Conheça todos os benefícios da aveia

· 5 de janeiro de 2019
Entre os nutrientes contidos na aveia estão as vitaminas e os minerais que melhoram a saúde; além disso, este cereal fornece gorduras saudáveis e proteínas que ajudam nosso corpo a se manter saudável e em bom funcionamento.

Atualmente, devido aos benefícios da aveia, muitas pessoas optam por incluí-la em sua alimentação diária para obter uma dieta saudável e equilibrada. A aveia é um dos cereais que apresentam mais vantagens, sendo considerada um alimento muito completo e nutritivo.

Os benefícios da aveia para a saúde

A aveia tem vários benefícios. Um dos mais notáveis ​​da aveia é sua natureza depurativa, ajudando a eliminar as toxinas do corpo. Isso é devido à quantidade de aminoácidos que contém.

Estes ingredientes ativos auxiliam na produção de lecitina no fígado, o que permite que o processo de purificação seja realizado adequadamente.

Este processo de eliminação de toxinas é favorável para limpar a gordura acumulada nas paredes das artérias; dessa forma, podemos evitar gerar colesterol, problemas cardíacos, sobrepeso, etc.

As gorduras insaturadas ou ‘gorduras saudáveis’ ​​da aveia incluem ácidos graxos ômega 3 e linoleicos; incorporar aveia em nossa dieta reduz o colesterol ruim, purificando as gorduras saturadas, fortalecendo assim o coração e, consequentemente, todo o organismo.

Tigela de aveia

Para as pessoas com diabetes, a aveia é a melhor aliada, pois regula os níveis de açúcar no sangue; isso ajuda o organismo a controlar a digestão do amido e estabiliza os níveis de glicemia.

A aveia para prevenir doenças

O mais recomendável é consumir este cereal durante o café da manhã. Dessa forma, ele contribui para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Uma receita aconselhável para consumir em jejum é a água de aveia, que é rica em fibras e também é ideal para evitar desejos de doces.

Muitos nutricionistas também comprovaram que a aveia é anticancerígena, garantindo que suas propriedades servem para prevenir o câncer. A explicação para esses benefícios é a presença de fitoquímicos, princípios ativos que reduzem em até 10% as chances de surgir câncer de cólon e mama.

Outro benefício da aveia é que ela equilibra o sistema nervoso; a vitamina B1, o cálcio e os alcaloides ajudam a fortalecê-lo. Isso traz consigo o fortalecimento do sistema central, que, por sua vez, proporciona mais capacidade de concentração e relaxamento.

Além dos benefícios mencionados anteriormente, a aveia melhora a digestão. É um dos cereais mais aconselhados para as pessoas que sofrem de problemas de constipação, devido à contribuição das fibras; a fibra regula o sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal.

Os benefícios da farinha de aveia para atletas

A aveia está entre os alimentos mais escolhidos pelos atletas; seus múltiplos benefícios geram energia para a atividade física e fortalecem a musculatura de quem pratica esportes, com proteínas que favorecem a produção e o desenvolvimento do tecido muscular no organismo.

Mulher comendo uma barrinha de cereais

Por outro lado, se consumida diariamente, é uma fonte natural de energia. Ajuda as pessoas que praticam esportes que exigem muito esforço físico.

Além disso, seu fornecimento de cálcio não só ajuda a fortalecer os ossos, como também evita a desmineralização deles, evitando futuras doenças como a osteoporose.

Os benefícios da aveia para a estética

Continuando com os benefícios da aveia, este alimento também é um aliado no fornecimento de nutrientes. O consumo diário de aveia é recomendado para controlar a saciedade durante as dietas, ajudando na perda gradual de peso.

O conteúdo de fibras e carboidratos da aveia torna a sensação de saciedade após as refeições maior, devido aos polissacarídeos de absorção lenta; isso significa que fornecem energia lentamente para o nosso organismo, mas constantemente.

Graças a este processo e aos princípios ativos da aveia, a ansiedade é controlada e os alimentos pouco saudáveis são evitados entre as refeições.

Por último, utilizamos a aveia em tratamentos de pele por sua poderosa ação de limpeza. Os flocos de aveia absorvem a sujeira da pele acumulada nos poros durante o dia; graças a esta ação é possível manter a pele higienizada.

Além disso, este cereal é um método natural para manter o pH da pele equilibrado sem usar cremes que contenham elementos químicos. Além disso, existem diversos produtos, como óleos e cremes que contêm aveia que ajudam a manter a pele hidratada.