Os 6 melhores exercícios para definir a cintura que você deve adicionar ao seu treino

· 12 de agosto de 2018
Para ter uma cintura definida e flexível é preciso ter disciplina e escolher os exercícios certos para o nosso treino. Por isso, vamos te ajudar com as melhores escolhas de exercícios para você incorporar à sua atividade física.

Para muitos amantes do exercício, a cintura é um daqueles lugares onde a maior parte da gordura se acumula. É importante adicionar os exercícios certos para definir a cintura ao seu treino se você quer maximizar os seus resultados.

Exercícios para definir a cintura

Giro da cintura com leve flexão dos joelhos

Esse exercício consiste em ficar com as pernas ligeiramente abertas, com as mãos na cintura e os joelhos ligeiramente flexionados. O desenvolvimento do exercício consiste em girar suavemente a cintura para a direita, o máximo possível. Depois, você deverá repetir esse giro para a esquerda.

Para que o exercício seja feito da forma correta, é necessário permanecer com as costas retas e, ao fazer o giro, mover apenas a cintura para cima. Ou seja, o quadril deve permanecer imóvel. Recomenda-se fazer uma série de 20 repetições em cada lado. Você pode até fazer variações, com as mãos na parte de trás do pescoço ou com os braços cruzados.

Rotação em círculo

Para realizar esse exercício, é necessário ficar de pé com as pernas ligeiramente abertas e as mãos na cintura. Como o próprio nome do exercício diz, ele consiste em fazer uma rotação circular tanto com a cintura quanto com o quadril.

Nós vamos fazer isso para a direita e depois para a esquerda. Esse exercício é muito simples e um dos melhores para definir a cintura que você deve adicionar ao seu treino.

Abdominais laterais

Os abdominais laterais são muito bons para definir a cintura e alcançar maior flexibilidade. A fim de realizar essa atividade, é necessário recostar-se sob o lado direito do corpo e pôr as mãos sobre a nuca. O exercício se completa subindo e abaixando, empurrando o torso até os pés; o mesmo deve ser repetido do outro lado.

Mulher fazendo abdominais laterais

Braços elevados

Esse exercício é muito fácil de se fazer e muito eficaz para definir a cintura. Você deve estar com as suas costas retas e os braços estendidos. Primeiro, levante o braço direito e estique-o o máximo que você conseguir, até sentir a parte lateral da cintura se estendendo.

Ele pode ser feito dando empurrões, sem exagerar ou se machucar. Em seguida, mude de braço e o mesmo procedimento deve ser repetido. Séries de 10 repetições com cada braço serão suficientes.

Barra nos ombros

O exercício com uma barra ou um cabo de vassoura é, sem dúvida, um dos melhores exercícios para definir a cintura. Com as pernas ligeiramente abertas e com uma leve inclinação dos joelhos, coloque a barra ou cabo de vassoura sobre os ombros e por trás da cabeça.

Em seguida, você deve estar segurando a barra com os braços, e subir e abaixar de um lado e do outro. Recomenda-se realizar 20 repetições de cada lado.

Abdominais para abdômen médio e cintura

Para esse exercício, você deve deitar no chão com pernas flexionadas e colocar as mãos na nuca. Depois, você deve se levantar empurrando ligeiramente o tronco para a esquerda e depois para a direita. Com umas 30 repetições de cada lado, o exercício já será muito eficaz.

abdominais exercício pernas

Se você tem experiência nesse tipo de exercício, você pode adicionar algum peso ao abdômen. Com isso, obteremos um melhor trabalho muscular e uma progressão adequada nos nossos treinos.

Outras recomendações

Um bom treino para marcar e definir a cintura consiste em praticar esses exercícios 5 dias por semana, sempre tendo em mente a sua saúde e seu estado físico. Além disso, é importante manter uma boa dieta balanceada, que será um fator essencial para a definição da cintura.

É aconselhável reduzir o consumo de frituras, açúcares e pães refinados, já que essa é uma boa maneira de reduzir seu consumo calórico e evitar o acúmulo de gordura na cintura. A hidratação também é fundamental tanto para a vida quotidiana quanto para qualquer exercício. Recomenda-se consumir pelo menos dois litros de água por dia, abundantes em vegetais e frutas.

Uma boa nutrição e hidratação sempre ajudarão a tornar o treino mais saudável. Um treinamento variado, com diferentes tipos de exercícios para definir a cintura é uma excelente opção para os amantes das atividades físicas.