Anfield do Liverpool, um estádio que vale a pena visitar

29 de março de 2020
O Anfield do Liverpool é um dos estádios que você não pode perder se for um fã do futebol ou se estiver visitando a cidade dos Beatles.

Sem dúvida, este é um dos estádios mais importantes da Inglaterra. Anfield é a casa do Liverpool, embora no começo tenha abrigado outras equipes. Contaremos tudo sobre esse local no artigo a seguir.

História do Anfield, um dos estádios mais antigos

O ano de 1884 marca a história esportiva da abertura do estádio Anfield. Originalmente, esse local era usado por Everton, que pagava aluguel ao proprietário do local, John Orrell, um cervejeiro local. A primeira construção tinha capacidade para 8.000 pessoas.

Em 1891, Orrell vendeu sua propriedade a John Houlding, que seria o fundador do LiverpoolO novo proprietário aumentou o valor do aluguel e Everton se recusou a pagá-lo, então ele se mudou para Goodison Park.

Como o estádio agora estava vazio, ele não teve ideia melhor do que criar seu próprio time para usá-lo. Foi assim que o Liverpool Association Football Club foi formado, participando do seu primeiro jogo em 1892, com uma grande vitória por 7-0 contra o Rotherdam.

Através da liga, o Estádio Anfield foi usado pela primeira vez em 1893, com 5.000 pessoas como testemunhas. Dois anos depois, uma nova arquibancada foi construída para 3.000 fãs – o atual Main Stand – com uma frente vermelho e branco. Em 1903, outros degraus de madeira e ferro foram adicionados ao Anfield.

Após o segundo campeonato do Liverpool em 1906, uma terceira arquibancada, chamada Spion Kop por um jornalista local, teve que ser anexada em homenagem à colina sul-africana, onde muitos dos soldados originais da cidade morreram durante as guerras dos Bôeres.

História do Anfield, um dos estádios mais antigos

Até 1928, não houve modificações. Naquele ano, o Kop foi redesenhado e ampliado. Então, em 1957, um sistema de iluminação elétrica foi instalado, enquanto em 1963 a antiga arquibancada da Kemlyn Road foi substituída por um cantilever para abrigar 6.700 pessoas.

Dez anos depois, a Main Stand foi demolida para instalar uma nova e maior. Em 1992, a arquibancada da Kemlyn Road passou a ter dois níveis. Essa obra foi pensada há muito tempo, mas algo curioso aconteceu: duas senhoras que moravam naquela rua se recusaram a se mudar para permitir as obras.

Quando uma delas morreu, a outra concordou em sair e a construção foi finalmente concluída. Dois anos depois, com os regulamentos da FIFA em que todos os participantes devem ficar sentados, a capacidade dessas arquibancadas foi drasticamente reduzida.

Passeando pelo Anfield, estádio do Liverpool

Sem dúvida, é impressionante que este estádio esteja presente há mais de 130 anos no local. Portanto, se você planeja viajar para a Inglaterra e, mais precisamente, para Liverpool, não pode deixar de fazer uma visita ao Anfield.

Existem diferentes tipos de passeios, incluindo o Stadium Tour ou o Matchday Tour, que ocorre em dias de jogo. O primeiro é o mais comum para os turistas.

A primeira visita do dia é 10 da manhã e a última 3 da tarde. Elas duram cerca de uma hora e meia. Outra opção é ir sozinho ao museu, que fecha às 17h. Observe que o passeio é sempre em inglês, embora um guia em áudio em espanhol esteja disponível nos finais de semana.

Passeando pelo estádio do Liverpool

Uma boa ideia é visitar o museu primeiro e depois fazer o tour. O acesso é feito pela tribuna Kop, onde é possível ver fotos e objetos sobre a história do clube e também dos principais jogadores que vestiram a camisa dos Red.

Também há espaço para os treinadores e, claro, para as diferentes taças que o Liverpool ganhou. Além disso, você não pode perder a menção do hino, You’ll never walk alone – Você nunca caminhará sozinho – e enormes tributos a duas tragédias do futebol: Hillsborough e Heysel.

Depois que o passeio pelo museu terminar, o próximo passo é fazer o tour. O guia leva os visitantes por diferentes setores do estádio Anfield, começando pelas arquibancadas mais altas. Também passa pelos túneis, vestiário dos jogadores, sala de imprensa e campo de jogo.

Fã do Liverpool ou não, fã da Premier League ou não, fã de futebol ou não, todos deveriam visitar o Anfield pelo menos uma vez na vida. É um lugar maravilhoso e cheio de histórias em todos os seus cantos!

  • Anfield. LFC History. https://www.lfchistory.net/Articles/Article/47
  • Cantore, A. La leyenda de The Kop, la histórica tribuna que empujó a Liverpool a otra hazaña histórica. La Nación. Mayo 2019.  https://www.lanacion.com.ar/deportes/futbol/anfield-the-kop-liverpool-champions-nid2245396