Quais são os benefícios do colágeno hidrolisado para a saúde?
Muitas pessoas têm problemas nas articulações e tendões hoje em dia. Esses problemas estruturais podem alterar a funcionalidade do indivíduo e influenciar o seu modo de vida, levando assim a um pior estado de saúde. Felizmente, a nutrição desempenha um papel importante para a reversão desse processo e o colágeno hidrolisado pode ser um grande aliado.
Para dar uma visão geral da situação, é importante que você saiba que o colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Ele é sintetizado endogenamente e é responsável por fornecer elasticidade ao tecido magro e conjuntivo. É, portanto, um componente fundamental dos tendões, ligamentos e articulações.
Benefícios do colágeno hidrolisado
Durante muitos anos, possíveis suplementos capazes de exercer um efeito positivo sobre a saúde musculoesquelética foram pesquisados. Para isso, foi estudada a função da cartilagem de tubarão, do colágeno propriamente dito, da glucosamina…
No entanto, o que parece oferecer os melhores resultados nesse sentido é o colágeno hidrolisado. Essa foi a conclusão de publicações científicas atuais.
De acordo com a literatura, o colágeno hidrolisado é capaz de melhorar o manejo dos processos de osteoartrite. Além disso, também é responsável por induzir uma maior velocidade no processo de reconstrução em algumas secções tendíneas, embora ainda haja alguma controvérsia entre os especialistas quanto a essa afirmação. Para manter a saúde muscular, ele pode ser um suplemento eficaz.
Por outro lado, vale destacar a utilização do colágeno hidrolisado como suplemento voltado para uso cosmético. Essa proteína pode induzir uma maior elasticidade na pele e, assim, gerar uma ótima aparência externa, de acordo com um estudo publicado na revista Experimental and Therapeutic Medicine. Por causa dessas descobertas, a maioria dos produtos de beleza contém esse nutriente na sua composição.
Outras maneiras de aumentar a produção de colágeno
Apesar dos efeitos comprovados do colágeno hidrolisado, existem outras vias para aumentar a síntese dessa proteína a nível endógeno. Uma delas é maximizar o consumo de vitamina C. Inclusive, a combinação do nutriente com a gelatina é especialmente benéfica para melhorar a saúde musculoesquelética.
A ingestão de pelo menos 1 grama de vitamina C por dia permite estimular a síntese de colágeno e aumentar, por exemplo, a capacidade de recuperação de um atleta após uma lesão muscular.
Por outro lado, é necessário garantir o consumo adequado de proteínas para permitir a gênese do colágeno de forma endógena. Sem um balanço positivo de nitrogênio, será impossível para o corpo produzir este elemento tão funcional.
Para garantir essa situação, é aconselhável ingerir pelo menos 1,2 grama de proteína por quilo de peso corporal diariamente. Esse valor deve ser aumentado caso sejam feitos exercícios físicos regularmente.
Também vale destacar a necessidade de que pelo menos 50% das proteínas sejam de origem animal. Elas se caracterizam pelo seu alto valor biológico, uma vez que contêm todos os aminoácidos essenciais e apresentam valores de digestibilidade adequados.
Isso melhora o seu metabolismo e evita deficiências de nutrientes, o que incide positivamente sobre as reações fisiológicas que afetam o tecido magro.
O colágeno hidrolisado, uma possível alternativa
Ainda faltam evidências sólidas para sistematizar a aplicação do colágeno hidrolisado no tratamento de lesões musculares ou tendinosas. No entanto, os estudos realizados até o momento são otimistas ao considerar essa proteína como uma opção válida para o manejo de problemas musculoesqueléticos.
A combinação do colágeno hidrolisado com outros elementos, tais como a glucosamina, já teve a sua eficácia demonstrada para certas patologias, como, por exemplo, a osteoartrite. Por outro lado, há muito tempo existem evidências de que ele é útil para melhorar a eficiência dos tratamentos de beleza. Tanto os cremes faciais quanto os suplementos dietéticos cosméticos geralmente contêm essa proteína na sua composição.
Ao mesmo tempo, se o seu objetivo é melhorar a saúde do tecido magro ou se recuperar melhor de uma lesão muscular ou tendínea, é do seu interesse aumentar a síntese endógena de colágeno. Para isso, você deve ingerir pelo menos 1 grama de vitamina C por dia.
Esse requisito pode ser atendido por meio da alimentação ou de suplementos. A última é a opção mais simples. Finalmente, você pode combinar o suplemento com gelatina para maximizar os resultados obtidos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Puigdellivol J., Berenger CC., Fernández MAP., Millán JMC., et al., Effectivenes of a dietary supplement containing hydrolyzed collagen, chondroitin sulfate, and glucosamine in pain reduction and functional capacity in osteoarthritis patients. J Diet Suppl, 2019. 16 (4): 379-389.
- Lupu MA., Pircalabioru GG., Chifiriuc MC., Albulescu R., et al., Beneficial effects of food supplements based on hydrolyzed collagen for skin care (review). Exp Ther Med, 2020. 20 (1): 12-17.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.