Carboidratos: quais são os melhores?

· 3 de abril de 2019
Existem estudos que recomendam que 50% das calorias sejam extraídas do consumo de carboidratos, só que estes devem ser de alta qualidade.

Existem diferentes tipos de carboidratos e opções para consumi-los. Descubra a seguir quais são as melhores opções de carboidratos para uma dieta saudável.

Carboidrato: definição

Os carboidratos são formações moleculares compostas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Diz-se que o uso do termo carboidrato é incorreto: os átomos de carbono não estão ligados às moléculas de água, mas a outros tipos de átomos.

Para que servem os carboidratos?

A principal função dos carboidratos é servir como fonte de energia para o corpo. Obviamente, um organismo não pode funcionar sem um nível adequado de energia. As funções cerebrais e o sistema nervoso precisam de doses diárias de glicose.

Os carboidratos são nossa principal fonte de energia

Ao contrário das gorduras, onde a obtenção de energia é complexa, os carboidratos são nutrientes que fornecem energia de absorção rápida. Além disso, os carboidratos de qualidade deixam no seu caminho um mínimo de resíduos tóxicos no corpo, por isso podem ser um elemento importante nas dietas.

Macarrão com queijo

Se analisarmos os diferentes nutrientes, cada um tem uma função. Na verdade, a dos carboidratos é oposta a das proteínas e gorduras, cuja principal missão é construir tecido celular. Qualquer desvio da função para a qual foram criados não será benéfico.

Os carboidratos podem ser diferenciados pela sua velocidade de absorção: os de absorção rápida e os de absorção lenta. A diferença está no tempo que cada carboidrato leva para aumentar a glicose no sangue.

Essa velocidade depende da composição do alimento, seja ele mais rico em fibras ou em algum outro nutriente, como  gordura. Dependerá também do grau de manipulação ou processamento que a comida teve.

Tudo isso leva à conclusão de que os carboidratos de absorção lenta são os mais indicados para o organismo. Naturalmente existem algumas exceções no caso dos carboidratos de absorção rápida. É o caso do mel de abelha, já que é um tipo de glicose previamente digerida. Este mel contém carboidratos muito bons para o corpo.

Maneiras simples de consumir carboidratos saudáveis

Existem várias maneiras de consumir esses carboidratos de melhor qualidade. A maioria delas é baseada em uma boa dieta, ou seja, selecionar os alimentos a partir das tabela de nutrientes, decidindo o que vai ser ingerido. Uma das chaves, como estamos vendo, está nos alimentos não processados ​​e não refinados.

Alimentos frescos são, claro, os melhores carboidratos que podemos consumir. Nesse caso não teremos nem que olhar a tabela nutricional. Não se esqueça que no caso dos cereais eles serão mais benéficos se forem integrais.

Então os alimentos que contêm carboidratos de melhor qualidade são as frutas e legumes. O importante é que você saiba reconhecer e distinguir que alimentos serão sempre melhores que produtos. Nesta análise , podemos dizer que devemos selecionar com mais frequência alimentos e consumir menos produtos.

Os melhores carboidratos: grãos integrais

Alimentos feitos com grãos integrais, como cereais, massas e arroz, contêm altos níveis de fibra. Além disso, eles oferecem um conjunto de vitaminas e minerais muito bons para o organismo.

As leguminosas

Alguns dos melhores carboidratos que podemos consumir são os feijões e as lentilhas. Eles têm altos níveis de fibras, vitaminas e proteínas.

Em uma xícara de grãos, existem aproximadamente 16 gramas de proteína. Ao mesmo tempo, são fáceis de combinar com outros alimentos. Desta forma, é possível complementar a refeição de maneira saudável.

Nhoque

As verduras

Este tipo de alimento é reconhecido por contribuir com vitaminas e minerais. Quanto menos cozidos forem, maior será o benefício alimentar de consumi-los. Recomenda-se comer verduras todos os dias, com a maior frequência possível.

As frutas

Elas são um tipo de carboidrato simples, mas com grandes benefícios para o organismo. Frutas contêm frutose, um açúcar que se dissolve rapidamente na água. Esta substância é considerada um tipo de açúcar não refinado, muito mais saudável e com menos risco para o nosso corpo do que o açúcar de mesa.