Ácido fólico: a vitamina do bem-estar

20 de outubro de 2019
Descubra por que o ácido fólico recebe o apelido de "vitamina do bem-estar" e quais são os efeitos que o tornam tão importante para a saúde.

O ácido fólico recebe o apelido de “vitamina do bem-estar”. Pode parecer exagerado, mas ele tem um grande número de propriedades e benefícios muito interessantes para todas as pessoas. A seguir, analisamos e também explicamos quais são os alimentos que contêm a maior quantidade dessa vitamina.

O que é o ácido fólico?

Ácido fólico é o nome que a vitamina B9 recebe. É essencial incluir essa vitamina na dieta diária de qualquer pessoa, uma vez que é essencial em vários processos realizados no corpo humano.

De todos eles, destacam-se os do sistema nervoso e do sistema circulatório. Agora que você sabe o que é o ácido fólico, vamos analisar suas principais propriedades e benefícios.

Propriedades e benefícios do ácido fólico

A seguir, detalharemos todas as suas propriedades e benefícios. Você ficará surpreso ao saber como essa vitamina pode ter um impacto tão saudável em nosso corpo.

Alivia os sintomas da menopausa

Toda a população deve tomar essa vitamina para uma boa saúde, mas é especialmente recomendada para um grupo específico de indivíduos: as mulheres nas quais o ciclo menstrual desapareceu e as que sofrem com os sintomas da menopausa.

Esses sintomas podem ser muito diferentes entre as mulheres, mas geralmente as ondas de calor, a irritabilidade e a insônia estão presentes.

Uma maneira de acabar, ou pelo menos reduzir, esses problemas naturalmente é consumindo alimentos ricos em ácido fólico. Assim, o processo será mais suportável e você poderá realizar sua rotina diária sem nenhum problema.

Vitaminas e minerais preferidos dos atletas

Fortalece o crescimento do cabelo e estimula seu crescimento

Muitas pessoas têm cabelos muito fracos ou que crescem em quantidades muito pequenas. Além disso, durante o outono, o cabelo tende a cair em maior quantidade, por isso é importante cuidar dele. Uma maneira natural de fazer isso é consumindo alimentos ricos em ácido fólico.

Graças a essa vitamina, os folículos capilares são estimulados e uma camada protetora é criada para evitar danos aos cabelos. Além de ingerir alimentos ricos nesse nutriente, pode-se tomar cápsulas contendo essa vitamina e contribuir para uma recuperação rápida dos cabelos.

Fundamental para mulheres grávidas

Se você já esteve grávida, provavelmente já sabe o que é o ácido fólico. Os ginecologistas sempre dão ênfase especial à importância de tomar essa vitamina, pois ela é essencial para o desenvolvimento adequado do futuro bebê.

O ácido fólico estimula a criação de novas células e previne problemas. Se a mãe não tomar ácido fólico durante a gravidez ou não o fizer em quantidade suficiente, é provável que surjam problemas no bebê, como espinha bífida ou lábio leporino.

Alimentos ricos em B9

Para se beneficiar de todas as propriedades do ácido fólico, é essencial que você consuma alimentos ricos nesse nutriente. A seguir, listaremos alguns desses alimentos e as diferentes maneiras de ingeri-los.

  • Brócolis: uma xícara de brócolis contém 30% do ácido fólico que devemos consumir ao longo do dia. Além disso, eles são ricos em potássio, fibra e proteína. Cozinhá-lo é tão simples quanto fervê-lo por 5 minutos em água salgada. Eles são perfeitos como acompanhamento de um prato de carne ou peixe.
Alimentos ricos em ácido fólico

  • Aspargos: além do ácido fólico, o aspargo branco contém vitaminas dos grupos A, B e C. Com eles, você pode fazer uma salada completa ou um creme delicioso.
  • Feijão: eles podem ser de diferentes tamanhos e cores, mas todos têm em comum o teor de ácido fólico. O mais comum é cozinhá-los acompanhados por um molho leve, cebola ou tomate. Eles são um prato completo, com o qual você ficará saciado de uma maneira saudável.
  • Grão-de-bico: eles também contêm potássio, carboidratos e proteínas. Eles geralmente são cozidos e acompanhados por um pouco de arroz e legumes. Nossa recomendação é que você experimente assá-los no forno com as especiarias que você mais gosta.
  • Abacate: além do ácido fólico, contém um grande número de gorduras saudáveis. É perfeito para consumir como um guacamole ou cortá-lo em pedaços para adicioná-lo a uma salada.

Como você pode ver, as alternativas são muitas. Tire proveito de cada uma delas para adicionar esse valioso nutriente à sua dieta. Seu corpo vai agradecer!

  • Pita Rodríguez, G. (1998). Ácido Fólico y Vitamina B12 en la Nutricion Humana. Revista Cubana Aliment Nutr12(2), 107–19. https://doi.org/345-7979-867-9
  • Mamani, J., Patty, A., & Henry, F. (2013). Deficiencia del acido fólico y sus repercusiones en la formación del tubo neural. SCientifica – Facultad de Medicina UMSA, (4). https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1016/j.gie.2011.02.021
  • Nieto Rodríguez, K. N., & Calvo Gómez, J. M. (2001). Ácido fólico y depresión. Revista Colombiana de Psiquiatría30(1), 39–49.