Logo image
Logo image

Aprenda como fazer um backhand no tênis

3 minutos
O backhand é um golpe clássico e é a base do jogo de ataque de muitos jogadores; além disso, também serve para deslocar o adversário, permitindo que você suba para a rede para dessa forma ganhar o ponto
Aprenda como fazer um backhand no tênis
Última atualização: 29 janeiro, 2021

A seguir, vamos analisar um dos golpes mais difíceis de dominar ao começar no mundo do tênis: o golpe de backhand. Entre os tenistas que se destacam por seu backhand, encontramos Roger Federer, Novak Djokovic e Stan Wawrinka, entre outros.

O que é o backhand

Neste golpe, a posição do corpo é muito importante. Não devemos nos colocar de frente para a rede, a posição mais aconselhável é a de lado, com o ombro apontando para a rede.

É importante, assim como no forehand, que o peso do corpo venha de trás para a frente no momento de bater na bola.

Some figure

O trabalho de pés básico é praticamente o mesmo que o do forehand; mas existem algumas diferenças:

  • Nos golpes de fundo, o pé da frente geralmente fica mais cruzado a fim de obter um maior apoio e equilíbrio.
  • Em situações extremas, o pé dianteiro cruza lateralmente de forma exagerada; mas sem permitir a rotação do corpo, de modo que a recuperação é praticamente impossível.
  • Geralmente, só se bate de backhand com os pés para a frente; quando a bola se dirige diretamente para o corpo e não há tempo para se mover.

A empunhadura usada para executar os golpes de backhand é a eastern de esquerda. Essa empunhadura tem como principal vantagem o fato de que o peso é transferido de forma mais otimizada; e, por consequência, o impacto é melhor.

A grande desvantagem de fazer o backhand com essa empunhadura é que é preciso trocá-la para executar qualquer outro golpe; ou seja, o jogador tem que ser rápido na hora de  variar a empunhadura da raquete.

Dicas para executar um bom golpe

Para executar um bom golpe de backhand é preciso seguir alguns passos, que vão nos ajudar a conseguir um golpe muito eficiente:

  • Para que a posição de espera esteja correta, o corpo deve ter uma leve inclinação; além de segurar a raquete com a empunhadura mencionada anteriormente.
  • O segundo passo é mover a raquete por trás do corpo, onde um arco se forma na altura da cabeça. Além disso, a posição do corpo no momento de bater tem que ser de lado.
  • No momento de executar o backhand, a raquete tem que seguir um movimento de trás para frente, ligeiramente ascendente. As cordas da raquete têm que estar ligeiramente abertas para poder contornar a rede.
  • Finalmente, a conclusão do backhand deve ser com o peso do corpo para a frente;  permitindo assim executar um golpe ofensivo.
Some figure

Tipos de backhand

Este tipo de golpe pode ser executado de diferentes maneiras, nas quais diferentes efeitos são colocados na bola. Em primeiro lugar, o golpe de backhand plano é aquele que carrega uma menor carga de efeito, daí o seu nome.

Esse tipo de golpe é usado em situações de ataque, quando a bola vem mais alta do que a altura da rede, de tal forma que ela pode ser rebatida de cima para baixo; este é um golpe usado para ganhar o ponto.

Outro efeito que podemos colocar no backhand é o topspin. Este golpe tem uma carga de efeito ascendente para superar a rede e, posteriormente, cair na quadra.

Para executar esse backhand, é preciso colocar a cabeça para trás e para baixo e terminar o golpe na frente e para cima. Com este movimento, consegue-se uma trajetória de parábola, na qual a bola vai fazer um movimento muito difícil de devolver.

Finalmente, há o backspin; golpe defensivo por excelência. É o backhand mais lento dos três, onde a cabeça da raquete vai para trás e para cima, para baixo e para a frente.

Esse movimento da raquete produz um efeito no qual a bola faz uma rotação para trás; como consequência, após a bola cair, quase não se produz altura.

As situações em que poderíamos usar esse tipo de backhand seriam para minimizar um primeiro saque, situações muito forçadas, ou, por exemplo, para deixar a bola como golpe ofensivo.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.