Aventureiro de primeira viagem? Saiba o que você precisa para fazer uma trilha

· 8 de agosto de 2018
Sair para fazer uma trilha e conhecer parte da natureza é uma ótima maneira de se exercitar, ser saudável e eliminar o estresse. Se seguirmos algumas diretrizes, estaremos preparados para enfrentar qualquer problema que possa surgir ao longo do caminho.

Fazer uma trilha ou caminhar, também conhecido como trekking, é um dos esportes mais populares devido aos seus reconhecidos benefícios por ser praticado ao ar livre e cercado pela natureza. Se você já faz parte deste grupo ou se planeja aderir a esta tendência, nós lhe diremos tudo o que você precisa saber para fazer uma trilha sem problemas ou sustos.

Se vai fazer uma trilha não se esqueça…

Dependendo do tempo que a rota vai durar, há algumas coisas extras que você pode precisar. Mesmo se você vai fazer uma trilha por pouco tempo, ainda há algumas necessidades. Usando o bom senso, podemos determinar o que é ou não necessário.

Com isso em mente, agora falaremos sobre os elementos que consideramos essenciais ao caminhar e realizar trilhas.

Objetos essenciais para trekking como casaco, canivete e documento.

Roupa de montanha

Embora muitos decidam colocar um simples agasalho quando vamos fazer uma trilha, roupas de montanha são mais recomendadas porque elas estão prontas para fazer você se sentir confortável, proteger suas pernas e braços no caso de enganchar em plantas, proteger de mosquitos e até mesmo podem ser a prova d’água…

Além disso, entre essas roupas há diversas opções dependendo do clima. Por exemplo, se é verão geralmente não há problema, a roupa deve ser leve. Mas se é outono ou inverno, roupas que não são especializadas neste esporte serão muito pesadas e podem não fornecer o calor que você precisa.

Roupas de inverno para trilhas são projetadas para dar o calor necessário, para ser o mais leve possível e, desta forma, fazer você se sentir confortável. Andar em uma montanha com roupas que nos fazem sentir confinado pode ser muito complicado.

Calças moduláveis também são muito úteis ao realizar este esporte. Andar a pé pode nos aquecer e, se também estiver com um bom tempo, talvez precisemos tirar algumas roupas. Com um zíper simples, você pode remover metade delas e transformá-las em shorts que permitirão que você ande mais leve e confortável.

Botas

As botas são parte essencial do guarda-roupa, e as especializadas em trekking possuem um bom sistema de aderência, ventilação e segurança. Muitos delas também são à prova d’água, então você não precisa se preocupar se for surpreendido por uma chuva.

Mochila

Escolha uma mochila leve, mas resistente, e não compre uma maior do que você pode carregar quando estiver cheia.

Menina com uma mochila fazendo trekking no topo da montanha

Se a trilha durar mais de um dia, dentro dela você deve ter um saco de dormir, uma manta térmica, lanterna, bússola, água e comida suficiente para os dias que você vai estar caminhando. Comprimidos de purificação de água, remédios, faca e carregadores externos para o telefone também podem ser necessários. Óculos de sol, protetor solar, repelente e um apito são outras ferramentas que serão muito úteis para você.

Barraca para acampamento

Se as suas rotas de caminhada durarem mais de um dia, leve consigo uma barraca resistente à chuva e ao vento, porque você nunca sabe o que pode surpreendê-lo na montanha. Escolha bem o tamanho dependendo se você vai sozinho ou acompanhado.

Grupo fazendo trekking no campo

Bastão para Trekking

Você pode ter visto alguns idosos andarem com esses bastões que parecem de esqui, e pensar em ter um pode parece ridículo. Mas não é. Dependendo da distância e duração do percurso, quando o cansaço chegar esses bastões podem ser muito sutis para dar uma mão, especialmente nas subidas.

Documentação

Não se esqueça de levar sua documentação com você ao fazer uma trilha, e também um pouco de dinheiro. Você pode não precisar deles, mas caso você se perca, eles podem ser muito úteis.

Certamente você já tem em mente tudo o que precisa para fazer uma trilha. Pronto para se jogar na aventura?