Benefícios e propriedades das vitaminas do complexo B
O grande grupo das vitaminas do complexo B está relacionado ao metabolismo celular e é solúvel em água; isto é, pode ser eliminado pela urina. No artigo a seguir, vamos te contar quais são os principais benefícios e propriedades dessa família de nutrientes tão importantes para a nossa saúde.
O complexo B
Até algum tempo atrás, acreditava-se que a vitamina B era uma única vitamina. No entanto, pesquisas posteriores indicaram que estávamos diante de um grupo com nada menos do que oito integrantes.
Em geral, todos eles são bons para reduzir o inchaço, preservar a função cognitiva, ter um melhor humor, ficar motivado, reduzir o risco de doenças cardíacas, reduzir o estresse e desfrutar de uma boa visão e de articulações fortes.
Em contrapartida, a carência destas vitaminas está relacionada com danos no DNA e até mesmo com o aparecimento do câncer de cólon. Uma vez que o corpo não pode produzi-las, devemos consumi-las por meio dos alimentos. Desta forma, o organismo funcionará melhor e não ficaremos doentes.
As vitaminas do complexo B são solúveis em água, portanto não ficam armazenadas na gordura e têm a capacidade de se infiltrar através dos rins e serem eliminadas pela urina.
Conhecendo toda a família de vitaminas do complexo B
São conhecidas como complexo B todas essas ‘subvitaminas’ (para chamá-las de alguma forma). Embora, em geral, elas sejam importantes para a saúde da pele, das unhas, dos cabelos, do sangue, do sistema nervoso e do sistema imunológico, cada uma delas tem papéis específicos:
B1 ou tiamina
Sua principal tarefa é a de transformar carboidratos em energia; por isso, ela é essencial para o exercício físico. Além disso, também ajuda a melhorar o sistema nervoso e a mantê-lo em boas condições.
B2 ou riboflavina
A vitamina B2 cuida da visão, é necessária para a produção de glóbulos vermelhos (responsáveis pelo transporte do oxigênio através do corpo) e também contribui para a conversão da vitamina B6 para que o organismo possa utilizá-la.
B3 ou niacina
Suas propriedades são a de liberar a energia dos alimentos, melhorar a saúde dos sistemas digestivo e nervoso, atuar na pele, reparar o DNA e produzir hormônios, principalmente o do estresse e os hormônios sexuais.
B5 ou ácido pantotênico
Sua tarefa essencial é a de liberar a energia dos alimentos, mas ela também tem a capacidade de produzir neurotransmissores no cérebro. Ao mesmo tempo, ajuda a assimilar a vitamina B2 e a regular o colesterol.
B6 ou piridoxina
É uma vitamina que ajuda em mais de cem reações físicas diferentes. Entre elas, estão a de produzir a hemoglobina e os hormônios que intervêm no ciclo do sono, bem como a de armazenar o açúcar no fígado, o qual será usado quando o corpo considerar necessário.
B7 ou biotina
Permite que o corpo decomponha a gordura e também permite o crescimento dos ossos. Além disso, tem um papel importante na saúde capilar.
B9 ou ácido fólico
A vitamina B é muito importante para as mulheres grávidas; mas o ácido fólico é ainda mais importante, pois está envolvido na produção de DNA e glóbulos vermelhos. Por isso, o seu consumo é essencial durante a gravidez.
B12 ou cianocobalamina
É conhecida pela sua participação na melhoria da saúde do sistema nervoso, produzindo glóbulos vermelhos, liberando a energia dos alimentos e metabolizando as proteínas.
A falta de vitamina B12 pode ter como resultado algumas doenças, tais como: beribéri, encefalopatia de Wernicke, anemia perniciosa, pelagra e anemia megaloblástica.
Onde a vitamina B é encontrada?
Depois de conhecer todas as propriedades da vitamina B em cada uma das suas variações, sem dúvida você deve querer saber onde você pode obtê-la naturalmente.
Podemos dizer que os oito tipos dessa vitamina estão presentes praticamente nos mesmos alimentos. Ou seja, isso significa que, ao ingeri-los, estaremos incorporando mais de um tipo.
Assim, na sua dieta, não podem faltar os seguintes alimentos: carnes, legumes, laticínios, vegetais de folhas verdes, cereais integrais e ovos.
No caso dos veganos ou vegetarianos, eles devem saber que a vitamina B12 não pode ser obtida a partir de fontes vegetais ou cereais. Portanto, é necessário consumir um suplemento.
Para concluir, o complexo B tem muitos benefícios; portanto, é necessário oferecê-lo ao nosso organismo.
Com uma dieta balanceada e deixando de lado os alimentos processados, que impossibilitam a assimilação dos nutrientes benéficos, não teremos problemas para atender a dose diária desse fantástico grupo vitamínico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Esposito, G. (1998). Ácido Fólico Y Vitamina B 12 En La Nutrición Humana. Revista Cubana Aliment Nutr.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.