Quais são os melhores esportes de contato?

20 de outubro de 2019
Os esportes de contato abrangem uma ampla variedade de disciplinas, como kickboxing, karatê, judô e taekwondo. A seguir, mostraremos quais são os melhores e os seus benefícios.

Os esportes de contato representam uma excelente alternativa para entrar em forma e perder calorias. No entanto, nem sempre é fácil saber qual é o mais eficaz. Portanto, neste artigo mostraremos quais são os melhores esportes de contato. Tome nota e escolha o seu favorito!

Quando falamos de esportes de contato, entendemos que são aqueles que impõem um confronto físico entre os praticantes. No entanto, essa caraterística não significa que eles sejam violentos.

Na verdade, na maioria das aulas de qualquer esporte de contato a atmosfera é excepcionalmente tranquila. Obviamente, é sempre recomendável que você escolha as academias onde reina uma boa atmosfera, pois favorece o desenvolvimento técnico e a prática a longo prazo.

Além da disciplina escolhida, a pedagogia do instrutor e do grupo de atletas desempenha um papel decisivo para a aprendizagem em boas condições e para a motivação.

É verdade que alguns atletas progridem muito rápido e outros em uma menor velocidade. No entanto, o essencial é ser regular e paciente, pois você não precisa medir o seu progresso ou nível em comparação aos outros, e sim em comparação a você mesmo.

Quais são os melhores esportes de contato?

1. Judô

O judô é uma arte marcial de origem japonesa que mantém o corpo em boa condição física, porque exige todos os músculos. Você deve levar em consideração que os braços são os mais exigidos em termos de esforço, porque o judô geralmente mistura projeção e controle no solo.

Esse esporte também pode ser de grande ajuda para o desenvolvimento de valores como respeito, disciplina e perseverança. Como se isso não bastasse, o judô pode ajudá-lo a manter o foco mental e físico, a fim de alcançar o sucesso em muitas áreas da sua vida.

Quais são os melhores esportes de contato?

2. Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que combina técnicas de luta e defesa pessoal. Esse estilo de luta asiático é baseado principalmente em bater com as pernas em vez das mãos. Para muitos, é sem dúvida um dos melhores esportes de contato.

É um esporte que exemplifica autodefesa, disciplina, foco e boa saúde, além de trazer muitos benefícios. O Taekwondo tem muito a ver com disciplina mental e física.

No entanto, também é verdade que não é fácil de aprender. Dominar cada conjunto de movimentos, cada golpe e cada postura exige muita disciplina.

3. Boxe, o esporte de contato mais famoso

O boxe é, sem dúvida, o mais famoso dos esportes de contato. Como se fosse pouco, também é um excelente exercício cardiovascular. Quem pratica esse esporte tem o direito de usar apenas uma parte do corpo: os punhos.

Por isso, os boxeadores devem sempre usar luvas projetadas especificamente para a disciplina. Assim como em outros esportes de contato, o boxe exige grande concentração e moderação nos ataques. Primeiro, você deve pensar em controlar a sua energia, evitar golpes e encontrar o momento certo para bater.

O boxe

4. Karatê

Resistência e coordenação são as principais qualidades físicas que o karatê desenvolve. Esse esporte de combate também ensina a canalizar melhor a energia. O karatê não é apenas um esporte de contato, mas também uma prática que respeita certos códigos morais.

Também está  relacionado à melhora da saúde cardiovascular, estresse cardíaco e ganho de força. Além disso, a prática do karatê melhora a massa muscular, os reflexos e o humor em geral.

Karatê

5. Kickboxing

kickboxing é uma forma de artes marciais derivada do karatê. Nessa disciplina, mãos e pés são usados ​​como pontos de contato. É um exercício de corpo inteiro, que permite queimar muitas calorias em um ambiente agradável.

De fato, o kickboxing envolve muitos movimentos rápidos e pode aumentar facilmente sua frequência cardíaca a uma taxa semelhante a da corrida. Da mesma forma, aumenta a força muscular e a saúde cardiovascular.

Esportes de contato: Kickboxing

O kickboxing não apenas permite que você use a força das costas, tórax e abdômen para bater e chutar, mas também mantém os braços em movimento constante.

Como você pode ver, os esportes de contato que listamos aqui são excelentes para manter a forma e perder calorias. Agora que você os conhece, por que não escolher o seu favorito e experimentá-lo? Certamente você não vai se arrepender!

  • Chaabène, H., Hachana, Y., Franchini, E., Mkaouer, B., & Chamari, K. (2012). Physical and physiological profile of elite karate athletes. Sports Medicine. https://doi.org/10.2165/11633050-000000000-00000
  • Waycott, J. A. (1959, June 20). Boxing. British Medical Journal. https://doi.org/10.1136/bmj.1.5137.1591-a