Os maiores artilheiros da história do futebol
Provavelmente eles são os jogadores mais conhecidos dos seus times, aqueles que provocaram sorrisos e gritos em quase todos os jogos. Hoje, queremos prestar uma homenagem aos maiores artilheiros da história. A maioria deles está aposentada, mas dois ainda estão em atividade e podem continuar marcando.
Quem são os maiores artilheiros da história?
Sem dúvida, os gols marcados pelo nosso próprio time são os mais lembrados, mas também ficaram na história aqueles que foram marcados por jogadores de destaque, diferentes dos demais. Os maiores artilheiros da história do futebol são exatamente assim: especiais. Por isso, a seguir, vamos prestar uma homenagem a eles:
1. Josef Bican (805)
Este austríaco nascido em 1913 tem a marca do maior número de gols oficiais marcados na história do esporte, com uma média que será muito difícil de igualar: Bican marcou quase 1,5 gols por jogo entre 1928 e 1956. Se também contarmos os amistosos, Bican tem quase 1500 gols marcados.
Imagem: Balón Latino.
Durante a sua carreira profissional, jogou 483 partidas em seis equipes: Rapid de Viena, Admira Wacker Modling (Áustria), Slavia Praha, Viktovické Zelezarny, Skoda Hradec Kralove e Dynamo Praha (República Tcheca).
Ele também fez parte da seleção nacional da Áustria entre 1933 e 1937 e da Tchecoslováquia de 1938 a 1950.
2. Romário (772)
Este brasileiro, jogador de 1985 a 2009, é o segundo maior artilheiro da história. Iniciou a sua carreira no Vasco da Gama, onde marcou 266 gols em 10 temporadas. Então, assinou com o PSV Eindhoven da Holanda (5 temporadas, 129 gols) e com o Barcelona (menos de 2 temporadas, 39 gols).
Imagem: Diario As Argentina.
Ele voltou ao Brasil para jogar pelo Flamengo e depois passou pelo Valencia, Fluminense, Al-Sadd do Qatar, Miami FC e Adelaide United da Austrália. Ele encerrou a sua carreira na segunda divisão brasileira, pelo América F.C. Romário tem uma média de 0,78 gols por jogo.
3. Pelé (767)
Edson Arantes do Nascimento é o nome de um dos melhores jogadores de futebol da história, mas todos o conhecemos como Pelé. Além de ter sido uma estrela em campo, ele também é um dos maiores artilheiros da história.
Imagem: AS USA.
Sua estreia profissional foi no Santos, onde jogaria nada menos do que 19 temporadas. Com 647 gols em 665 jogos, ele teve uma média de quase um gol por jogo.
Ele também jogou no New York Cosmos, onde marcou 37 gols em 64 jogos. Além disso, também devemos adicionar os 26 gols pela Seleção Brasileira, em competições continentais e mundiais.
4. Ferenc Puskas (746)
Nascido em Budapeste, em 1927, este artilheiro húngaro-espanhol está em quarto lugar entre os maiores artilheiros da história do futebol. O Comandante galopante estreou em 1943 no Kispesti, na sua cidade natal, e depois seguiu para o Honved. Em 1958, ele assinou com o Real Madrid, onde encerraria a sua carreira em 1966.
Imagem: Hungary Today.
Ele também jogou duas Copas do Mundo, uma com a seleção da Hungria (em 1954, marcando quatro gols) e outra com a da Espanha (em 1962, sem gols). Puskas teve uma média de pouco mais de um gol por jogo.
5. Gerd Müller (735)
Este ex-jogador de futebol alemão nascido em 1945 é um dos melhores atacantes da história. Marcou 735 gols oficiais, mas, se somássemos os marcados em amistosos, esse número seria o dobro.
Além disso, ele também estabeleceu um recorde em 1972, com o maior número de gols marcados em um ano: 85. Foi superado apenas em 2012 por Lionel Messi, que marcou 91.
Imagem: bundesliga.com
Müller jogou a maior parte de sua carreira no Bayern de Munique, onde marcou 568 gols em 611 jogos. Aposentou-se em 1981 no Fort Lauderdale Strikers, nos Estados Unidos. Além disso, também fez parte da seleção alemã, marcando gols em duas Copas do Mundo (México 1970 e Alemanha 1974).
No sexto lugar no ranking dos maiores artilheiros da história está o português Cristiano Ronaldo, que estreou em 2002 e já possui 712 gols em 989 jogos (média de 0,72).
Enquanto isso, o sétimo colocado é o argentino Lionel Messi, com 688 gols em 843 jogos (sua média é de 0,82 por jogo). Ambos são os únicos que continuam em atividade dentro do top 15, de modo que eles ainda podem superar, e muito, os jogadores acima deles na lista.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Canal 1 – ¿Destronará al rey? Messi va por el récord más famoso de Pelé en 2020 – Enero 2020 – https://noticias.canal1.com.co/deportes/lionel-messi-va-por-el-record-mas-famoso-de-pele-en-2020/
- Levinsky, S. La historia de Josef Bican, el dueño de la marca “imposible” que Cristiano Ronaldo y Messi quieren alcanzar – INFOBAE – Octubre 2019 – https://www.infobae.com/america/deportes/2019/10/21/la-historia-de-josef-bican-el-dueno-de-la-marca-imposible-que-cristiano-ronaldo-y-messi-quieren-alcanzar/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.