Barrinha energética ou frutas? Qual escolher para repor as energias?

8 de fevereiro de 2019
Saiba quando devemos consumir frutas ou barrinhas energéticas de acordo com as nossas necessidades; o planejamento nutricional é uma parte muito importante da vida de um atleta

A barrinha energética é um suplemento alimentar consumido por atletas e pessoas que se submetem a um intenso esforço físico e que precisam manter a energia através da ingestão de alimentos. Ela contém principalmente carboidratos complexos.

As frutas são os frutos comestíveis obtidos a partir de plantas cultivadas ou silvestres que, pelo seu sabor geralmente adocicado, pelo seu aroma intenso e agradável e pelas suas propriedades nutricionais, geralmente são consumidas principalmente em estado fresco, em forma de suco ou então como sobremesa.

Como e quando consumir uma barrinha energética

  • Se você é um atleta de elite e está próximo de uma prova importante, você pode levar uma barrinha energética; mas, se estiver pensando em fazer isso, você deve experimentar algumas destas barrinhas anteriormente nos seus treinos, para dessa forma poder controlar o efeito que elas causam no seu corpo.
Como e quando consumir barrinhas energéticas

  • A maneira correta de consumir este suplemento é junto com água pois, por ser um alimento seco, os carboidratos são melhor dissolvidos e também melhor absorvidos ao serem misturados com líquidos.
  • Não se esqueça de que estas barrinhas energéticas devem ser usadas como um complemento e nunca para substituir uma refeição.
  • Você não deve exceder a quantidade recomendada, pois um excesso dos nutrientes contidos nessas barrinhas é tão ruim para a saúde quanto a falta deles.

Como e quando comer frutas

  • Coma uma fruta meia hora antes da atividade física e, assim, a glicose que ela contém vai fazer com que você execute o exercício com um melhor desempenho.
  • Ao contrário das barrinhas energéticas, elas são um suplemento que você não precisa consumir antecipadamente para conferir o efeito que elas podem causar no seu corpo.
  • Da mesma forma que as barrinhas energéticas, as frutas não devem ser usadas para substituir nenhuma refeição, mas, por outro lado, de fato é aconselhável consumir uma porção de fruta em cada refeição.

Frutas que devemos comer

Podemos dividir as frutas entre as que podemos comer antes e as que podemos comer depois da atividade física.

Se o índice glicêmico da fruta for baixo, então este alimento é apropriado para ser consumido antes da atividade física, mas se, ao contrário, o índice glicêmico da fruta for alto, devemos reservá-la para depois do treino, já que os músculos precisam de uma recuperação rápida e para isso eles precisam de glicose.

Frutas que devemos comer: banana

E se você consumir barrinhas energéticas junto com frutas?

Se você não consegue decidir o que consumir entre as barrinhas energéticas e as frutas, você pode fazer uma mistura das duas coisas e, assim, não perder nenhuma das propriedades desses produtos.

A seguir, vamos mostrar uma receita de barrinha energética com frutas para que dessa forma você não tenha nenhuma desculpas na hora de escolher um lanche e, assim, consiga fugir das opções não saudáveis.

Ingredientes:

  • 30 gr de damasco (frutas secas ou desidratadas)
  • 30 gr de ameixa seca sem caroço
  • 30 gr de mirtilo
  • 60 gr de nozes

Para preparar:

  • Vamos começar reunindo todos os ingredientes que vimos no tópico anterior para preparar esta barrinha energética com frutas.
  • Em seguida, trituramos todos os ingredientes em um processador até obter uma massa que seja pegajosa. Caso a massa esteja muito seca, podemos umedecê-la adicionando algumas ameixas secas.
  • Uma vez que tenhamos obtido a mistura desejada, passamos a massa para uma superfície plana coberta com papel manteiga. Então, cobrimos a massa com outra folha de papel manteiga e amassamos com o rolo para deixar a massa mais fina.
  • Após fazer os dois passos anteriores, deixaremos a massa descansando na geladeira por duas horas.
  • Após duas horas na geladeira, retiramos a mistura e cortamos no formato da sua preferência, e então colocamos as barrinhas sobre pedaços individuais de papel manteiga.
  • Por fim, vamos servir as barrinhas energéticas acompanhadas de frutas; escolha a que você mais gosta e então aproveite esta receita que é tão fácil de fazer.

Portanto, como você pode ver neste artigo, tanto as frutas quanto as barrinhas têm momentos ideais para serem consumidas mas, se você não consegue decidir, então junte esses dois alimentos com a receita fácil que te apresentamos.