Protetores de cabeça e protetores bucais para boxe e kickboxing

· 28 de outubro de 2018
Sempre que praticamos um esporte de contato temos que nos proteger para evitar qualquer tipo de dano. No caso do boxe e kickboxing, os protetores de cabeça e os protetores bucais são muito importantes.

Boxe e kickboxing são dois esportes de combate no qual dois adversários lutam e onde só se usa os punhos com luvas, no caso do primeiros, e o pé, no caso do segundo, para atingir o adversário.

O esporte acontece no interior de um ringue especialmente desenhado para essa modalidade. Além disso, para a prática desse tipo de esporte é sempre recomendado o uso de protetores de cabeça e bucais para evitar lesões.

O combate é dividido em diferentes momentos ou sequências de luta chamadas assaltos ou rounds. Além disso, é preciso seguir um regulamento preciso, que regula as várias categorias de pesos e a duração da luta, além de outros aspectos. Estamos acostumados a ver a modalidade masculina, mas também temos muitas lutadoras!

Por outro lado, o kickboxing é um esporte de combate de origem japonesa e de desenvolvimento ocidental, em que as técnicas de boxe são misturadas com as técnicas de chutes de outras artes marciais, como por exemplo, o karatê e o muay thai.

Trata-se de um esporte muito relacionado à arte velha do muay thai, embora tenha algumas diferenças, já que os golpes com o cotovelo e o joelho não são permitidos normalmente. Além disso, esse esporte não é considerado uma arte marcial de formação tradicional por excelência.

O kickboxing é considerado muito exigente devido ao grande condicionamento físico requerido, à contundência e à dificuldade de resistência aos golpes que o esporte tem como características.

Nos dias de hoje, ambos são esportes favoritos e de maior prática no desenvolvimento de luta em pé. A seguir, explicaremos quais são os protetores de cabeça e protetores bucais ideais para boxe e kickboxing.

Protetores de cabeça e protetores bucais para boxe e kickboxing

Protetor bucal:

É um elemento muito importante e que deve ser usado em todos os esportes que envolvem golpes contra o solo ou contra outro adversário.

Mulher segundo um protetor bucal

Além disso, algo que é menos conhecido é que ele também protege o cérebro, já que ao acertar a mandíbula, gera-se uma onda que chega a atingir até a parte de trás do crânio. O protetor é feito com um pedaço de EVA que se adapta perfeitamente aos nossos dentes.

Para usá-lo é necessário preaquecê-lo em uma água fervente por cerca de 15 segundos para ser colocado posteriormente no arco superior dos dentes, onde fazemos um pouco de pressão para que adquira a forma da nossa boca e dos nossos dentes.

Protetor de cabeça:

No caso da prática de boxe, que é a prática com um rival ou oponente, é necessário colocar um protetor de cabeça específico, uma vez que existem diferentes modelos para esses casos.

Dois homens lutando com protetor de cabeça

Os protetores de cabeça mais comumente usados ​​geralmente são integrais, com fecho de velcro ou cordas no queixo e com reforço na área do queixo e da bochecha, que é para onde os golpes são geralmente direcionados.

No caso de lutadores iniciantes, dedica-se muito mais tempo à técnica então, no início, não é necessário usar o protetor. Por todas essas qualidades e propriedades, os protetores de cabeça e protetores bucais para o boxe e o kickboxing são de vital importância para a prática desses esportes.

Isso porque com eles poderemos evitar, na medida do possível, muitas lesões que ocorrem regularmente tanto na mandíbula quanto no crânio.

Além dos protetores de cabeça e protetores bucais para boxe e kickboxing, existe mais uma série de protetores e equipamentos necessários para a prática desses esportes, como luvas, calças e calçados.