Erros na dieta: conheça os mais comuns

· 14 de novembro de 2018
Vamos mostrar algumas dicas para evitar erros em nossa dieta, alguns deles tão comuns que muitas vezes nem sabemos que são hábitos  e comportamentos negativos

O hábito de comer de forma saudável é uma grande obsessão para muitas pessoas hoje em dia. Os mitos sobre o que deve ou não ser incluído na dieta diária são muito variados. Ainda assim, mesmo quando acreditamos estar fazendo as coisas da maneira certa, há vários erros na dieta podemos estar cometendo.

Obsessão por uma alimentação saudável

É muito bom cuidar da alimentação e levar uma vida saudável, o que também inclui fazer exercícios regularmente e evitar situações estressantes. Entretanto, outra coisa bem diferente é ficar obcecado em comer de forma saudável

A obsessão pode trazer consigo muitos desequilíbrios, tanto emocionais quanto alimentares, dentro das próprias dietas. Portanto, vamos ver alguns erros na dieta que muitos cometem.

Não tomar café da manhã

Em geral, pular refeições não é bom para o organismo, e quando falamos da primeira refeição do dia, é ainda pior. Ao acordar, o corpo precisa se reabastecer após um longo período de sono sem ingerir nada. Você também precisa se abastecer da energia essencial para enfrentar uma nova jornada.

O hábito de não tomar café da manhã pode levar a episódios repetidos de azia que, se frequentes, levarão a condições mais graves, como gastrite. Segundo estudos, Esse hábito é igualmente contraproducente nos esforços para perder peso.

Mulher tomando um café da manhã equilibrado

Se não comermos nada ao acordar, podemos provocar uma sensação maior de fome ao longo do dia inteiro. Em consequência, acabaremos comendo mais, além de ingerirmos alimentos sem valor nutricional e pouco saudáveis.

Fritar as batatas e outros alimentos

Este vegetal bem conhecido fornece, entre muitas outras coisas, ácido fólico, potássio e vitamina C. Três quartos da composição da batata é água, além de ter pouca gordura e sódio. Mas fritá-las não é a opção mais saudável.

Depois de nadar em óleo, os pedaços de batata tornam-se um dos alimentos menos saudáveis que podemos ingerir. Eles acabam acumulando gorduras saturadas, enquanto todas as suas propriedades nutricionais se dissipam durante o processo.

Cozimento de brócolis

Ao escolher a comida que vamos ingerir, incluir o brócolis é uma ideia nutritiva. Só que, como no caso das batatas, ele costuma ser cozinhado da maneira errada.

A ideia de que a melhor maneira de preparar este vegetal é cozinhá-lo é bastante difundida. No entanto, praticamente nenhum de seus vários nutrientes sobrevive à água fervente.

Para que o cálcio, o ácido fólico e uma longa lista de vitaminas, minerais e antioxidantes possam ser benéficos para aqueles que o comem, ele deve ser cozido levemente no vapor ou refogado. Além disso, isso deve ser feito apenas por alguns minutos até que os caules se suavizem e a cor verde característica do vegetal apareça.

Evitar gorduras e carboidratos

Estes são erros na dieta bastante frequentes. Principalmente entre aqueles obcecados em comida saudável ou perder peso. Entretanto, muitos jamais consultaram o conselho de um especialista qualificado no assunto. As gorduras e carboidratos são elementos essenciais em uma dieta completa e equilibrada.

Os ácidos graxos insaturados são essenciais para a geração de lipídios no sangue, moléculas que funcionam como reserva de energia. Eles também são necessários para prevenir doenças cardiovasculares e reduzir o risco de diabetes.

Além disso, não se deve suprimir completamente o arroz, a massa, ou alguns cereais como o milho ou a cevada. Isso é feito muitas vezes sob o pretexto de que são alimentos que inflamam o corpo, mas não há evidências que confirmem isso.

Mulher negando uma fatia de pão

No café da manhã e almoço, no jantar é opcional, pelo menos um alimento contendo carboidratos deve ser incluído. Caso contrário, os órgãos vitais não terão combustível para funcionarem corretamente.

Erros na dieta: passar fome

Em geral, os extremos são sempre ruins e vão ser um dos erros na dieta. O hábito de comer muito pouco ou abusar nas refeições são duas faces da mesma moeda. Portanto, você deve evitar tanto ficar com fome quanto cair na tentação dos excessos.

Algumas dietas contemplam pequenas porções distribuídas em seis ou oito refeições ao longo do dia. Cada um delas deve ter a quantidade indispensável de todos os nutrientes necessários.

Vale a pena lembrar as consequências do hábito de comer pouco, sem planejamento e sem supervisão adequada: você pode acabar em um quadro de anemia. Ou, então, com um excesso de peso muito maior do que se tinha no início.

Abusar do light

Este é um termo que muitas vezes persegue aqueles que escolhem a comida, obcecados apenas em levar os produtos mais saudáveis. O fato de um alimento ter o adjetivo light (ou sua variante dietnão implica necessariamente que seja uma boa escolha. Leia os rótulos e decida conscientemente.