Você sabe o que é a dieta cetogênica?

· 19 de outubro de 2018
Essa dieta serve tanto para pessoas que desejam perder peso quanto para esportistas. Através dessa forma de nutrição, cria-se no corpo um estado de cetose muito similar ao que acontece quando se faz jejum intermitente. Dessa maneira, o corpo acelera o processo de perda de gorduras

Você ainda não ouviu falar sobre a dieta cetogênica? A seguir, vamos explicar no que consiste essa forma de alimentação, que serve tanto para pessoas que desejam perder peso quanto para esportistas. Siga lendo e descubra também se é uma dieta saudável ou se há algum ponto negativo.

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica também recebe o nome de dieta Keto e pode-se dizer que é a dieta da moda. Sua principal característica é a redução do consumo de carboidratos, para queimar uma quantidade maior de gorduras de uma forma mais rápida.

Como fazer uma dieta cetogênica?

Se você deseja fazer uma dieta cetogênica – porque quer perder peso ou é esportista – a primeira coisa a saber é que você sempre deverá ser auxiliado por um profissional.

Assim, sua saúde sempre será supervisionada e, caso apareça qualquer risco ou falte algum nutriente no seu corpo, o especialista detectará o problema rapidamente.

Mulher negando uma rosquinha e comendo uma maçã

O objetivo da dieta é provocar no corpo um estado de cetose. Para isso, é preciso substituir os carboidratos por proteínas e gorduras saudáveis. Por isso, há uma série de alimentos que são proibidos. Esses alimentos são: manteiga, frituras, comida pré-cozida, confeitaria, soja ou amendoim.

Para substituir esses alimentos, é preciso habitualmente consumir outros. Os alimentos estrela dessa dieta são o peixe, o ovo, o coco, as amêndoas e o ômega 3.

Vantagens da dieta cetogênica

A dieta cetogênica é seguida por milhares de pessoas ao redor do mundo. A maioria dessas pessoas demonstram-se satisfeitas com os resultados. Podemos perceber que uma dieta tão popular tem uma série de vantagens para o organismo. A seguir, vamos explicar quais são:

  1. O corpo queima mais gordura do que com uma alimentação normal. Isso é consequência do estado de cetose.
  2. Dieta que sacia. Uma das principais vantagens da dieta cetogênica é que não se passa fome, algo que acontece na maioria das dietas. Isso porque os alimentos consumidos são principalmente gorduras e proteínas, que tem um grande poder de saciedade. Além disso, demoram mais para serem digeridos do que outros alimentos, o que faz com que a sensação de fome demore a aparecer. Por ser uma dieta que sacia, as refeições não são limitadas nem pequenas. Também não queremos dizer que deve-se comer em grandes quantidades, mas é importante comer a quantidade necessária.
  3. É uma dieta que funciona. Ainda que pareça uma frase absurda, na verdade há muitas dietas milagrosas que na verdade não funcionam. De toda maneira, é preciso saber que é uma dieta a curto e médio prazo, que não deve ser esticada com o tempo.
mulher se pesando na balança

Inconvenientes da dieta cetogênica

Como nem tudo é perfeito, a dieta cetogênica também tem alguns inconvenientes. A seguir vamos explicar quais são:

A principal desvantagem desta dieta é que, ao reduzir a ingestão de carboidratos, o organismo deixa de receber nutrientes fundamentais para seu funcionamento correto. Esses nutrientes são principalmente a fibra, os minerais e as vitaminas.

Isso acontece também porque se diminui a quantidade de verduras e frutas ingeridas, mesmo que o principal objetivo seja eliminar os carboidratos. Isso é feito para alcançar melhor o estado de cetose e para que o organismo queime mais calorias.

A falta de vitaminas e minerais leva ao cansaço. Por isso, fazer essa dieta durante um período longo de tempo faz com que fiquemos cansados, com falta de vitalidade e energia.

Além disso, a fibra faz com que o trânsito intestinal funcione corretamente. Se reduzimos sua ingestão consideravelmente, a constipação acabará aparecendo. Por isso, essa dieta não é recomendada a pessoas que geralmente sofrem com este problema.

Depois de ler todos os inconvenientes desta dieta, o que fica claro é que, ao fazê-la, deve-se ter sempre a supervisão de um profissional. Além disso, a dieta deve ser feita por um tempo limitado. Assim, eliminaremos todos os riscos que possam aparecer com este tipo de alimentação.