5 benefícios de praticar ciclismo todos os dias

· 3 de setembro de 2018
Existem diferentes tipos de ciclismo: competição, recreação e urbano. Praticá-lo, seja de maneira profissional ou amadora, garante muitos benefícios para o corpo humano, como por exemplo a aceleração do metabolismo.

O ser humano precisa fazer diferentes atividades no dia a dia para garantir sua saúde mental e física. Às vezes, as coisas mais simples podem ter mais benefícios do que imaginamos. Neste artigo, vamos conhecer cinco benefícios de praticar ciclismo todos os dias.

Corpo fitness

O ciclismo é um esporte que trabalha vários músculos, como as pernas, abdômen e costas. Dependendo da velocidade, você pode queimar de 175 até 420 calorias em meia hora! Praticar ciclismo todos os dias lhe ajudará a ter um corpo fitness e saudável, já que você vai queimar as calorias que consumir e melhorar seu metabolismo.

Mulher praticando ciclismo ao ar livre

Vários grupos de músculos são beneficiados com a prática do ciclismo, especialmente as pernas. Isso porque a bicicleta promove um trabalho completo, de todos os músculos das pernas. Os quadríceps e as panturrilhas ganham força. Assim, se você quer se desfazer das pernas flácidas e com celulite, o ciclismo é uma ótima opção.

Vida longa

Praticar ciclismo todos os dias beneficia o sistema respiratório e circulatório. A pedalada constante aumenta o ritmo cardíaco, e permite assim o bombeamento constante de sangue. Assim, o coração trabalha de maneira saudável e reduzimos o risco de infarto.

Junto a isso, há o fato de que o aumento do ritmo cardíaco faz com que a respiração deva acompanhá-lo, então os pulmões se fortalecem para suprir a exigência respiratória que o ritmo cardíaco requer.

Por isso, não importa em que etapa da vida você esteja! Você sempre pode subir em uma bicicleta e aumentar sua qualidade e expectativa de vida.

Mente feliz

O ciclismo é uma atividade que você precisa fazer fora de casa. Você pode decidir fazer profissionalmente e correr em pistas e circuitos especiais, ou ser amador e praticar ciclismo todos os dias dentro de sua cidade, em praias, parques ou qualquer espaço habilitado.

O fato de fazer esportes ao ar livre vai tirar de sua mente o estresse e trará a oportunidade de pensar sobre as coisas de um jeito calmo e relaxado, enquanto aproveita o passeio.

Praticar ciclismo no parque ou em algum caminho que você goste pode alegrar seu dia a dia. Não somente pelo fato de aproveitar o dia, mas também porque a pedalada gera bem-estar mental. Essa atividade física libera endorfinas, que é um hormônioo que nos faz sentir felizes e relaxados. Se você está se sentindo para baixo, não hesite em sair de bicicleta. Você vai se sentir melhor! 

Casal idoso andando de bicicleta na praia

Alerta em todos os momentos

O ato de pedalar também melhora sua capacidade motora. Melhora o reflexo e a capacidade de coordenação. E além disso, durante a pedalada, você deve estar atento a seu redor e desenvolver uma visão periférica que permite se manter alerta ao que acontece a sua volta.

Você também terá que explorar rotas, conhecer ou descobrir caminhos e evitar obstáculos. Tudo isso mantém a mente ligada e o cérebro trabalhando a todo momento. Assim, você ficará mais ágil.

Praticar ciclismo todos os dias: imune a tudo

Praticar ciclismo todos os dias fortalece o sistema imunológico. Isso acontece com uma pedalada moderada, já que esse exercício ativa células para a defesa do corpo. Assim, diminui-se o risco de contrair doenças, inclusive o câncer.

Prepara-se para o passeio

É importante que, além de aproveitar todos os benefícios, você não descuide do corpo. É preciso ter um bom equipamento (capacete, joelheiras, luvas, entre outros) para prevenir machucados em alguma queda. É recomendável que, antes de subir na bicicleta, você faça um pequeno alongamento para que seu corpo se aqueça antes de começar o caminho.

Mulher descansando com uma bicicleta nas montanhas

Praticar ciclismo todos os dias traz benefícios para a vida, e um deles é o bem-estar. Não há nada melhor do que ter bem-estar pleno, tanto mental quanto físico. Se você não está acostumado a subir na bicicleta, pode começar com rotas curtas, até adquirir mais resistência para poder se aventurar e ver até onde você consegue chegar.

Existem muito grupos de pessoas que praticam ciclismo juntas. Essa é uma boa maneira de aproveitar todos os benefícios e passar bons momentos. O melhor do ciclismo é que ele faz você se sentir livre e feliz consigo mesmo e com os outros. Por isso, anime-se e vamos pedalar!