Tome um café da manhã saudável, inclusive quando você não tiver tempo

· 14 de março de 2019
Vamos mostrar diferentes propostas de cafés da manhã saudáveis e rápidos; todos eles são preparados em menos de 10 minutos e vão te fornecer a energia necessária para começar o dia com as baterias carregadas

Dia após dia, muitas pessoas saem de casa a caminho do trabalho ou da escola sem tomar o café da manhã. É verdade que quase sempre estamos com pressa e com sono. Apesar de tudo isso, não há nenhuma desculpa para sair de casa sem tomar um café da manhã saudável para enfrentar o dia e fortalecer as suas defesas.

Por que é importante tomar um café da manhã saudável?

Dentre as diferentes refeições que são feitas ao longo do dia, o café da manhã é a mais importante e, por outro lado, é a que mais pessoas pulam. A seguir, vamos explicar as razões pelas quais você deve tomar o café da manhã todos os dias:

  • As pessoas que não tomam o café da manhã são mais propensas a estar acima do peso. Ao contrário do que geralmente se pensa, pular refeições não ajuda a perder peso.
  • O cérebro não acumula glicose, por isso é importante começar o dia fornecendo este nutriente, para que dessa forma o organismo possa render de forma eficiente.
  • Você precisa de energia para o sistema muscular. Quando nos levantamos, nossos músculos estão relaxados após uma noite inteira, por isso é necessário uma dose de energia.

Torrada com tomate e azeite de oliva

A primeira proposta de café da manhã rápido e saudável é uma receita clássica da gastronomia mediterrânea. Trata-se de uma torrada com tomate e azeite de oliva que fica pronta em apenas alguns minutos.

Torrada com tomate e azeite de oliva, um café da manhã saudável

Para a preparar, você pode usar o pão do dia anterior. Tudo bem se ele estiver um pouco duro; porque ele vai ser tostado na frigideira ou na torradeira. Enquanto o pão estiver sendo tostado, corte um tomate em cubos pequenos. Lembre-se de lavar o tomate antes.

Quando o pão estiver torrado, adicione um pouco de azeite de oliva e então coloque o tomate sobre a torrada. Se além disso você também tomar um copo de suco de laranja espremido na hora, você terá um café da manhã completo para começar o dia com energia.

Torrada com abacate e ovo

A segunda proposta de café da manhã saudável é especialmente recomendada para as pessoas que praticam esportes; visto que é uma torrada rica em proteínas. Vamos explicar como ela é feita, você vai ver como você vai se surpreender ao perceber que é possível preparar um café da manhã saudável em menos de cinco minutos.

Torrada com abacate e ovo, , um café da manhã saudável

Comece tostando uma fatia de pão. Enquanto isso, descasque meio abacate e corte em fatias finas. Separadamente, corte um ovo cozido da mesma maneira.

Se você não tiver tempo durante a manhã, você pode cozinhar o ovo à noite ou então cozinhar dois ou três para que assim eles estejam disponíveis durante toda a semana. Eles podem ser perfeitamente conservados na geladeira, mantendo assim todas as suas propriedades.

Quando o pão estiver torrado, coloque o abacate e o ovo. Para acompanhar esta torrada, você pode tomar um suco espremido na hora, um café ou então um copo de leite.

Iogurte com frutas e oleaginosas

O iogurte é um café da manhã refrescante perfeito para ser tomado nos meses mais quentes. A seguir, vamos explicar como fazer um café da manhã completo e saciante com um iogurte, para dessa forma sair para trabalhar com as baterias carregadas.

Mingau com frutas, um café da manhã saudável

Despeje um iogurte natural em um copo. Em seguida, adicione frutas picadas. Você pode escolher a que você quiser ou então combinar diferentes tipos. Por fim, adicione três ou quatro nozes picadas. É muito fácil preparar um café da manhã que combina laticínios, oleaginosas e frutas.

Mingau de kiwi

O mingau é um dos cafés da manhã mais típicos da Grã-Bretanha, embora seja cada vez mais consumido em qualquer país do mundo. Se você é dessas pessoas que acordam com fome e tomam cafés da manhã reforçados, este é o café da manhã ideal para você.

Cozinhe um punhado de aveia com leite ou com água. Depois de dez minutos, todo o líquido já vai ter sido absorvido. Deixe descansar por alguns minutos enquanto corta um kiwi em pedaços pequenos. Adicione o kiwi à aveia e já está pronto.

Este café da manhã é rico em fibras e promove o trânsito intestinal, por isso é especialmente indicado para as pessoas que costumam sofrer de constipação ocasional.

Agora você já sabe, tome um café da manhã saudável. Não há mais desculpa porque apenas 5 minutos já são suficientes para preparar um café da manhã completo, saudável e nutritivo.