Termogênico ou queimador de gordura: o que escolher?
Um dos principais objetivos que buscamos ao fazer esportes é queimar gorduras para nos sentirmos melhor por dentro e também por fora. Às vezes, acreditamos que precisamos de aliados que nos ajudem a alcançar essa meta, e aí entra em jogo a questão que vamos analisar neste texto. O que devemos escolher: termogênico ou queimador de gordura? Qual você prefere?
O que é um termogênico
Os termogênicos só funcionam se combinados a uma dieta adequada e ao exercício, algo que você já está fazendo. Ele será um complemento ideal para alcançar seus objetivos.
Esse tipo de produto influencia diretamente no metabolismo, fazendo com que a temperatura corporal aumente e, portanto, o corpo tenha que trabalhar mais para poder voltar ao estado habitual. O problema é que, em certas ocasiões, haverá efeitos secundários, como a taquicardia ou a agressividade.
Existem muitos diferentes tipos de termogênicos no mercado, e podem ser inclusive compostos por alguns queimadores de gordura entre outras substâncias como a cafeína. Fazendo uma comparação entre eles, você poderá escolher facilmente o que mais se adapta a você.
Como funcionam os queimadores de gordura
Os queimadores de gordura se concentram na combustão de gordura e aceleram esse processo para eliminá-la do corpo mais rapidamente. Por exemplo, o chá verde, o vermelho ou a L-Carnitina são enzimas e substâncias que favorecem essa atividade.
Mesmo sabendo que podemos tomar esses componentes de maneira natural, a efetividade dos preparados e compostos é visível porque eles são mais concentrados, e portanto são mais efetivos.
Mesmo que queiramos eliminar a gordura de alguma parte específica do nosso corpo, vale mencionar que os queimadores de gordura funcionam de uma forma geral e não localizada. A gordura é usada pelo corpo como energia e a que não é gasta se acumula.
O que escolher: termogênico ou queimador de gordura?
Primeiramente, vale destacar que o queimador de gordura mais escolhido é a L-Carnitina, enquanto que entre os termogênicos não há um que se destaque muito mais do que outros.
A L-Carnitina é um aminoácido que nosso corpo gera e também que absorvemos a partir de certos alimentos. Ele é o encarregado de transportar as gorduras para que elas sejam usadas como combustível, e assim não fiquem paradas em nenhuma parte do corpo.
Além disso, impede a destruição da massa muscular e promove uma otimização do uso do glicogênio. Esse aminoácido também reduz o dano muscular que o exercício provoca e aumenta o nível de oxigênio no sangue.
A L-Carnitina é, portanto, o aliado ideal para quem quer perder peso e gordura sem perder músculos e, ao mesmo tempo, aumentar sua resistência ao exercício.
Mas enfim, o que escolher?
E já que chegamos a esse ponto, surge a pergunta: termogênico ou queimador de gordura? Pois bem, a resposta para isso dependerá de diversos fatores, como por exemplo, há quanto tempo você pratica esportes.
Por exemplo, se você não pratica esporte há mais de oito meses, é melhor optar pela L-Carnitina. Por quê? Porque sua frequência cardíaca subirá ao máximo ao fazer exercício, e os termogênicos agravariam essa situação, submetendo seu coração a taquicardias quase constantes. Você pode chegar até a sofrer de hipertensão.
Do outro lado estão as pessoas que fazem exercícios diariamente ou muito regularmente. Para essas, os termogênicos serão o aliado ideal. Como seu corpo já está adaptado a ser submetido à pressão do exercício, não haverá problema em consumir esse complemento.
Isso, é claro, não impede que possam surgir os efeitos colaterais. Havendo qualquer aparição destes, deve-se deixar de consumir o suplemento imediatamente.
Outro fator a ser levado em conta é a rapidez com que você quer ver resultados. A L-Carnitina traz resultados a longo prazo. Na verdade, estima-se que você começará a ver resultados depois de seis meses.
Os termogênicos, por outro lado, mostram bons resultados mais rapidamente. Nenhum dos dois, porém, como dissemos antes, funcionarão se você não combiná-los com uma dieta hipocalórica e exercícios.
Esperamos que essas informações lhe ajudem a decidir a escolher entre o termogênico ou queimador de gordura, e que você encontre seu aliado perfeito na busca de seus objetivos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hann, V. B., Martins, M. de S., & Dias, R. da L. (2014). Thermogenics: a systematic review about the use of coconut oil, safflower oil and CLA/Termogenicos: uma revisao sistematica sobre o uso de oleo de coco, oleo de cartamo e cla. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, 8, 10+. https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA391596473&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=19819927&p=AONE&sw=w&userGroupName=anon~3e03bc30
- Jordá, M. J. (2007). Diccionario práctico de gastronomía y salud: un viaje riguroso y desenfadado por el mundo de la cultura gastronómica. Ediciones Díaz de Santos. http://190.57.147.202:90/jspui/bitstream/123456789/366/1/diccionario%20practico%20de%20gastronomia.pdf
- Valeriano da Silva, W., de Andrade Gomes Silva, MI, Tavares Toscano, L., Dantas de Oliveira, KH, de Lacerda, LM, & Silva, AS (2014). Prevalencia de la suplementación y efectos adversos en practicantes de ejercicio físico. Nutrición Hospitalaria , 29 (1), 158-165.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.