Uma análise do jogador Matt Ryan da NFL

9 de julho de 2019
A NFL está cheia de jogadores que marcaram uma era em suas equipes. Sem dúvida esse é o caso de Matt Ryan, um quarterback histórico do Atlanta Falcons.

Mathew Thomas Ryan é um jogador profissional da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos. Ele atua na posição de zagueiro desde a época da faculdade. Neste artigo, faremos uma análise sobre Matt Ryan e todas as suas realizações esportivas.

Os primórdios de Matt Ryan

Também conhecido como ‘ Matty Ice‘, esse quarterback começou a praticar esportes quando era muito jovem e estudava em sua terra natal, Filadélfia. Lá, ele ganhou o prêmio All-East. Em seguida, após o fim dos estudos, continuou sua carreira esportiva na Universidade de Boston, onde permaneceu de 2004 a 2007.

Pouco depois de se juntar à equipe, ele foi nomeado quarterback devido à lesão de um companheiro de equipe. No entanto, não foi uma decisão ruim. Ryan não decepcionou seu técnico e seus colegas, pois demonstrou sua excelente técnica e qualidade de jogo.

No ano de 2006 ele já estava muito envolvido na equipe. Jogou 11 dos 12 jogos da temporada, completou 254 dos 398 passes e marcou 17 touchdowns. Ele foi nomeado o melhor jogador ofensivo em três ocasiões e estabeleceu várias marcas pessoais.

Apesar de ter lesionado o pé e o tornozelo, ele perdeu apenas um jogo. E, além disso, ainda quebrou um recorde que estava em vigor desde 1968: 40 passes completos.

Em sua última temporada na Universidade de Boston, em 2007, ele completou 32 dos 52 passes e fez 5 touchdowns.

Dessa forma, continuou a cultivar suas próprias marcas. Em seus quatro anos no time, sem dúvida o último foi o mais lembrado. O motivo disso são seus prêmios e destaques, que incluem um prêmio de jogador do ano.

Matt Ryan cumprimentando público
Imagem: USA Today’s FTW.

Início da carreira profissional

Depois de ganhar muitos prêmios e distinções, o Atlanta Falcons assinou contrato com Matt Ryan durante o draft de 2008. Desde então ele continua jogando no time, o que trouxe muitas satisfações. Suas conquistas incluem um segundo lugar na temporada de 2016, mas não vamos adiantar as surpresas…

O contrato que uniu Ryan aos Falcons fez dele o quarto quarterback mais bem pago da história da NFL. Além das controvérsias que isso desencadeou, já que o jogador não era profissional, a verdade é que em nenhum momento ele atuou abaixo das expectativas. Dessa forma, fez valer os 72 milhões de dólares investidos nele!

Entre seus recordes e conquistas, podemos destacar que ele foi o primeiro quarterback novato a jogar mais de 3.000 jardas em uma temporada no Atlanta Falcons. Com relação a esse parâmetro, também foi o décimo a nível nacional.

Após vários anos de tentativas, os Falcons finalmente fizeram os playoffs em 2008, em parte graças a Matt Ryan. Eles repetiram esse feito quatro vezes mais – 2010, 2011, 2012 e 2016, sempre comandado por ele. Assim, Ryan mostrou que o valor de seu contrato pode ter sido pequeno para o que ele vale.

Superbowl de 2016

Sem dúvida a maior conquista como jogador profissional de Matt Ryan foi ter alcançado o Super Bowl, o último jogo da temporada da NFL, na temporada de 2016.

A equipe fazia parte do grupo NFC do Sul junto com os Tampa Bay Buccaneers, o New Orleans Saints e o Carolina Panthers. Além disso, depois de ser o primeiro em sua divisão, ele ganhou de 36 a 20 do Seattle Seahawks na divisão, e do Green Bay Packers de 44 a 21 no campeonato.

uma análise do jogador Matt Ryan
Imagem: nfl.com

Os rivais do Superbowl seriam os New England Patriots, de quem perderam de 34 a 28 na final. Mas mesmo assim Matt Ryan foi coroado o “jogador mais valioso da temporada” e o “melhor jogador ofensivo do ano”.

Além disso, eles o escolheram dentro da equipe All-Pro – que seleciona o melhor de cada posição – e considerado “jogador da semana” em três oportunidades.

Não há dúvida de que Matt Ryan será lembrado para sempre como um dos homens mais icônicos dos Atlanta Falcons. Hoje com 33 anos, ele ainda tem alguns anos para mais títulos e reconhecimentos.