Os tabletes de caldo são saudáveis?

· 19 de outubro de 2018
Eles economizam tempo na hora de cozinhar e têm muito sabor: os tabletes de caldo geralmente são muito utilizados para deixar nossos pratos mais saborosos. Mas se analisarmos de perto talvez desistamos de utilizar este produto

Os tabletes de caldo são muito populares atualmente, já que é preciso somente dissolvê-los em água para obter um caldo pronto. Também podemos colocá-los diretamente como tempero. Nesse caso, não é preciso utilizar mais sal, já que os tabletes já tem mais do que o suficiente.

Composição dos tabletes de caldo

Todos os tabletes de caldo contém glutamato, um aditivo utilizado para potencializar o sabor. Esse componente é muito apreciado pelo consumidor, pois os caldos feitos com tabletes têm resultados muito bons no que diz respeito ao gosto. No entanto, ele não deve ser utilizado para suprir a falta de bons ingredientes.

tabletes de caldo

O glutamato monossódico pode produzir, em algumas pessoas, a chamada síndrome do restaurante chinês. Os sintomas são dor de cabeça, pressão nas têmporas e rigidez na nuca.

Esse elemento também serve para enganar o consumidor e fazê-lo pensar que o alimento tem mais frango do que realmente foi utilizado para fazer o caldo. Por outro lado, estimula o apetite, por isso pode favorecer a obesidade.

Sua composição inclui também algumas gorduras saturadas, mesmo que seja em proporções pequenas. Isso faz com que os tabletes de caldo não sejam muito saudáveis.

Os tabletes de caldo não tem nutrientes, muito menos os mesmos nutrientes dos caldos feitos em casa. Seu teor de calorias é muito baixo.

O caldo caseiro é mais energético. Como fonte de hidratação, são mais adequados e podem ser uma boa solução para pessoas que precisam de uma dieta suave, ou em dietas de emagrecimento.

Mais vantagens nos caldos caseiros

As proteínas também encontram-se em quantidades reduzidas nos tabletes de caldo. Um caldo caseiro, que permanece em ebulição durante várias horas, duplica as proteínas nos caldos líquidos.

Graças a isso, os caldos caseiros tem cerca de 40% a mais de proteínas do que os tabletes. Também por isso, os tabletes de caldo são menos saudáveis.

A maior vantagem dos tabletes é seu preço reduzido, já que um litro de caldo preparado com dois tabletes pode chegar a custar menos de um real.

Marcas que fazem tabletes de caldo saudáveis

Hoje em dia, só há uma marca fabricante de caldos que faz caldo de frango e de carne sem nenhum elemento que potencialize o sabor. Trata-se da variedade 100% Natural da marca Avecrem.

Essa marca foi capaz de criar um caldo sem nenhum aditivo no caso do frango, e somente com um no caso da carne. Além disso, eles fazem tabletes de caldo mais saudáveis, já que utilizam muito pouco sal. O teor é de 39,3%, enquanto um caldo de frango tradicional tem 54,3% de conteúdo de sal.

Receita de caldo caseiro

Como vimos, os tabletes de caldo, apesar de serem seguros para consumo, não são muito saudáveis. Por isso, vamos trazer uma receita para fazer um caldo de frango caseiro. Ela nos trará mais nutrientes do que os tabletes, além de menos aditivos.

mulher fazendo caldo caseiro

Ingredientes:

  • 1 quilo de ossos e carcaças de frango
  • Alho-poró
  • 1 cebola grande
  • 1 cenoura grande
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 folha de louro
  • Pimenta
  • Sal
  • Cravo
  • 2 litros de água

Modo de preparar

  • Em primeiro lugar, descascamos e cortamos as verduras, lavamos os ossos e carcaças de frango e colocamos tudo na panela, com a água e outros ingredientes. Quando começar a ferver, retiramos a espuma e a gordura que se formou.
  • Vamos manter em fogo baixo por cinco horas (ou pelo menos duas horas em panela de pressão). Na panela aberta, coloque água quando for necessário.
  • Desligamos o fogo e, quando esfriar, retiramos a gordura da superfície.
  • Pronto, teremos um bom caldo de frango caseiro!