As vitaminas devem ser um pilar fundamental da alimentação

30 de abril de 2019
As vitaminas são nutrientes essenciais; sem elas, o organismo não poderia funcionar corretamente. É importante consumir alimentos de todos os grupos para garantir que as exigências do corpo estejam sendo atendidas.

As vitaminas são nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Os outros nutrientes essenciais são as proteínas, os carboidratos, os lipídios e os minerais. Todos estes são compostos orgânicos fundamentais para a vida e provêm dos alimentos que ingerimos, entre outras fontes.

Alguns destes princípios ativos são necessários apenas em doses muito pequenas, porque o corpo é capaz de armazená-los e administrá-los. No entanto, uma deficiência de qualquer um deles pode afetar a saúde geral, o crescimento e até o equilíbrio emocional.

As vitaminas, ao contrário de outros nutrientes, não fornecem energia diretamente. No entanto, são essenciais para a manutenção de energia. A seguir, veremos alguns elementos para entender melhor por que as vitaminas devem ser um pilar da alimentação.

O que são vitaminas e para que servem?

As vitaminas são nutrientes essenciais; sem elas, o organismo não poderia funcionar corretamente. O corpo não pode sintetizá-las, por isso é necessário incorporá-las através dos alimentos que ingerimos.

Estes nutrientes são responsáveis ​​pelo controle do metabolismo das proteínas, das gorduras e dos carboidratos. Elas nos permitem transformar o que comemos em energia.

Além disso, as vitaminas participam da formação de alguns compostos químicos necessários para o sistema nervoso, assim como de hormônios e glóbulos vermelhos. Elas também são responsáveis ​​por regular o sistema metabólico e, finalmente, são necessárias para o crescimento e a saúde em geral.

As frutas e verduras frescas contêm muitas das vitaminas que cumprem essas funções básicas. No entanto, nenhum alimento possui todas as vitaminas necessárias.

Por todas estas razões, é muito importante ter uma alimentação variada e consumir alimentos de todos os grupos para garantir que as exigências do corpo estejam sendo atendidas.

O que são vitaminas e para que servem?

Vitamina A

vitamina A desempenha um papel muito importante na imunidade contra infecções, assim como na saúde da pele e das membranas mucosas. Também ajuda a prevenir a cegueira noturna. A dose diária recomendada desta vitamina é de apenas 0,8 a 1 mg por dia.

Alguns dos alimentos que são uma boa fonte de vitamina A são a cenoura, o espinafre, a acelga e a abóbora. Também são o queijo, a gema do ovo e alguns peixes, como o atum.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são indispensáveis para transformar os alimentos em energia. Também contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso e do coração.

  • A vitamina B1 é encontrada principalmente em carnes, ovos, oleaginosas, em cereais, no amendoim, no grão de bico e na lentilha.
  • A vitamina B2 desempenha um papel na saúde ocular e cutânea. Boas fontes desta vitamina incluem queijo, ovos, carne, leite, cogumelos, coco, lentilha e amêndoas, entre outras.
  • Quando há um déficit de vitamina B3 surgem problemas na pele, no sistema digestivo e no sistema nervoso. Pode ser encontrada no trigo, no fermento, no fígado, em carnes, no salmão, no atum, entre outros.
  • A vitamina B6 é fundamental na regulação do sistema nervoso central. As principais fontes desta vitamina são lentilha, grão de bico, frango, porco, banana, abacate e ovo, entre outros.
  • A vitamina B9 é indispensável para a formação de células e de DNA, por isso é vital durante o primeiro mês de gestação. É encontrado na alface, na cenoura, no tomate e no espinafre, entre outros.
  • A vitamina B12 ajuda a prevenir a anemia e é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso. É encontrada na cenoura, no tomate, no ovo e no leite, entre outros.
Todas e cada uma das vitaminas são necessárias para o bem-estar integral da pessoa

Vitaminas C, D e E

A vitamina C tem propriedades antioxidantes e aumenta a absorção de cálcio e de ferro. É encontrada principalmente em frutas como o kiwi, a laranja, o limão, a amora e em legumes, como o espinafre, o brócolis, o tomate, etc.

Enquanto isso, a vitamina D é obtida principalmente pelos raios solares ultravioletas. No entanto, também é encontrada em alimentos como os peixes azuis, a gema de ovo, o fígado e o leite, entre outros.

Finalmente, a vitamina E protege as membranas celulares. É encontrado em alguns óleos vegetais, em algumas oleaginosas, no abacate, em peixes, em grãos integrais, entre outros.

Em síntese, todas e cada uma das vitaminas são necessárias para o bem-estar integral da pessoa. Elas são encontrados em diferentes alimentos; aí está a importância de ter uma dieta variada, saudável e completa.