5 benefícios de consumir limão para a saúde

29 de abril de 2019
O limão é uma fruta muito benéfica para a saúde, porém não a consumimos tanto quanto deveríamos. Para que você comece a fazer isso, enumeramos abaixo alguns dos benefícios desta fruta cítrica tão saudável.

O limão repercute de forma muito positiva na saúde. Se você ainda não sabe o porquê, preste atenção nos cinco motivos saudáveis para consumir limão que apresentaremos a seguir. Com certeza, depois de ler este artigo, você acrescentará em sua lista de compras alguns limões para poder se beneficiar de todas as suas propriedades.

Talvez pareça complicado incluir o limão em sua alimentação diária, mas na realidade é muito simples. Você pode toma-lo exprimido na água ao acordar ou utilizá-lo para temperar saladas no lugar de azeite ou vinagre. Também há a possibilidade de colocar algumas rodelas em cima do peixe antes de colocá-lo no forno.

5 benefícios de consumir limão para a saúde

  1. Consumir limão facilita a digestão

Graças ao ácido cítrico, o limão é um grande aliado contra digestões lentas. Se você sofre deste problema, recomendamos que consuma o limão de alguma das diferentes formas que comentamos anteriormente. Você irá notar como as digestões serão mais rápidas e não terá mais reclamações de inchaço ou refluxo.

Esta dica é especialmente recomendada para aqueles casos em que se comeu demais. Por exemplo: depois de um almoço familiar ou um jantar entre amigos você pode tomar um copo de água com limão. Estes remédios naturais são a melhor opção para tratar de problemas leves, como digestão pesada.

  1. Facilita a dissolução de pedras no rim

As pedras nos rins são um problema de saúde que doem e incomodam. Se alguma vez você teve o azar de sofrer com este problema, sabe do que estamos falando.

agua com limão

Deve-se levar em conta que, na maioria dos casos, isto acontece por uma má alimentação e pouca ingestão de líquidos. Mesmo assim, a genética também é um fator fundamental.

Novamente por seu conteúdo de ácido cítrico, esta fruta é um remédio eficaz para este problema. Consumir limão eleva os níveis de vitamina C no organismo, e isto é fundamental para que as pedras se decomponham e não voltem a aparecer.

  1. Previne a anemia

Por conter ferro, consumir limão é uma forma muito eficaz de combater e prevenir a anemia. Este problema de saúde depende da alimentação e genética de cada pessoa.

O fato é que existem pessoas que têm tendência a sofrer deste problema. Por isso, devem se alimentar com alimentos ricos em ferro de forma frequente. Uma boa forma de fazer isso é através do limão.

Basta que você troque o vinagre ou azeite em suas saladas por um pouco de suco de limão. Você verá que o sabor continuará sendo agradável e com a acidez característica. Além disso, você pode complementar sua salada saudável com deliciosas azeitonas recheadas com limão.

  1. Reforça o sistema imunológico

O sistema imunológico é a defesa natural do corpo contra as infecções. Para ter uma boa saúde, é fundamental que o organismo tenha um ótimo sistema imunológico. Esta é a única forma de combater bactérias nocivas ou vírus antes destes afetarem sua saúde.

Pois bem, um dos alimentos que contribui para reforçar o sistema imunológico é o limão. É especialmente importante que você tenha cuidado nos meses de outono e inverno, quando aparecem os resfriados e gripes.

Uma forma eficaz e totalmente natural para prevenir estes problemas é consumir limão e outros alimentos como laranja, alho e gengibre.

mel com limão

  1. Consumir limão melhora o humor

Talvez o último benefício do limão que iremos explicar seja o mais desconhecido. Se você está passando por uma fase que se sente sem ânimo, desanimado ou cansado, saiba que os alimentos podem te ajudar de uma forma natural.

Um deles é o limão, que graças a suas propriedades energizantes melhora o humor. Incorporar este alimento no seu dia a dia lhe trará uma energia extra que com certeza será incrível para recuperar sua vitalidade.

De qualquer forma, você deve levar em conta que estas indicações se aplicam para casos em que o problema seja leve ou moderado. Se os sintomas de cansaço e falta de ânimo persistirem, o mais aconselhável é que você procure um médico. O mesmo acontece com qualquer outro problema de saúde que possa acontecer.

  • Steven Dowshen. (2009). El sistema Inmunologico. KidsHealth.
  • Fundación Española de Nutrición. Lemon, Citrus limón. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/limon.pdf