Benefícios do abacate e opções de molho com esse ingrediente

14 de janeiro de 2019
O abacate é um alimento cada vez mais consumido, seus benefícios o tornaram um produto estrela que pode ser integrado em muitas receitas, como com um incrível molho de abacate que ensinaremos a seguir.

Esta fruta que há pouco tempo era quase exclusiva das receitas mexicanas hoje se espalhou pelo mundo. Ela pode ser ingerida de centenas de maneiras diferentes, como a receita de hoje de molho de abacate irá nos mostrar. Ela é ideal para acompanhar uma massa ou como entrada com biscoitos e torradas.

Por que consumir abacate?

Embora seja verdade que em alguns países o consumo de abacate seja moda, o fato é que suas propriedades nutricionais são mais do que interessantes. Não deixe de experimentá-lo! Por quê?

1. Porque é um superalimento

O abacate é considerado um dos alimentos mais completos que existem, pois contém nada menos que 20 vitaminas (A, B, C e E) e minerais (magnésio, cobre, zinco, fósforo, ferro, entre outros). É repleto de gorduras saudáveis e fibras e é pobre em sódio e em carboidratos.

Mulher abrindo um abacate

2. Porque evita cãibras

Você sabia que o abacate tem mais potássio do que uma banana? Quando esse nutriente não é encontrado em quantidades adequadas no organismo, podemos sofrer não apenas cãibras, como também problemas na pressão sanguínea e doenças renais.

3. Porque é uma opção saudável

O abacate pode ser consumido em saladas ou como substituto de certos temperos. Tente espalhar um pouco dessa fruta em um sanduíche… Fresco, nutritivo e saudável!

É uma opção mais do que saudável se queremos emagrecer, mas também se estamos tentamos mudar nossos hábitos alimentares. No verão, torna-se um grande aliado tanto no almoço quanto no jantar.

Sem dúvida, o abacate pode ser apreciado em muitas receitas graças à sua textura cremosa e ao seu sabor suave. Além do famoso guacamole, temos a opção do molho de abacate ou, inclusive de adicioná-lo em um shake para o café da manhã.

4. Porque tem antioxidantes

Os antioxidantes são elementos que incorporamos no corpo através dos alimentos que ingerimos. No caso dos oferecidos pelo abacate, não podemos deixar de lado a luteína e a zeaxantina, que protegem a saúde ocular e previnem doenças como a catarata ou a degeneração macular.

Também contém outros antioxidantes com a capacidade de reduzir doenças inflamatórias como a artrite e os efeitos colaterais das pessoas com câncer que se submetem à quimioterapia.

Como o molho de abacate é preparado?

Agora que você já sabe algumas das propriedades mais importantes desta fruta de casca preta e polpa verde, contaremos como preparar o delicioso molho de abacate.

Você pode apreciá-lo com o macarrão – melhor se for integral – embora também sirva como entrada em um petisco saudável (você pode espalhá-lo em talos de aipo, tiras de cenoura, etc).

Tigela de molho de abacate para servir de petisco

Podemos prepará-lo em apenas 10 minutos e leva: ½ abacate, uma xícara de folhas de manjericão, dois dentes de alho, uma colher de suco de limão, duas colheres de pinhões, uma colher de queijo parmesão ralado, sal e água.

Corte os dentes de alho ao meio, assim como o abacate. Remova a semente da fruta e utilize uma das partes. Coloque no liquidificador o manjericão, o alho, o abacate, os pinhões e o suco de limão.

Processe bem até obter uma pasta. Em seguida, adicione algumas colheres de água, um pouco de sal e o queijo ralado. Misture novamente para obter um creme… E está pronto para ser consumido!

Outra opção para de molho de abacate

Como existem várias receitas de molho de abacate, trazemos agora outra alternativa que também inclui este superalimento. Combina perfeitamente com uma massa seca ou fresca. Os ingredientes são: um abacate, um dente de alho, meia cebola roxa, um punhado de coentro fresco, uma colher de azeite e sal.

A preparação é muito semelhante à anterior. Você só precisa remover a polpa do abacate e picar a cebola, o alho e o coentro. Coloque tudo no liquidificador com o sal e o azeite (a gosto). Triture até obter um creme homogêneo e um pouco espesso. Coloque no macarrão e esfarele queijo ralado! É uma delícia!