Seleções com mais copas do mundo de futebol

22 de janeiro de 2020
As seleções com mais copas do mundo de futebol na história participaram da maioria das edições.

A edição da Rússia de 2018 foi a 21ª Copa do Mundo da história, e só oito equipes puderam dizer que já conquistaram essa copa pelo menos uma vez. No seguinte artigo, vamos falar sobre quais são as seleções com mais copas do mundo de futebol, para que, assim, a espera até Catar 2022 não seja tão longa.

As seleções com mais copas do mundo

Com o título obtido pela Espanha em 2010, são oito as seleções com uma ou mais copas do mundo. No entanto, neste artigo, nos referimos àquelas equipes que saíram campeãs em mais oportunidades:

1. Brasil (5)

A seleção brasileira de futebol, conhecida como verde-amarela pelas cores da bandeira e da vestimenta, é a que mais vezes conseguiu uma copa do mundo. Os brasileiros são pentacampeões e, além disso, participaram de todas as edições desde a primeira, em 1930.

O primeiro campeonato foi obtido na Copa da Suécia de 1958, após derrotar ninguém menos do que a anfitriã, por um contundente 5 a 2, com dois gols de um jovem Pelé (que, em todo o torneio, marcou seis gols). Na edição seguinte, Chile 1962, o Brasil voltou a ser coroado, logo após vencer da Tchecoslováquia por 3 a 1.

O terceiro troféu foi conseguido no México em 1970, após uma vitória de 4 a 1 em cima da Itália no mítico Estádio Azteca. A copa dos Estados Unidos de 1994 significou para o Brasil a sua quarta copa.

Vencemos novamente a Itália em uma final, mas, dessa vez, por pênaltis – a série ficou 3 a 2 – depois de um 0 a 0 no tempo regulamentar.

Seleções com mais copas do mundo de futebol

Brasil campeão na Coreia – Japão 2002. Imagem: conmebol.com

Finalmente, a última copa para a seleção verde-amarela foi conseguida na Coreia-Japão em 2002, com Ronaldo como figura máxima – e oito gols em todo o campeonato. Ele marcou os dois gols que deram a vitória em cima da Alemanha na final.

Além dos cinco campeonatos, o Brasil obteve o segundo lugar em duas ocasiões. Perdeu as finais para o Uruguai em 1950 (em casa, no mítico Estádio do Maracanã) e na partida com a França, em 1998 (os franceses eram os anfitriões).

2. Itália (4)

A seleção italiana de futebol – Nazionale di calcio italiana – se formou em 1910 e já participou de 18 mundiais. O primeiro foi o de 1934, onde foi organizadora e campeã.

Nessa polêmica copa, rodeada de propagandas fascistas na mão de Benito Mussolini, a Itália pôde demonstrar que era a melhor equipe europeia após vencer na final a Tchecoslováquia por 2 a 1, no Estádio Nacional de Roma.

Na edição seguinte (França 1938), voltaram a vencer, dessa vez por 4 a 2 na final contra a Hungria. Essa Copa do Mundo foi peculiar porque a maioria das equipes participantes eram europeias (com exceção do Brasil, de Cuba e das Índias Orientais Neerlandesas).

Muitos anos e várias edições precisaram passar para que a Itália voltasse a ser coroada campeã. O terceiro título chegou na Espanha 1982, mais precisamente no mítico Estádio Santiago Bernabéu de Madri, após um placar de 3 a 1 contra a Alemanha Ocidental.

Seleções com mais copas do mundo de futebol

Itália campeã do mundo na Alemanha 2006. Imagem: Bolavip.

O quarto e último título – até o momento – foi no mundial da Alemanha de 2006. Certamente, todos se lembram da final entre a Itália e a França, na qual um irritado Zidane deu uma cabeçada em Mateo Materazzi.

Após empatar em 1 a 1 – os gols foram justamente desses dois jogadores –, a Itália venceu por 5 a 3 nos pênaltis. Além disso, a Itália ficou em segundo lugar no México em 1970, após perder a final contra o Brasil por 4 a 1.

3. Alemanha (4)

Embora compartilhem a mesma quantidade de copas do mundo com a Itália, os alemães – que participaram de 19 torneios – conseguiram o seu primeiro título bem depois dos azzurros: em 1954. No Estádio Wankdorf de Berna, venceram de 3 a 2 da Hungria, com dois gols de Rahn e um de Morlock.

O segundo título seria em 1974, quando foram organizadores do mundial. A final foi disputada no Estádio Olímpico de Munique e os donos da casa venceram por 2 a 1 dos Países Baixos.

Na Itália em 1990, chegaria o terceiro título para a Alemanha. Em um encontro mais do que apertado e com um gol de pênalti aos 85 minutos, ela venceu a Argentina por 1 a 0 – que, aliás, havia roubado o seu título em 1986 – no Estádio Olímpico de Roma.

Seleções com mais copas do mundo de futebol

Como se fosse um deja vú, ambas as seleções voltaram a se enfrentar na Copa do Brasil de 2014. Com resultado idêntico, ainda que não nos pênaltis e sim na prorrogação, os alemães venceram os argentinos no Maracanã.

Por fim, além dos quatro títulos, a Alemanha foi vice-campeã na Inglaterra em 1966, na Espanha em 1982, no México em 1986 e na Coreia-Japão em 2002.

Finalmente, para complementar a lista de seleções com mais copas do mundo de futebol, não podemos deixar de lado o Uruguai, a Argentina e a França (dois cada um), a Inglaterra e a Espanha (um por equipe).

  • Combe, E. La historia de Brasil, el único pentacampeón al ganar el Mundial 2002. Depor. Enero de 2018. https://depor.com/futbol-internacional/mundial/copa-mundial-futbol-historia-brasil-unico-pentacampeon-ganar-copa-mundo-2002-59540/
  • Líbero. La verdadera razón del cabezazo de Zidane a Materazzi en el Mundial 2006. Julio de 2019. https://libero.pe/futbol-internacional/1494702-cabezazo-zidane-materazzi-francia-italia-final-mundial-alemania-2006