Alimentação pré-treino: o que você não deve comer

· 23 de julho de 2018
Se queremos obter o máximo de desempenho a partir dos nossos esforços, não podemos negligenciar a alimentação pré-treinamento, pois ela é o combustível que nos dará energia para render da melhor maneira

Fazer exercício é definitivamente um hábito positivo para a saúde. Se, além disso, você combinar o exercício com uma dieta equilibrada, pode adicionar ainda mais energia ao seu dia a dia. Vamos dar alguns conselhos sobre alimentação pré-treino: alimentos que você não deve comer antes de fazer exercício. Depois, falaremos sobre o que você pode comer no lugar.

Alimentação pré-treino: o que não comer

Alguns dos alimentos que você não deve comer antes de fazer exercício são alimentos fritos, como batatas fritas ou anéis de lula à milanesa. Este tipo de alimento causa inflamação e, além disso, a energia que eles produzem é muito menos eficiente do que a dos carboidratos ou alimentos ricos em proteínas.

Asinhas de frango fritas

Como já sabemos, a hidratação adequada é muito importante para realizar esportes de resistência. Os alimentos fritos são ricos em sal, o que causa uma desidratação significativa no momento do exercício.

Alimentos fritos

No caso de que você goste muito de alimentos fritos, é melhor deixar para comê-los depois de realizar atividade física, encará-los como uma recompensa pela energia gasta.

Alimentos ricos em fibras

Outro tipo de alimentos que você não deve comer antes do exercício são aqueles com um alto teor de fibras; alimentos tais como alface ou brócolis.

A priori, esses alimentos são muito bons para a saúde; é verdade. Eles contêm uma boa quantidade de carboidratos saudáveis, mas ter um alto teor de fibra pode causar problemas gastrointestinais no atleta durante a realização do exercício.

Esses sintomas geralmente ocorrem na prática de exercícios aeróbicos, como corrida ou ciclismo, o que faz com que a comida se mova em um ritmo mais rápido através do trato digestivo.

Outros exemplos de alimentos ricos em fibras são frutas secas, como as nozes. Por isso, também se recomenda comê-las apenas após fazer exercício, para recuperar a força e a energia.

Alimentos apimentados

Os alimentos apimentados têm um alto teor de capsaicina; essa é uma das causas comuns da sensação de azia ou indigestão no organismo, isso quando não tornam difícil ou impossível fazer exercícios.

Além de evitar alimentos naturalmente picantes, como a pimenta, devemos ter muito cuidado com alimentos industrializados e congelados. É comum que tenham temperos ou ingredientes que  contenham pimenta ou pimentão; sabores picantes que provocarão em seu corpo os sintomas mencionados acima.

Açúcares refinados

Em quarto lugar; o último exemplo de alimentos que você não deve comer antes de fazer exercício são os açúcares refinados. Isso ocorre porque eles dão a seu corpo uma quantidade elevada de energia que, no entanto, desaparece rapidamente, produzindo uma sensação de fadiga.

Em vez de açucares refinados, você tem que comer alimentos ricos em carboidratos saudáveis; eles irão fornecer ao seu corpo energia suficiente para suportar um longo e complexo treino.

Alimentação pré-treino: o que comer

Como discutimos acima; nós temos que comer carboidratos porque eles são uma fonte estável de energia para que possamos exercitar nossos músculos e queimar gordura sem casar. Alguns exemplos importantes são o arroz, o macarrão ou os cereais.

Tigela de arroz

Outro fator importante para fazer exercício é a hidratação; de modo que é importante consumir líquidos para reduzir a temperatura do corpo;  impedir seu aumento excessivo durante a prática de esportes também é muito importante.

Quando realizamos atividade física, uma grande quantidade de água é perdida; em outras palavras;  é muito importante compensar esta perda com o consumo de água antes, durante e após o treino.

Finalmente, é necessário consumir alimentos ricos em proteínas; eles fornecem ao corpo o insumo necessário para a formação de tecido nos músculos que vamos exercitar.

Em suma; é importante saber quais os alimentos que você pode comer antes de fazer esportes e quais são os melhores para nos alimentarmos depois; para assim evitar danificar o seu organismo e ter um ótimo desempenho ao fazer exercícios.