Os 6 maiores estádios do mundo

27 de novembro de 2019
Os maiores estádios do planeta têm capacidade para mais de 90.000 espectadores... E ficam 100% lotados! No entanto, alguns deles não são tão famosos no Ocidente.

Alguns estádios são mais conhecidos internacionalmente do que outros e já receberam mais eventos famosos. No entanto, outros possuem recordes de capacidade e também merecem destaque. No artigo a seguir, vamos mostrar quais são os maiores estádios do mundo. Quantos deles você conhece?

Quais são os maiores estádios do mundo?

Ao ver este ranking com os maiores estádios do mundo, você ficará surpreso porque alguns deles são um pouco desconhecidos, pelo menos para o Ocidente. Você certamente vai querer conhecê-los!

1. Estádio Rungrado 1º de Maio

Tem um nome um pouco extenso, assim como a sua capacidade: nada menos do que 114.000 espectadores. Até o momento, é o maior estádio do mundo e está localizado na cidade de Pyongyang, na Coreia do Norte. Possui oito andares e 16 coberturas arqueadas que simulam as pétalas de uma flor.

O Rungrado 1º de Maio foi batizado dessa maneira por duas razões. Por um lado, Rungrado significa ‘Ilha de Rungra’, onde ele está localizado.

Os maiores estádios do mundo

Imagem: Revista Costos.

Por outro lado, o 1º de Maio é uma homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores. Embora você possa pensar que ele seja ultramoderno, na verdade, ele foi construído em 1989 e, além do campo de futebol, ele é usado para provas de atletismo.

2. Michigan Stadium

A casa dos Wolverines de Michigan, nos Estados Unidos, é um dos maiores estádios do mundo, com capacidade para 107.601 espectadores.

Nele, são disputados jogos de futebol americano, mas ele chamou a atenção do mundo em 2014, quando o Real Madrid e o Manchester United se enfrentaram na International Champions Cup (torneio amistoso).

Os maiores estádios do mundo

O Michigan Stadium pertence à Universidade local e foi construído em 1927, embora tenha sido ampliado em 2010.

3. Camp Nou

Não é apenas um dos maiores estádios, mas também um dos mais famosos do mundo. A casa do F.C. Barcelona tem capacidade para 99.354 espectadores e é considerado um dos estádios de elite pela UEFA.

Os maiores estádios do mundo

O Camp Nou – campo novo, em catalão – foi inaugurado em 1957 e está localizado no distrito de Les Corts, na cidade de Barcelona. Além disso, já sediou vários jogos internacionais da seleção espanhola, a Eurocopa de 1964, a Copa do Mundo da FIFA de 1982, a final da Copa da Europa e a Copa dos Campeões da Europa.

4. Soccer City

Neste estádio, com capacidade para 94.736 pessoas, são disputadas partidas oficiais da seleção de futebol da África do Sul, bem como do clube Kaizer Chiefs. O Soccer City está localizado na cidade de Joanesburgo e foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2010, um ano após a sua reforma (havia sido inaugurado em 1989).

Estádio da África do Sul

No Soccer City, também ocorreram eventos musicais, com apresentações de artistas como U2, Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, Michael Jackson e Metallica.

5. Rose Bowl Stadium

Em breve, o Rose Bowl completará 100 anos de vida – foi inaugurado em 1922 – detendo o título de um dos maiores estádios do mundo, com capacidade para 92.542 espectadores.

Localizado em Pasadena, Los Angeles (Califórnia), ele atualmente é a casa de equipes esportivas da Universidade local (conhecidos como UCLA Bruins), mas em sua longa história ele já recebeu provas de atletismo de dois Jogos Olímpicos (1932 e 1984), o Super Bowl, a Copa do Mundo de Futebol de 1994 e a Copa Ouro da CONCACAF.

6. Wembley

Não é apenas um dos maiores estádios do mundo, mas também um dos mais míticos. O estádio de Wembley fica em Londres e foi inaugurado em 2007, no mesmo local em que o estádio ‘antigo’ estava localizado, datado de 1923. Nele, foram disputadas várias provas dos Jogos Olímpicos de 2012.

Estádio de Wembley

Com capacidade para 90.000 espectadores, é de propriedade do governo inglês e abriga os jogos da seleção desse país. Também foi usado pelo Tottenham Hotspurs durante a construção do seu estádio, para partidas de futebol americano e para concertos de música.

Para montar o top 10 dos maiores estádios do mundo, também devemos nomear o Gelora Bung Karno (Jacarta, Indonésia, para 88.306 espectadores); o Bukit Jalil (em Kuala Lumpur, Malásia, para 87.411 pessoas); o Azteca (Cidade do México, para 87.000 espectadores); e o icônico de Lusail (no Catar, para 86.000 pessoas, que ainda está em construção). E então, de qual deles você mais gosta?

  • Harrington, P. J. (2004). Building Wembley – A stadium for the future. Concrete (London).