse caso, um tatu-bola brasileiro. O nome Fuleco é uma combinação entre futebol (‘Ful’) e ecologia (‘Eco’).
Este mascote é um fã da ecologia e, é claro, também incentiva o esporte. Ele adora música brasileira e a sua dieta é baseada em frutas, legumes e sementes. As cores de Fuleco são azul (atrás) e amarelo (na frente) que, adicionadas ao calção verde, formam a bandeira do Brasil.
8. Zabivaka
Na última Copa do Mundo, vimos esse lobo antropomórfico vestindo uma camiseta branca com mangas azuis, além de óculos de sol vermelhos, em homenagem às cores da bandeira local.
Zabivaka – capa deste artigo – foi desenhado por uma estudante chamada Ekaterina Bocharova e selecionado por votação online. No concurso, o lobo obteve 53% dos votos, deixando para trás o tigre (27%) e o gato (20%). O nome significa ‘pequeno goleador’ em russo.
Por fim, os outros mascotes da Copa do Mundo foram: Juanito (México 1970), Tip e Tap (Alemanha 1974), Gauchito Mundialito (Argentina 1978), Pique (México 1986), Os Spheriks (Coreia-Japão 2002) e Goleo VI (Alemanha 2006).
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cristancho, A. Mundial Rusia 2018, historia de las mascotas de los mundiales. Junio de 2018. Canal 13. https://canaltrece.com.co/noticias/mundial-rusia-2018-historia-mascotas-de-los-mundiales/
- Marino, J. M. Las mascotas, Mundial por Mundial. Olé. Junio de 2018. https://www.ole.com.ar/fuera-de-juego/mascotas-mundial-mundial-inglaterra-rusia-2018_0_S1Y2IJnem.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.