Conheça as diferentes disciplinas do atletismo e seus benefícios

· 4 de março de 2019
O atletismo em si consiste em várias disciplinas que agrupam corridas, arremessos, marchas, saltos e alguns eventos combinados. Assim, as disciplinas de atletismo buscam superar o desempenho do adversário em velocidade e resistência, mas também em distância ou altura.

Se você participa de qualquer uma das disciplinas de atletismo, você deve dar tudo de si no campo para superar as marcas, o que irá encorajá-lo a manter uma condição física ideal. Desta forma, o seu desempenho será o melhor e você será capaz de atingir o máximo da sua capacidade para superar o rival.

Visão do atletismo

O atletismo tem uma ampla gama de opções tanto a nível individual como coletivo. As modalidades variam e vão desde competições de saltos a percursos com obstáculos. Além disso, existem variantes incluídas nessas disciplinas, usando certos implementos como dardos.

Se você quiser, é um esporte bastante simples, porque não tem mais requerimentos em termos de estrutura e tecnologia.

As várias disciplinas têm regras simples que são mantidas em todos os níveis competitivos, incluindo as Olimpíadas. Essas características fizeram com que as diferentes disciplinas de atletismo chamassem a atenção de um grande número de pessoas, tanto a nível profissional como amadoras.

Prova de atletismo

Diferentes disciplinas do atletismo

Se você já viu este esporte ou já praticou, você notará que as disciplinas do atletismo estão agrupadas em quatro categorias. Cada uma fazendo referência ao movimento para se executar.

Cada uma dessas categorias e modalidades tem seus seguidores e são principalmente esportes de elite ou olímpicos. Abaixo, cada uma delas é detalhada:

As corridas

Você pode participar de várias subcategorias ou modalidades. Algumas delas são:

  • Corrida de velocidade. A mais procurada, a ideia é correr até 400 metros o mais rápido possível.
  • Corrida de distância média. Estas são realizados em distâncias entre 800-3.000 metros.
  • Corrida de fundo. As distâncias são maiores que 3.000 metros.
  • Corrida de obstáculos. Estas alcançam até 3.000 metros, mas incluem obstáculos.
  • Corrida de revezamento. Elas são baseadas na velocidade e na resistência dos atletas que se revezam.
Pessoas em uma corrida

O salto

Nesta categoria você pode praticar cerca de 4 variações do salto:

  • Salto em distância. São corridas de alta potência com queda na areia. Os jogadores têm três oportunidades para pular.
  • Salto em altura. Neste salto, flexibilidade, agilidade, força e coordenação são importantes, e seus competidores devem ser muito altos. Homens: entre 1,90 e 2 metros e mulheres: 1,80 metros.
  • Salto com vara. É considerado um dos testes mais arriscados. Isto consiste em saltar sobre uma fita sem deixá-la cair. O atleta escolhe a vara.
  • Salto triplo. Muito parecido com o em distância, mas com a diferença que você terá que se colocar mais longe da área onde você vai cair e três saltos sucessivos são feitos.

O lançamento

Dentro desta categoria se encontram:

  • Lançamento de peso. É um teste moderno que consiste em lançar uma esfera de aço sólida, o mais longe possível. O peso do mesmo aumentará de acordo com as categorias.
  • Lançamento de disco. Um objeto pesado em uma forma circular deve ser lançado a uma longa distância. Para o sexo feminino, este disco pesa um quilo e mede 18 centímetros de diâmetro, enquanto que para o sexo masculino o peso é de 2 kg e mede 22 centímetros.
  • Lançamento de dardo. É um dispositivo de metal ou fibra de vidro que você deve jogar o mais longe que puder.
  • Lance de martelo. É uma elaborada bola de metal presa a uma alavanca com um cordão de aço chamado martelo, que você deve jogar à distância máxima.

A marcha

Você deve percorrer um circuito de aproximadamente uns 20 a 50 quilômetros no menor tempo com a particularidade de que você deve fazê-lo andando. Ou seja, você não pode levantar o pé, trotar ou correr.

Você tem uma grande variedade de disciplinas para escolher se quiser praticar atletismo. Inclusive, um atleta pode participar de diversas modalidades dentro das disciplinas de atletismo.

Prova de atletismo

Benefícios das disciplinas de atletismo

Algumas modalidades de atletismo contribuem para:

  • Melhorar suas articulações
  • Aumentar a flexibilidade nos músculos e tendões
  • Aumentar a força, a coordenação e a destreza de suas extremidades inferiores e superiores
  • Seu coração e pulmões ficam mais eficientes, permitindo a transferência de oxigênio que as diferentes disciplinas do atletismo exigirão de você
  • Estimular o crescimento dos ossos, a perda de gordura e também uma definição uniforme do corpo.

As diferentes disciplinas do atletismo são bastante exigentes, porque exigem grande esforço e sacrifício de sua parte.

Além disso, elas levarão você a modificar hábitos que melhorarão sua condição física. Anime-se! Certamente, algumas das modalidades do atletismo atraíram sua atenção, e não somente o ajudarão a trabalhar seu estado físico, como você também vai gostar de fazer isso!

Shephard, R. J., Kavanagh, T., Mertens, D. J., Qureshi, S., & Clark, M. (1995). Personal health benefits of Masters athletics competition. British Journal of Sports Medicine, 29(1), 35-40.