O sistema de divisões no futebol espanhol

15 de outubro de 2019
Quando a temporada de futebol termina, várias equipes sobem e descem de categoria. Como é o processo e o que é levado em consideração para determinar os times que caem?

Todos nós vemos, ou ficamos sabendo por tabela, sobre as diferentes divisões nas quais equipes ou clubes profissionais de futebol competem. Muitos inclusive sofrem ao ver o clube do coração ser rebaixado. Hoje vamos entender como funciona a lógica das divisões no futebol espanhol.

O sistema de divisões no futebol profissional

A cada ano, após a conclusão de todas as datas do calendário do futebol, ocorrem mudanças de categoria entre os clubes que disputam a liga espanhola de futebol. De acordo com a sua trajetória em cada temporada, uma equipe pode subir ou descer de divisão.

Essa organização hierárquica dinâmica permite manter um alto grau de competitividade em todas as categorias do futebol espanhol.

Como todas as categorias estão interconectadas em um sistema dinâmico, os clubes que obtêm os melhores resultados ascendem e substituem na divisão superior aqueles que obtêm as pontuações mais baixas e que devem descer de categoria.

O número exato de clubes que descem e sobem a cada temporada varia de acordo com a categoria. Além disso, cada país pode determinar as diretrizes de seu sistema de divisões, de acordo com as particularidades do futebol nacional.

Quando olhamos para a primeira e a segunda divisão do futebol espanhol, o sistema de divisões é relativamente simples. Ele depende diretamente dos resultados obtidos a cada temporada. No entanto, a partir da segunda divisão B, a dinâmica se torna um pouco mais complexa.

Subida e descida de categoria em La Liga 

A dinâmica de categorias na Espanha visa recompensar a regularidade dos clubes e, consequentemente, incentivá-los a manter um alto nível de competitividade. A seguir, explicaremos como é a dinâmica específica de cada divisão do futebol espanhol.

Sucessos e declínios de categoria em La Liga

As duas divisões do futebol espanhol

Atualmente, um total de 20 clubes disputam aprimeira divisão do futebol espanhol. Para cumprir o calendário de cada temporada, todos os clubes pertencentes à mesma divisão devem se enfrentar. A ordem desses confrontos será determinada pelos sorteios da Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

Em cada uma dessas partidas, as equipes somarão uma certa quantidade de pontos, dependendo do resultado obtido (vitória, derrota ou empate). Além disso, os gols a favor e contra são computados, uma vez que o saldo de gols pode ser usado como um diferencial para determinar as posições na classificação.

No final de cada temporada, os três clubes da primeira divisão que obtiveram as piores pontuações devem descer para a segunda divisão, da qual os três times vencedores subirão para a categoria mais importante da Liga Espanhola.

Como são definidos os clubes que sobem à primeira divisão?

A dinâmica da promoção para a primeira divisão é um pouco diferente da de descida direta. As duas equipes que obtiverem mais pontos na segunda divisão podem subir diretamente para a primeira.

No entanto, o terceiro vencedor não é definido diretamente pela pontuação, mas será definido pelo playoffPara conquistar o lugar desejado na elite da liga espanhola, as equipes que obtiverem o terceiro, quarto, quinto e sexto lugar durante a temporada jogarão um pequeno torneio que é popularmente conhecido como playoff .

Como são definidos os clubes que sobem à Primeira Divisão?

A segunda divisão do futebol espanhol

Atualmente, 22 clubes competem na segunda divisão do futebol espanhol. Conforme explicado, três deles sobem a cada temporada para a primeira, mas quatro equipes devem ser rebaixadas e jogar a próxima temporada na segunda divisão.

A descida para a segunda divisão é definida por pontuação e não há playoff . Portanto, as equipes que obtiverem as piores pontuações (posições 19, 20, 21 e 22 do ranking) devem descer diretamente.

Finalmente, a organização da segunda divisão B é mais complexa, pois competem 80 clubes divididos em quatro grupos diferentes. Para definir as quatro equipes que sobem no final da temporada, os quatro primeiros classificados de cada grupo jogam um torneio reduzido semelhante ao disputado para subir de categoria.

  • Liga de Primera División española. 2019. Extraído de: https://www.laliga.es/laliga-santander
  • Reglamento General Federación Española de Fútbol. 2013. Extraído de: https://www.rfef.es/sites/default/files/pdf/circulares/RG%201314.pdf