Como o exercício cardiovascular ajuda a saúde do coração

8 de abril de 2019
É um dos objetivos fundamentais do esporte: manter o nosso coração e o sistema cardiovascular em boas condições de saúde para evitar problemas no futuro. Saiba mais sobre os benefícios dos exercícios de cardio e de que forma eles nos ajudam.

Muitos são os benefícios do exercício cardiovascular para a nossa saúde em geral. E principalmente, para o nosso coração. Neste artigo diremos de que maneira o esporte moderado ou os exercícios de cardio ajudam a saúde no nosso coração. Não perca mais tempo e comece agora mesmo a praticá-los!

Benefícios para a saúde do coração

Uma rotina de exercícios de cardio e uma dieta equilibrada são essenciais para manter a saúde em dia. E não somente a física, mas também a emocional. Isso se deve ao fato de que o exercício cardiovascular tem muitos benefícios: desde baixar de peso até eliminar o estresse.

Estar em movimento permite que o coração bombeie o sangue para o corpo de uma maneira mais eficiente. Aqueles que treinam reduzem regularmente os riscos de sofrer problemas ou doenças cardíacas.

Garota correndo na cidade

No que está relacionado a questão biológica do ser humano, também podemos dizer que o exercício cardiovascular tem uma influência positiva sobre as mitocôndrias, ou seja, nas células responsáveis pela produção de energia para todo o corpo.

Elas são a chave na adaptação do músculo do coração aos esforços ou exigências que o exercício demanda.

Sem dúvida, o segredo para aproveitar todos os benefícios de um treino de cardio está na continuidade. Se queremos alcançar resultados, temos que ser regulares na prática.

Os exercícios aeróbios ou de cardio são uma das melhores opções que temos para perder peso e ficar em forma. Os benefícios dessa prática na saúde do coração incluem:

  1. Melhora da circulação

É perfeito para aqueles que sofrem de varizes ou edemas por passar muitas horas em pé ou sentado. Também é recomendável para aquelas pessoas que sempre têm os pés ou as mãos frias. O retorno venoso é melhor quando você pratica esporte aeróbico.

  1. Fortalece o coração

O coração é um músculo que requer treinamento, como é o caso do bíceps ou dos gêmeos. Quando nos exercitamos, o coração se esforça para bombear sangue por todo o corpo.

Uma rotina de exercícios faz com que ele bombeie o sangue cada vez mais forte. É por isso que esse tipo de exercício traz maior resistência se comparado a outras atividades diárias ou da academia.

Dor no peito

Quando nós exercitamos o coração ele se torna cada mais forte e aumenta a fibra cardíaca do miocárdio (uma das camadas que o cobrem). Dessa forma, é mais fácil de bombear o sangue.

  1. Controla a pressão arterial

Quando o coração bombeia sangue corretamente, a pressão é equilibrada. Por isso, recomenda-se o exercício aeróbio para aquelas pessoas com pressão arterial elevada.

  1. Reduz a gordura no sangue

Quando comemos comida pouco saudáveis, as artérias acumulam gordura nas suas paredes. Isso impede a passagem correta do sangue e pode causar ataques cardíacos, entre outros problemas. Se fizermos exercícios cardiovasculares, pouco a pouco vamos reduzir o colesterol.

  1. Ajuda na perda de peso

Isso está muito relacionado à saúde do nosso coração, porque quando há excesso de peso, o músculo deve fazer um esforço maior para bombear o sangue. Dessa forma, ao perder peso através de exercícios estamos ajudando o nosso sistema cardíaco.

Treinando a saúe do coração

  1. Aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos

Facilita o transporte de oxigênio para todas as partes do corpo, evitando que as nossas extremidades fiquem dormentes ou sintamos demasiado frio, inclusive quando a temperatura está elevada.

Qual é o exercício cardiovascular ideal para mim?

Agora que você já sabe alguns dos benefícios do exercício cardiovascular para a sua saúde, você deve escolher a melhor disciplina para aproveitar essas vantagens. Não é uma questão de começar de forma repentina, porque isso pode causar lesões ou dores.

A melhor coisa que você pode fazer é ir lentamente, no seu próprio ritmo. Lembre-se que é muito melhor fazer algo do que não fazer nada. Escute seu corpo, será a mais melhor maneira de saber se você está fazendo tudo certinho. Reduza a intensidade, pare ou mude de esporte se for necessário.

Quais são as melhores opções de exercício cardiovascular? Você pode andar em um ritmo mais acelerado que o habitual ou se animar a correr pelo parque. Outras alternativas são nadar, andar de bicicleta, jogar tênis, jogar badminton ou pular corda. Os exercícios de aeróbica ou a dança também pode ser boas alternativas.