Por que você deveria comer mais fibra?

29 de abril de 2019
Comer fibra é fundamental para perder gordura e alcançar o peso que você sempre quis. Se você ainda não está convencido do poder desse carboidrato, a seguir vamos explicar os motivos pelos quais você deve ingeri-lo em maior quantidade

A fibra deve estar presente na alimentação habitual de todas as pessoas. Esse carboidrato do qual tanto ouvimos falar é fundamental para ter uma boa saúde. Além disso, comer mais fibra e perder gordura são duas coisas diretamente relacionadas.

Se você deseja perder de uma vez por todas esses quilos incômodos, é preciso prestar atenção na fibra que você consome. Se você ainda não conhece a forma por meio da qual a fibra repercute na perda de peso, chegou ao artigo certo.

Vamos explicar aqui as razões pelas quais comer mais fibra é sinônimo de perder gordura. Além disso, vamos contar quais são alguns dos alimentos que possuem mais concentração de fibra.

Por que comer mais fibra é bom para a saúde?

  1. Comer mais fibra estimula o movimento intestinal

O consumo regular de fibra favorece o movimento intestinal. Como consequência, o corpo expulsa as substâncias com mais facilidade e evitamos a constipação.

Esse tipo alimento é especialmente recomendado para quem sofre constipação habitualmente. Os alimentos ricos em fibra são uma forma eficaz e totalmente natural de tratar esse problema incômodo.

Além disso, a fibra, ao mesmo tempo em que facilita a ida ao banheiro, também limpa o sistema digestivo. Assim, evitamos o acumulo de substâncias desnecessárias no corpo. Por tudo isso, perde-se peso mais facilmente, você se sentirá melhor e não terá mais aquela sensação de inchaço.

comer mais fibra intestino

  1. Pratos que saciam e saudáveis

As dietas são, em muitos casos, sinônimo de passar fome. Mas na verdade isso não precisa ser assim. É possível comer em quantidades adequadas e, ao mesmo tempo, seguir perdendo peso. É o caso da fibra, que favorece a perda de gordura e também sacia muito.

Um prato de arroz integral com verduras ao vapor ou uma deliciosa salada de massa com um punhado de oleaginosas e alface são um exemplo disso. Com receitas como essa, você vai se manter saciado alcançando seu objetivo de chegar ao peso ideal.

Você precisa levar em conta que os pratos saudáveis que saciam são chave para que uma dieta seja efetiva. Se decidimos fazer uma dessas perigosas dietas milagrosas, não alcançaremos o objetivo a longo prazo.

O motivo é muito simples. Ao passar fome, não somos capazes de sustentar a dieta por tempo suficiente, e acabamos desistindo. Além disso, sofremos falta de nutrientes e nos sentimos sem energia.

  1. Uma grande variedade de alimentos

Até aqui você com certeza já se deu conta da importância de comer mais fibra. Provavelmente agora você está pensando como consumi-la cotidianamente, e que fazer isso é algo difícil.

No entanto, você precisa saber que isso não precisa ser assim. A fibra está em muitos alimentos, e você pode preparar uma grande variedade de receitas muito diferentes e ricas neste carboidrato.

A seguir, vamos deixar uma lista com vários alimentos que contêm fibra. Você vai ver como muitos alimentos além dos cereais são ricos nesta substâncias.

  • Verduras. Alface, acelga ou espinafre.
  • Hortaliças. Batata, beterraba ou nabo.
  • Oleaginosas. Nozes, pistaches ou amêndoas.
  • Frutas. Maçãs, bananas ou peras.
  • Sementes. Aveia ou trigo integral.

Esses são só alguns dos alimentos ricos em fibra. Enumerar todos seria praticamente impossível, já que essa substância está em muitas comidas.

De todo modo, com essa lista fica comprovado que enjoar de comer fibra é impossível. Faça receitas diferentes, frias ou quentes, doces ou salgadas. Experimente e você vai comer mais fibra e perder mais peso. Surpreenda sua família!

alimentos ricos em fibra

  1. Baixa em calorias

Seguramente você se importa com as calorias dos alimentos que consome. Essa é uma prática muito habitual quando se deseja perder peso.

Mas você precisa saber que nem todas as calorias são iguais. Dependendo do tipo, afetam de forma diferente ao corpo e, portanto, é preciso ver a composição do alimento e não só o número de calorias.

Mesmo assim, é importante que você saiba que a fibra é muito baixa em calorias. De fato, podemos até dizer que a fibra praticamente não contém calorias.

Ao comer mais fibra, ela não é digerida e passa rapidamente ao intestino. É por isso que não soma calorias e nem se transforma em gordura.

Como você vai ver, são muitas as razões para consumir esse carboidrato habitualmente. Trata-se, sem dúvidas, de uma boa forma de se cuidar da alimentação e aproveitar a comida ao mesmo tempo em que se perde peso.

  • Escudero, E., & González, P. (2006). La fibra dietética. Nutrición Hospitalaria. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
  • Tataix Verdu, J., & Angel Gassull, M. (2005). Fibra Alimentaria. Nutrición Para Educadores.