Propriedades e benefícios da vitamina C

6 de novembro de 2019
Que tal descobrir as principais propriedades e benefícios da vitamina C? Certamente você não imaginava que esse micronutriente solúvel em água pudesse influenciar tantos aspectos diferentes da sua saúde.

Você sabia que o ser humano é um dos poucos seres vivos incapazes de produzir a vitamina C? Esse é um fato muito curioso, ainda mais considerando que ela é essencial para o bom funcionamento do corpo. Para que você saiba um pouco mais sobre esse micronutriente, vamos analisar as propriedades e os benefícios da vitamina C.

Além disso, no final deste artigo, vamos explicar quais são alguns dos alimentos que contêm a vitamina C. Você certamente vai se surpreender com mais de um item da lista.

Propriedades e benefícios da vitamina C

Poderíamos passar horas e horas falando sobre os benefícios da vitamina C. Ela influencia de forma tão positiva tantos aspectos da nossa saúde que é difícil fazer um resumo curto. Por isso, escolhemos as propriedades que são mais importantes para ter uma boa saúde. Continue lendo e descubra quais são elas.

Retarda o envelhecimento da pele

Se você der uma olhada na seção de cremes do supermercado que você geralmente frequenta, você poderá verificar que muitos deles contêm a vitamina C. Isso ocorre porque essa vitamina afeta diretamente a elasticidade e, portanto, impede que as temidas rugas apareçam.

A vitamina C é amplamente utilizada na fabricação de cremes porque ela está envolvida na formação do colágeno. Dessa forma, a proteína que fornece elasticidade e firmeza à nossa pele depende da vitamina C para ser formada.

benefícios da vitamina C

Contribui para o desenvolvimento do sistema ósseo

Para cuidar dos nossos ossos, principalmente no caso das crianças ou idosos, a primeira coisa que vem à nossa mente certamente é o cálcio. No entanto, muitos outros nutrientes estão envolvidos nesse processo, e um deles é a vitamina C.

O consumo regular de vitamina C diminui o risco de quebra e perda óssea. É por isso que essa vitamina deve ser ingerida por todos os tipos de pessoas, pois todos queremos ter um sistema ósseo forte e resistente.

Aumenta a fertilidade

Sim, é isso mesmo que você leu: a vitamina C aumenta a fertilidade porque ajuda a criar espermatozoides de alta qualidade. Os alimentos ricos neste nutriente são especialmente recomendados para os homens que possuem esse tipo de problema.

No entanto, esse seria apenas um primeiro passo recomendado para casos leves ou como forma de prevenção. Se a fertilidade se tornar um problema, o melhor a fazer é procurar um médico. Um profissional será o único que poderá tratar esse tipo de problema.

Reduz os níveis de estresse e ansiedade

A vitamina C está intimamente relacionada ao humor. Esse micronutriente atua como um inibidor da produção de cortisol, melhorando assim a ocorrência de episódios de estresse e ansiedade.

Dessa forma, a ingestão regular de alimentos ricos nesta vitamina vai colaborar para que a sua saúde emocional seja mais estável e para que você não sofra episódios nervosos.

Assim, se você estiver passando por uma fase de estresse e ansiedade por causa dos estudos, do trabalho ou por problemas familiares, saiba que a vitamina C é o complemento natural perfeito para manter a calma.

Alimentos ricos em vitamina C

Agora que você já conhece todas as propriedades e benefícios da vitamina C, você certamente quer saber quais alimentos a contêm. Você está com sorte, pois ela pode ser encontrada em uma grande variedade de produtos e o melhor de tudo é que eles não apenas são ricos em vitamina C, como também são muito saudáveis.

Dê uma olhada na lista que elaboramos e descubra que existem muitos alimentos ricos em vitamina C além da laranja. De fato, apesar da fama que essa fruta tem, existem outros alimentos que contêm uma porcentagem maior dessa vitamina.

  • Kiwi: contém 100 miligramas de vitamina C a cada 100 gramas.
  • Pimentão vermelho: possui 139 miligramas de vitamina C a cada 100 gramas.
  • Brócolis: tem 110 miligramas de vitamina C a cada 100 gramas.
Propriedades da vitamina C

  • Uva: contém 90 miligramas de vitamina C a cada 100 gramas.
  • Morango: possui 70 miligramas de vitamina C a cada 100 gramas.
  • Funcho: tem 93 miligramas de vitamina C a cada 100 gramas.

Assim como você pode ver, todos esses alimentos podem ser adquiridos facilmente, além de serem muito versáteis na cozinha. Então, inclua-os nos seus pratos do dia a dia para cuidar da sua saúde!

  • Ramírez-Tortosa, M. del C., & Quiles-Morales, J. L. (2010). Vitamina C, vitamina E y otros antioxidantes de origen alimentario. Tratado de Nutrición (Tomo I. Bases Fisiológicas y Bioquímicas de La Nutrición). https://doi.org/10.1111/resp.12324