Conheça histórias de rivalidade no esporte

9 de fevereiro de 2020
As rivalidades no esporte existem desde que o homem compete por uma medalha ou um título. E algumas delas também são mantidas fora do campo ou da quadra!

Existem centenas de anedotas sobre atletas e seus “arqui-inimigos”, dentro e fora das competições. Por isso, neste artigo queremos falar sobre as mais famosas histórias de rivalidade no esporte.

Quais são as maiores histórias de rivalidade no esporte?

Há rivalidades no futebol, no boxe, no tênis ou no basquete… As rivalidades no esporte estão presentes há décadas, e muitas delas continuam sendo lembradas e, além disso, algumas até mesmo se encontram “em vigor”. Preste atenção nessas curiosas histórias:

1. Andre Agassi e Pete Sampras

Esses dois ex-tenistas dos Estados Unidos protagonizaram um dos tantos duelos na história do esporte. De acordo com Agassi, a sua carreira teria sido pior sem Sampras. A rivalidade se refletia não apenas no esporte, nas quadras e nas partidas durante os anos noventa, mas também em relação às personalidades de ambos os esportistas.

Histórias de rivalidades no esporte

Imagem: Tennis World Usa.

Agassi representava a total rebeldia, com o seu cabelo loiro – o corte típico da época –, enquanto Sampras parecia estar sempre impecável, até mesmo depois de vários saques e drives. A agressividade de André versus a elegância de Pete ficarão guardadas na nossa memória para sempre.

2. Muhammad Ali e George Foreman

Já se passaram vários anos desde que esses boxeadores se enfrentaram no ring, mas a história da sua rivalidade continua vigente. Ali e Foreman são considerados dois dos melhores pugilistas do mundo, mas desde 1974 parece que a lenda de um acompanha a lenda do outro.

Histórias de rivalidades no esporte

Imagem: Youtube Jeff Jackson.

Foi assim devido a uma das lutas mais relembradas, conhecida como “rumble in the jungle”, realizada na República do Congo. Trata-se não apenas da primeira disputa pelo título dos pesos pesados na África, mas também do começo de uma história de rivalidade no boxe. Todos já vimos a imagem de Ali nocauteando Foreman no oitavo assalto!

3. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo

Para que vocês não pensem que as rivalidades no esporte são antigas, mas continua crescendo cada dia mais. Embora ela tenha sido alimentada pela imprensa e pela eterna disputa entre o Barça e o Real Madrid, o certo é que hoje em dia os fãs de futebol se definem entre os seguidores de “Lio” e aqueles que preferem o CR7.

Histórias de rivalidades no esporte

Imagem: bleacherreport.com

Talvez isso se deva também ao fato de que nunca antes pudemos admirar dois excelentes futebolistas se enfrentando em tantas ocasiões. Até o momento, ambos são os que têm mais bolas de ouro, gols e títulos.

4. Larry Bird e Magic Johnson

Passamos agora a falar de uma rivalidade dos anos oitenta no seio da NBA, a liga mais importante de basquete do mundo. Bird jogava pelos Boston Celtics (da Conferência Leste) e Johnson, pelos Los Angeles Lakers (Oeste). Os seus enfrentamentos ficaram marcados para todos os fãs desse maravilhoso esporte.

NBA lakers e celtics

Imagem: CNN International.

Eles se enfrentaram em três finais: duas delas foram vencidas por Magic (1985 e 1987) e uma foi para Bird (1984). Mas atenção, já que essa rivalidade só era vista nos estádios… Fora deles, eles eram bons amigos.

5. Valentino Rossi e Marc Márquez

Talvez Marc nunca tenha imaginado que seria rival de um dos seus maiores ídolos… Mas o esporte é tão bonito que nos oferece esse tipo de história. E o melhor de tudo é que essa rivalidade continua ativa no mundo do motociclismo.

Trata-se de dois dos melhores pilotos do MotoGP, que somam no total 17 campeonatos (nove para o italiano e oito para o espanhol). Eles se enfrentam em cada volta como se fosse a última!

Marquez e Rossi

Imagem: Autosport.

6. Rafael Nadal e Roger Federer

Finalmente, para terminar essa lista de histórias de rivalidade no esporte, não podemos deixar de lado as disputas que acontecem dentro da quadra entre esse espanhol e esse suíço, os melhores do mundo.

Ambos os tenistas “repartem” os Grand Slams (Federer tem 20 e Nadal tem 19, na capa deste artigo) e, além disso, são sempre os maiores vencedores de todos os torneios.

A primeira vez que eles se enfrentaram foi em 2004, quando um jovem Rafael venceu o experiente Roger. Até o momento, eles já disputaram 33 partidas, das quais 23 foram vencidas por Nadal.

Outras rivalidades do esporte que merecem ser destacadas são: Arnold Palmer – Jack Niklaus (golfe), John McEnroe – Bjorn Borg (tênis), Anatoli Karpov – Garri Kasparov (xadrez), Alain Prost – Ayrton Senna (automobilismo), Martina Navratilova – Chris Evert (tênis), Fausto Coppi – Gino Bartali (ciclismo), Niki Lauda – James Hunt (automobilismo), Mike Tyson – Evan Holyfeld (boxe) e Lewis Hamilton – Nico Rosberg (automobilismo).

Imagem da capa cortesia de atptour.com

  • Matt Tench and Jamie Jackson. 2002. The top 10 greatest rivalries in the history of sport. https://www.theguardian.com/observer/osm/story/0,,822392,00.html
  • Mario Bou Debes. 2018. 10 of the Greatest Individual Rivalries in Sports History. http://www.mindrevolt.org/10-of-the-greatest-individual-rivalries-in-sports-history