É possível perder peso mais rápido?

· 26 de fevereiro de 2019
É fato que é o desejo de muitas pessoas perder peso no menor tempo possível. Será mesmo possível emagrecer tão rapidamente?

O objetivo de perder peso rápido e ficar com um corpo sarado é o objetivo de muitas pessoas. O ideal seria conseguir isso sem praticamente parar de comer ou, pelo menos, apenas diminuindo a ingestão de determinados alimentos. Isso não é uma utopia! Com dedicação, disciplina e força de vontade, é perfeitamente possível.

Milagres não existem

Também não é uma questão de magia, pelo menos não quando estamos falando de dietas. O fato de consumir apenas determinados alimentos e suprimir por completo outros não necessariamente resolverá o problema de sobrepeso. E muito menos nos fará conseguir perder peso rápido.

Parar de comer não ajuda

Se o objetivo é perder peso, reduzir radicalmente a quantidade de alimentos é geralmente contraproducente. O mesmo pode ser dito de deliberadamente pular alguma das refeições. Acima de tudo, é um erro jejuar de manhã.

Garota comendo salada

As consequências de parar de comer podem ser muito negativas. De anemias e outras deficiências nutricionais, até sobrepeso (justo o que você, em teoria, quer evitar). O cardápio deve ser planejado com inteligência, nem todas as pessoas são iguais ou têm as mesmas necessidades alimentares.

Para algumas pessoas, manter o peso ideal não significa reduzir o tamanho das refeições diárias. O importante é utilizar ingredientes da melhor qualidade. É necessário fornecer níveis mínimos de gorduras saturadas ou açúcares e farinhas refinadas.

Alimentos que devem ser evitados

São produtos que não se enquadram na categoria de alimentos saudáveis. Não acrescentam nada ao organismo (muito pouco, na melhor das hipóteses). Ao mesmo tempo, podem nos fazer muito mal.

Como exemplos do que deve ser evitado estão os refrigerantes, sorvetes, sobremesas ou guloseimas industriais. O mesmo pode ser dito de produtos processados, congelados e pré-embalados.

Os carboidratos não são o inimigo

Na realidade, os carboidratos são uma parte essencial na geração de energia que o corpo requer para seu funcionamento adequado. No entanto, para atingir o objetivo de perder peso o mais rápido possível, há algumas considerações a serem levadas em conta.

Por um lado, na medida do possível, o consumo de carboidratos complexos deve ser favorecido em detrimento dos refinados, já que também fornecem fibras, vitaminas e minerais. São obtidos a partir de legumes, cereais integrais e legumes, como abobrinha e brócolis.

Mas não se deve negligenciar os carboidratos simples. De fato, seu consumo é especialmente indicado para os períodos de preparação pré-exercício. Esses carboidratos são obtidos em boa qualidade em frutas, sucos naturais, chocolate ou iogurte natural.

Por outro lado, para manter uma figura corporal equilibrada, importante não esquecer as calorias. A chave está em queimar a cada dia uma quantidade superior à consumida, pois o excedente acabaria se transformando em gordura que se acumularia nos tecidos.

Figura indicando metabolismo

Como acelerar o metabolismo?

Para acelerar o metabolismo, o primeiro passo é aumentar a ingestão de proteínas. Com esta ideia em mente, os ovos representam o melhor alimento. A canela também favorece a rápida assimilação do açúcar. Algumas oleaginosas, como as nozes, também têm um papel importante.

Atividade física e dieta: essencial para perder peso rápido

O hábito de levar uma dieta balanceada não inclui apenas oferecer ao corpo, de maneira equilibrada, todos os nutrientes essenciais. Nem se trata simplesmente de deixar de lado tudo o que seja prejudicial ou cujas contribuições sejam muito baixas.

Para ter uma dieta equilibrada, também devemos ter em mente que não devemos não pular as refeições e que devemos comer apenas o que é necessário para ficar satisfeito. Outro detalhe fundamental: manter a hidratação adequada.

Todos os itens acima devem ser combinados com atividade física regular. Para perder peso e tonificar os músculos existem exercícios básicos como agachamentos, abdominais ou flexões. Sempre o cenário ideal é praticar um esporte que gera prazer e bem-estar.

Objetivos rápidos: boa ideia?

Quando se trata de perder peso ou recuperar a forma física, uma boa motivação consiste em estabelecer objetivos pequenos a curto prazo. Dessa forma, você pode manter um controle mais preciso do processo, sem ter que esperar meses para ver os resultados.

Tenha em mente que as metas devem ser realistas. Planejar reduzir um ou dois quilos em uma semana não é as mesma coisa que pretender reduzir em dois dígitos o número mostrado na balança no mesmo período de tempo.

French, S. A., & Jeffery, R. W. (1994). Consequences of dieting to lose weight: effects on physical and mental health. Health Psychology, 13(3), 195. Franz, M. J., VanWormer, J. J., Crain, A. L., Boucher, J. L., Histon, T., Caplan, W., ... & Pronk, N. P. (2007). Weight-loss outcomes: a systematic review and meta-analysis of weight-loss clinical trials with a minimum 1-year follow-up. Journal of the American Dietetic Association, 107(10), 1755-1767.