Os atletas com mais medalhas olímpicas

22 de junho de 2019
As medalhas olímpicas são uma demonstração não só de superioridade esportiva, mas também de sacrifício e dedicação. Por isso, os atletas que possuem pelo menos uma merecem o nosso reconhecimento. Estes são os que mais ganharam medalhas até agora.

Sabemos que o nadador Michael Phelps leva todos os recordes, tanto em número de medalhas olímpicas quanto em prêmios na mesma edição. No entanto, ele não é o único atleta que vale a pena ser mencionado por suas apresentações nos Jogos Olímpicos. Vamos falar sobre alguns deles neste artigo.

Quem são os atletas com mais medalhas olímpicas?

Na lista a seguir, vamos falar sobre os atletas que mais alcançaram medalhas olímpicas no total. Vale a pena ressaltar que não estamos contando apenas as de ouro, mas também as de prata e de bronze. Estes são os nomes de maior destaque:

1. Michael Phelps (natação)

A menos que algum atleta de outro planeta nos surpreenda, será muito difícil para alguém ultrapassar as marcas do nadador americano Michael Phelps. Ele tem nada mais nada menos do que 23 medalhas de ouro, além de 3 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze, o que lhe dá um total de 28 medalhas olímpicas.

E seus recordes não param por aí. Este nadador, que anunciou a sua aposentadoria depois dos Jogos do Rio 2016, conquistou oito medalhas de ouro nos Jogos de Pequim de 2008; ele se tornou assim o maior medalhista em uma única edição. Ele também alcançou marcas que ainda não foram superadas por nenhum outro nadador.

2. Larissa Latynina, a mulher com mais medalhas olímpicas

Participou dos Jogos Olímpicos desde Melbourne 1956 até Tóquio 1964 (três edições), de tal forma que ela conseguiu 18 medalhas olímpicas nesse período: 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.

Latynina nasceu na antiga União Soviética em 1934 e se aposentou em 1966, aos 31 anos de idade. Até Londres 2012, ela era a atleta com mais medalhas da história; quem a destronou foi, precisamente, Michael Phelps.

Larisa Latynina, a mulher com mais medalhas olímpicas

Imagem: Marca.

3. Nikolai Andrianov (ginástica)

Embora tenha ‘apenas’ 7 medalhas de ouro, o falecido atleta soviético conseguiu um total de 15 medalhas em suas apresentações nos Jogos Olímpicos (Munique, 1972, Montreal, 1976 e Moscou, 1980).

Completam as suas conquistas 5 de prata e 3 de bronze, que ele conquistou nas provas de solo, salto, argolas, por equipe e individuais.

Nikolai Andrianov

Imagem: NY Times.

4. Boris Shajlín (ginástica)

Outro ginasta soviético – eles têm domínio absoluto neste esporte – que, durante sua carreira olímpica, ganhou 14 medalhas, oito delas de ouro; as demais são 4 de prata e 2 de bronze. Ele participou das edições de Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964.

5. Edoardo Mangiarotti (esgrima)

Não só é um dos principais medalhistas olímpicos, como também é um dos atletas que participou em mais edições dos jogos (cinco, entre Berlim 1936 e Roma 1960). Filho de um esgrimista internacional, ele competia em duas modalidades: florete e espada.

O melhor espadachim de todos os tempos ganhou 6 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze, com um total de 13 medalhas. Ele se aposentou em 1961 e morreu em 2012, aos 93 anos.

6. Paavo Nurmi (Atletismo)

Existem vários medalhistas olímpicos que têm 12 medalhas na sua coleção. No entanto, ‘o finlandês voador’ (como era conhecido) foi quem alcançou mais medalhas de ouro (acumulou 9). Completam a sua coleção 3 medalhas de prata.

Nurmi participou das edições de Antuérpia 1920, Paris 1924 e Amsterdã 1928; ele dominou as provas de atletismo e estabeleceu nada menos do que 22 recordes internacionais. Depois de sua passagem pelos Jogos Olímpicos, ele decidiu se dedicar às corridas de longa distância.

Mais recordes de medalhas olímpicas

Os outros atletas com 12 medalhas olímpicas são:

  • a alemã Birgit Fischer (canoagem, entre Moscou 1980 e Atenas 2004, com 8 de ouro);
  • o japonês Sawao Kato (ginástica, entre México 1968 e Montreal 1976, com 9 de ouro);
  • a americana Jenny Thompson (natação, entre Barcelona 1992 e Atenas 2004);
  • o americano Ryan Lochte (natação, entre Atenas 2004 e Rio 2016, mas que ainda está em atividade e conquistou 6 medalhas de ouro).

Também podemos destacar os atletas que em sua história conquistaram 9 medalhas de ouro. São eles:

1. Mark Spitz (natação)

O americano Mark Spitz participou dos Jogos Olímpicos do México em 1968 e de Munique em 1972 e conquistou 9 medalhas de ouro, além de uma de prata e uma de bronze. ‘O tubarão’ era o recordista com 7 medalhas em uma mesma olimpíada até ser desbancado por Michael Phelps e suas 8 medalhas.

2. Carl Lewis (atletismo)

O ‘filho do vento’ se especializou em provas de velocidade e ganhou um total de 10 medalhas olímpicas (9 de ouro). Ele participou entre Los Angeles 1984 e Atlanta 1996.

Usain Bolt, o homem da velocidade e das medalhas olímpicas

3. Usain Bolt, o homem da velocidade e das medalhas olímpicas

Não poderíamos falar sobre os atletas com mais medalhas olímpicas sem mencionar Usain Bolt; o homem mais rápido do mundo. Nascido na Jamaica, o ‘raio’ (outro de seus apelidos) conquistou nove medalhas de ouro entre os jogos de Pequim 2008 e Rio 2016; também tem vários recordes nos 100 e 200 metros.

Além dos números e dados, vale a pena destacar que todos esses medalhistas treinaram duro para conseguir tantos prêmios e distinções. É por isso que damos a eles o nosso reconhecimento!

  • Los ganadores más recordados de los Juegos Olímpicos. Clarín. https://www.clarin.com/entremujeres/juegos-olimpicos-rio-2016/ganadores-recordados-Juegos-Olimpicos_0_By287XGY.html
  • Silvia Coronilla Muñoz; Eugenio M. Fedriani Martel; María del Carmen Melgar Hiraldo. Análisis temporal de los resultados obtenidos en los Juegos Olímpicos. Universidad Pablo de Olavide. https://www.cafyd.com/HistDeporte/htm/pdf/5-1.pdf