Por quanto tempo você deve fazer dieta?

20 de abril de 2019
Quando você começa a fazer dieta, não deve pensar em perder peso rapidamente para poder abandoná-la, já que uma dieta deve ser um processo de aprendizagem no qual você aprende a adotar uma rotina saudável.

Na maioria dos casos, as dietas são sinônimo de fome. É por isso que, assim que você começa a segui-la, só pensa no dia em que o objetivo será alcançado e será possível abandoná-la. Neste post te explicaremos por quanto tempo você deveria fazer dieta, se você pode abandoná-la e como a rotina deve ser depois de atingir o peso ideal.

Depende do peso que você quer perder

A primeira coisa que você deve fazer quando decide começar uma dieta é calcular quanto peso você quer perder. Para fazer isso você deve contar com a ajuda do IMC. Assim, com apenas o peso e a altura, você saberá mais ou menos qual é o seu peso ideal e em qual faixa você deveria estar.

Também é importante que você consulte um especialista ou seu médico de confiança. Isso porque estes especialistas irão te dar informações sobre o seu peso saudável. Este valor deve ser um indicativo, já que você não precisa ficar obcecado com um número específico, mas deve encontrar bem-estar e saúde.

A dieta dura de acordo com o peso que você queira perder

Depois de iniciar a dieta, você precisa saber que não é aconselhável perder mais de meio quilo por semana. Ou seja, esqueça as dietas milagrosas e perca peso devagar e de maneira equilibrada. Essa é a única maneira de evitar o efeito sanfona e alcançar seus objetivos.

Mais do que uma dieta, aprenda a comer de modo saudável

Sem dúvidas, uma dieta é muito mais do que perder peso. Também é aprender a gostar de comida saudável, de esportes e apreciar os benefícios que o corpo recebe com tudo isso.

Certamente em um primeiro momento você pode achar difícil chegar a esse ponto, mas a realidade é que enquanto você está de dieta você pode continuar aproveitando as refeições da mesma maneira. Aprenda novas receitas, descubra novos produtos e incorpore em seu dia algum tipo de exercício.

Com isso, não queremos dizer que você deve estar de dieta durante toda a sua vida. Depois de ter alcançado o peso desejado você pode relaxar um pouco e não ter uma rotina tão rígida.

Isso não significa voltar à vida anterior porque, nesse caso, o efeito sanfona aparecerá e a dieta não terá sido de nenhuma utilidade. Por isso, encontre um ponto de equilíbrio em que você mantenha seu peso e, ao mesmo tempo, possa sair da linha de vez em quando.

Os países com a pior dieta

Por outro lado, se você conseguir se apaixonar por algum esporte durante a dieta, então a situação será perfeita.

Encontre um exercício que se adapte aos seus gostos e assim, enquanto você fica em forma se diverte e libera o estresse acumulado durante a semana.

Além disso, há esportes para todos os gostos – não tenha medo e experimente algum deles. Sem dúvidas são atividades que você pode fazer com o seu parceiro, amigos ou família.

Deixe de lado as dietas radicais

Como vimos anteriormente, as dietas não podem ser um período a parte da sua vida. De qualquer forma, marque um ponto que represente o objetivo a ser alcançado e continue a viver uma vida saudável na mesma linha após alcançá-lo, sem iniciar um novo parágrafo.

Cada corpo é diferente, por isso não se compare. Além disso, algumas semanas emagrecemos mais e em outras menos. O ritmo durante a semana, as mudanças hormonais ou outras razões podem contribuir para uma menor perda de peso.

É por isso que você não deve adotar uma dieta radical em que a cada semana você tem que perder um peso específico. Sem dúvidas o importante é não parar de perder peso, mas uma vez que você entra na dieta não importa que leve algumas semanas a mais para atingir seu objetivo.

No mesmo sentido, também não se deve fazer uma dieta muito radical que te proíba de comer muitos alimentos ou te impeça de aproveitar um jantar com os amigos ou uma festa em família. Não é um problema se, por exemplo, uma vez por semana ignoramos um pouco a dieta e no dia seguinte voltarmos aos planos.

De modo geral uma dieta radical só consegue minar nossa motivação e faz com que não tenhamos confiança para continuar a realizá-la. Em suma, pode ser muito eficaz durante as primeiras semanas, mas a longo prazo não é recomendada porque será muito difícil mantê-la.