Os 5 melhores boxeadores da história

11 de agosto de 2019
Os melhores boxeadores da história são aqueles que venceram mais lutas, venceram a maioria das vezes por nocaute ou conquistaram títulos em várias categorias. Conheça a nossa seleção de cinco expoentes desse esporte.

O boxe proporcionou ótimas histórias para os fãs, e também muitas personalidades inesquecíveis. Neste artigo, queremos falar sobre quais são os melhores boxeadores de todos os tempos.

Quem são os melhores boxeadores do mundo?

Não é necessário ser um especialista em boxe para conhecer os melhores boxeadores do mundo. Eles ultrapassaram os limites do esporte e serão lembrados pelas suas vitórias no ringue, mas também pelas suas vidas fora dele:

1. Muhammad Ali

Nascido como Cassius Clay no Kentucky, Estados Unidos, Muhammad Ali é considerado o melhor boxeador de todos os tempos graças às suas conquistas e campeonatos. Seu contato com o boxe foi acidental. Assim que ele começou a treinar, no entanto, levou mais de duas décadas até a sua aposentadoria oficial.

Muhammad Ali — que mudou de nome quando se converteu ao Islã — lutou 61 vezes e ganhou 56. Dessas vitórias, 37 foram por nocaute. Das 5 lutas perdidas, apenas 1 foi por nocaute. Além disso, o lutador ganhou uma medalha nas Olimpíadas de Roma em 1960. Sua técnica era considerada pouco ortodoxa.

Muhammad Ali

Imagem: AS USA.

2. Mike Tyson

Talvez ele seja um dos boxeadores mais conhecidos da história, mas também possui vários recordes que merecem destaque. Mike Tyson nasceu nos Estados Unidos em 1966 e foi o mais jovem boxeador a conquistar um título mundial dos pesos pesados: tinha apenas 20 anos de idade.

Além disso, ele conseguiu unificar todos os títulos diante dos campeões da WBA e da IBF. Tyson era conhecido no ringue por sua ferocidade, sua intimidação e suas brigas dentro e fora do ringue.

O ‘garoto dinamite’, como é conhecido no mundo do boxe, lutou 58 vezes e ganhou 50, 44 por nocaute. Aposentou-se em 2005, depois de perder para o irlandês Kevin McBride.

Mike Tyson

3. Floyd Mayweather Jr

Muito recentemente, Money anunciou a sua aposentadoria oficial do boxe, depois de ter praticado o esporte oficialmente durante 22 anos. Ele ostenta o recorde de ser um dos poucos boxeadores a não perder nenhuma luta dentre as 50 disputadas durante a sua carreira.

Apesar de não ser um nocauteador nato — apenas 27 dos seu combates terminaram por nocaute — Mayweather sempre foi considerado muito esperto.

Outra das honras que podemos atribuir a esse americano nascido em 1977 em uma família de boxeadores é a de que ele foi campeão mundial em cinco categorias: super pena, leve, super leve, meio-médio e médio-ligeiro.

Floyd Mayweather Jr

Imagem: CNN em Espanhol.

4. Julio César Chávez

O quarto na lista dos melhores boxeadores do mundo é de origem mexicana, considerado o mais importante do seu país. Durante os seus 25 anos de carreira, Julio César Chávez conquistou títulos mundiais em três categorias diferentes: super pena, leve e super leve.

Por outro lado, ele acumulou uma boa quantidade de lutas na sua história, nada mais nada menos do que 115, das quais ele ganhou 107 — 86 delas por nocaute. Perdeu seis vezes e empatou duas vezes.

Ele é conhecido por seus ganchos no fígado, sua mandíbula resistente aos golpes e seu incessante assédio aos rivais. Ele se aposentou em 2005.

Julio César Chávez, os melhores boxeadores

5. Rocky Marciano, outro dos melhores boxeadores da história

Seu nome original era Rocco Francis Marchegiano, de clara ascendência italiana, mas nascido nos Estados Unidos. Ele começou a lutar boxe no exército em 1944 e foi um fã durante vários anos. Curiosamente, antes de lutar profissionalmente, ele decidiu tentar a sorte no beisebol... Mas não tinha força para lançar a bola!

Assim como Mayweather, ele se aposentou invicto, com 49 vitórias — 43 por nocaute. Rocky Marciano é o único boxeador peso pesado que nunca conheceu a derrota durante a sua fase profissional.

Ele se aposentou com apenas 32 anos em 1956 e morreu em 1969, apenas um dia antes de seu 46º aniversário, em um acidente de avião.

Rocky Marciano, outro dos melhores boxeadores da história

Imagem: Mohamed Said Momo. / CC BY-SA 4.

Para completar o ‘top 10‘ com os melhores boxeadores da história, devemos mencionar:

  • o filipino Manny ‘Pac-Man’ Pacquiao (70 lutas e 61 vitórias),
  • o panamenho Roberto ‘Mão de pedra’ Durán (119 lutas e 103 vitórias ),
  • o argentino Carlos ‘Índio’ Monzón (100 lutas e 87 vitórias),
  • o americano ‘Sugar‘ Ray Leonard (40 lutas, 36 vitórias) e
  • o americano Oscar de la Hoya (45 lutas e 39 vitórias).
  • Rotella, C. (2015). Profiling “Money.” Public Culture. https://doi.org/10.1215/08992363-2798427
  • Listas 20 minutos > Deportes. Los mejores boxeadores de la historia. Disponible en: https://listas.20minutos.es/deportes/los-mejores-boxeadores-de-la-historia-109974/